A1 Citycarver, o aventureiro da Audi

Lançar uma versão aventureira em meio aos modelos já existentes tem sido prática comum entre as montadoras de veículos em todo mundo. Aqui no Brasil, temos vários modelos a venda, cada um com seus atributos e estilo off-road.

Carros
1 ano atrás
A1 Citycarver, o aventureiro da Audi

A Audi é mais uma a entrar nesse segmento com o lançamento no mercado europeu da versão aventureira do A1. Denominado Citycarver, o carro traz design exterior com visual fora de estrada, grade singleframe octogonal e suspensão elevada em 4cm.

De acordo com a marca, trata-se do “mais progressivo” acabamento da linha A1 e o mais adequado para ambientes variados como “cidades, estradas rurais e rodovias, e até mesmo em terrenos levemente acidentados”.

Edição especial

O Citycarver Audi A1 pode ser encomendado a partir de agosto de 2019 e chegará às concessionárias europeias no outono de 2019. No lançamento do mercado, a Audi também apresentará a edição 1, uma edição especial com acabamento em cinza ou laranja com rodas de 18 polegadas.

Esse modelo traz armações das entradas de ar laterais, a grade de proteção do radiador, os anéis Audi no Singleframe e a etiqueta traseira são pretas.

Faróis e luzes traseiras são tingidos; o telhado e os espelhos retrovisores exteriores são cores contrastantes.

Um decalque com o logo da edição 1 em tom de prata mate adorna os flancos. O equipamento interior exclusivo é baseado na linha interior da linha S e apresenta detalhes em uma escolha de laranja ou prata.

A1 Sportback como base

Esse modelo off-roda da Audi mede 4,04 metros de comprimento, e é baseado no A1 Sportback no que diz respeito à tecnologia e ao visual. A nova suspensão é 3,5 cm mais alta que o modelo convencional e a maior altura livre do solo proporciona uma entrada mais fácil e melhor visibilidade.

O ganho adicional de 1 cm, aliás, deve-se às rodas de maiores dimensões, começando com 16 polegadas de diâmetro.

Visual exterior

O visual exterior chega com um aspecto atraente e uma grande e octogonal Singleframe que é uma reminiscência dos modelos Audi Q. Por sinal, a inserção de favo de mel fortemente esculpida é pintada de preto mate. Dois slots característicos acima da grade a diferenciam do A1 Sportback.

A capacidade off-road do Citycarver A1 pode ser notada na proteção da parte inferior da carroceria pintada em aço inoxidável. Os arcos das rodas e as laterais redesenhadas complementam as peças adicionais esportivas em uma cor contrastante. O para-choque traseiro redesenhado reflete a aparência robusta da extremidade dianteira.

Para quem se apega as cores, a paleta para o Citycarver A1 inclui nove cores exteriores. A Audi oferece ainda um teto de contraste em Mythos preto metálico ou Manhattan cinza metálico. O pacote de estilo preto banha os acessórios na parte inferior do corpo, que vêm de fábrica em tons de cinza e um acabamento de pintura de aço inoxidável, em preto profundo.

Design interno

Por dentro, o design e os painéis de controle voltados para o motorista entram em uma combinação perfeita. O painel digital de instrumentos, por exemplo, forma uma unidade compacta com as saídas de ar. As aberturas, o console central do túnel e as portas ostentam as superfícies do acento em hortelã, cobre, laranja ou prata-cinza. A linha S também oferece cinza estruturado como cor.

O interior que conta com equipamento básico, pode ser modificado com três linhas de equipamentos disponíveis para escolher: avançado, seleção de design e linha S. A linha S oferece aos clientes a escolha entre as capas de assento em tecido, couro sintético ou Alcantara, couro sintético. A seleção de design de interiores inclui ainda o pacote de iluminação de contorno/ambiente.

Como ocorre com o A1 Sportback, o Audi A1 Citycarver também conta com um interior generoso e um porta-malas com 335 litros, sendo ideal para grandes famílias.

A mesma condição se aplica no que diz respeito ao equipamento padrão e opcional, incluindo faróis de LED completos com sinais de mudança de marcha traseiros dinâmicos. No entanto, na versão aventureira os clientes também obtêm o spoiler de borda de teto da linha S e as rodas maiores padrão, a partir de 16 polegadas.

Os sistemas de assistência, que incluem controle de cruzeiro adaptativo e assistência de estacionamento, são retirados da classe de tamanho normal. Ainda são padrão na dianteira do, o sistema de detecção de pedestres e ciclistas, além do aviso de saída da pista. Duas importantes funções para o motorista, em especial, aquele meio desatento ao volante e a pista.

Vasta conectividade

Para quem esperava por conectividade dentro de um carro off-road, o CityCarver tem de sobra e traz componentes atrativos de informação e entretenimento, fazendo do veículo um companheiro inteligente para jovens condutores em particular.

São de fábrica, um painel de instrumentos totalmente digital com o cockpit virtual e a navegação MMI da Audi. Os dois são os melhores sistemas da gama. Os motoristas controlam a função de informação e entretenimento topo de gama por meio da tela de toque de 10,1 polegadas ou simplesmente através do comando de voz.

Destinos de navegação são encontrados rapidamente através de pesquisa de texto livre. O provedor de serviços de navegação e mapas HERE calcula a rota on-line levando em consideração as condições de tráfego em uma área ampla.

Para o A1 off-road, a Audi oferece funções adicionais, como navegação com o Google Earth, informações de trânsito on-line, informações de estacionamento, rádio híbrido e ponto de acesso Wi-Fi para dispositivos móveis com navegação Audi connect & infotainment, incluído no MMI navigation plus, e o pacote suplementar.
A caixa de telefone Audi integra perfeitamente o smartphone no carro. O sistema de som Premium 3D da Bang & Olufsen inclui 560 watts de potência.

Suspensão aprimorada

A suspensão do Audi A1 já é progressiva, suave e precisa. No CityCarver, ela é ainda mais ágil em razão do pacote dinâmico opcional.

Ele inclui discos de freio com pinças vermelhas esportivas, o sistema de movimentação dinâmica Audi drive select, um atuador de som e uma suspensão com amortecedores ajustáveis. O Audi drive select oferece quatro modos – automático, dinâmico, eficiência e individual – e também está disponível separadamente.

Para quem curte rodas maiores, a Audi também oferece rodas de até 18 polegadas de diâmetro com o pacote dinâmico.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?