Amarok Oettinger, mais potência a seu alcance
Seria possível deixar uma picape mais forte ainda? A reposta é sim. É o caso da Amarok V6 que pode ganhar mais cavalos com uma solução apresentada pela Oettinger para o Brasil. Logo, se os 225 cv e 56 mkgf do motor 3.0 turbodiesel do modelo da Volkswagen não forem suficientes, a empresa alemã, por sua representante Strasse, está oferecendo dois kits de preparação para a picape feita na Argentina.

As mudanças ocorrem com novo kit de eletrônica, maior pressão nas turbinas e no gerenciamento de troca de marchas do câmbio automático de oito marchas. Mas ter acesso a essa mudança tem preço.
O primeiro kit que sai por R$ 19.900, eleva a potência para 280 cv e o torque a 61,1 mkgf. Já segundo estágio, que custa R$ 24.900, eleva a potência aos 310 cv e 66,2 mkgf.
A Oettinger garante que com esse pacote, a picape, apesar do peso, chega aos 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 197 km/h.
As mudanças têm garantia da Oettinger, na Alemanha, de dois anos ou 50 mil km. Os kits contam ainda com um bônus de lançamento de R$ 3 mil. A Strasse oferece ainda condições especiais na compra do conjunto pronto: picape + preparação Oettinger.
Preços e versões da Amarok V6
A Amarok V6 chegou ao Brasil no início de 2018 e hoje a picape custa R$ 195.990 na versão Highline V6 ou R$ 205.990 na versão Extreme, que tem rodas de 20 polegadas, faróis de xenônio com LEDs diurnos e santantônio integrado à caçamba. A tração é sempre 4×4 permanente com reduzida.
Amarok V6 mais potente de fábrica
Na Europa, a Amarok V6 tem uma versão mais potente de 258 cv e 59,1 mkgf, de fábrica. Com a função Overboost ativada, o propulsor chega a oferecer 271 cv temporariamente.
Do asfalto à lama
A Amarok que já conta com versão especial, ganhou mais uma integrante na linha atual. Trata-se da versão V6 Highline Série Extreme, que traz visual ainda mais ousado e diferenciais que deixarão os amantes por picape ainda mais apaixonados.
A linha atual chega mantendo o conforto de carro de luxo sem perder a potência e característica das picapes, com sete versões diferentes, com a intenção de agradar todos os amantes por veículos desse porte.
A Amarok V6 Highline Série Extreme traz todas de 20”, estribos laterais planos de aluminio e santoantonio esportivo com logotipo “Extreme” destacam a vocação do modelo.
Ainda faz parte das novidades, o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 225 cv e 550 Nm (56,1 kgfm), além de interior com revestimento dos bancos em couro exclusivo, entre outros detalhes interessantes, tornando a picape de cabine dupla perfeita tanto para o asfalto como para o off-road.
A transmissão é automatizada com 8 marchas e tração integral. Esse conjunto de motor e câmbio, além de impressionar, faz da picape ser potente ao ponto de permite atingir 100 km/h em apenas 8 segundos. A quem diga que não é possível em razão do tamanho e do peso, mas a Amarok V6, provou que sim.
O carro traz ainda uma exclusiva tração 4Motion 4×4 permanente desse modelo com transmissão automática, com 8 velocidades, que proporciona mais aderência ao solo. Por isso, a Amarok supera os desafios em qualquer tipo de terreno, mesmo completamente carregada.
Bruta, mas confortável
Com um design moderno e agressivo, logo bastante interessante, possível de perceber pelo conjunto frontal, podemos dizer que ela e bruta, mas muito confortável. O respeito vem com a grade cromada complementada pelo badge V6. Retrovisores são em preto brilhante, com acabamentos parcialmente cromados, que reforçam a robustez e a velocidade do carro quando em movimento.
A parte dianteira também mudou e o novo design, com linhas horizontais e verticais pronunciadas e curvaturas precisas, realçam a elegância e o moderno estilo Volkswagen, que muito tem se preocupado com a aparência de seus veículos nos últimos anos.
Por dentro, Amarok V6 Highline Série Extreme traz volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo com tela colorida, aletas para trocas de marchas, câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular e bancos com ajustes elétricos. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 6,3 polegadas com leitor de CD, entradas auxiliar e USB, além de Bluetooth.
Altamente segura
Embora grande, o quesito segurança é destacável na Amarok, em todas as versões. A fabricante alemã introduziu soluções tecnológicas de última geração que fazem toda a diferença em situações de risco.
O motorista e o passageiro dianteiro, por exemplo, contam com a proteção de airbags laterais. Além disso, a picape tem como recurso de série um conjunto de frenagem pós-colisão, que aciona os freios automaticamente após detectar o primeiro impacto.
Ficar na mão em razão de problemas com pneus é complicado por se tratar de uma picape. Para evitar surpresas, o veículo tem um sistema que mede a pressão de cada pneu auxiliando o motorista a identificar quando é necessário fazer a calibragem.
A Volkswagen Amarok ainda é equipada com os freios ABS com função off-road, faróis bixênon com luz de condução diurna, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Quando assunto é tração, ela conta com um sistema 4Motion 4×4 em tempo integral. A exclusiva tecnologia permanente da Amarok com transmissão automática proporciona mais aderência ao solo e melhor arraste relativo entre os eixos evitando escorregamento em curvas. Com ela, a picape sempre apresenta a melhor tração em qualquer tipo de terreno
Itens de série da Amarok V6
- ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS
- Airbags laterais nos bancos dianteiros (cabeça e tórax)
- Ar condicionado digital Climatronic de duas zonas
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro)
- Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Computador de bordo
- Controle Eletrônico de Estabilidade-ESC, Controle Automático de Descida-HDC e Assistente para Partida em Subida-HSA
- Controle eletrônico de velocidade (piloto automático)
- Direção hidráulica
- Faróis bixênon com luz de condução diurna em LED
- Faróis de neblina com luz estática de conversão
- Indicador de perda de pressão dos pneus
- Retrovisores externos com acionamento elétrico, aquecimento e rebatimento elétrico
- Revestimento parcial em couro “Vienna” Palladium
- Rodas de liga-leve de 18″
- Sensor crepuscular (acendimento autom. dos faróis) com a função “coming and leaving home
- Sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico
- Sistema de frenagem automática pós- colisão
- Sistema de infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-layer/MP3, Bluetooth, SD-card, aux-in e navegação
- Sistema ISOFIX para fixação de duas cadeiras para criança no banco traseiro
- Tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave
- Tapetes em carpete com logo “Amarok”
- Tração “4Motion” 4×4 permanente
- Travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE”
- Vidros com acionamento elétrico
- Volante multifuncional em couro com “shift paddles”
Amarok V6 Highline Série Extreme
- ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS
- Airbags laterais nos bancos dianteiros (cabeça e tórax)
- Ar condicionado digital Climatronic de duas zonas
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro)
- Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Computador de bordo com display “Premium Color”
- Controle Eletrônico de Estabilidade-ESC, Controle Automático de Descida-HDC e Assistente para Partida em Subida-HSA
- Direção hidráulica
- Faróis bixênon com luz de condução diurna em LED
- Faróis de neblina com luz estática de conversão
- Indicador de perda de pressão dos pneus
- Retrovisores externos com acionamento elétrico, aquecimento e rebatimento elétrico
- Revestimento dos bancos parcilamente em couro “Nappa”
- Rodas de liga leve de 20″
- Santantônio esportivo na cor da pick-up e estribos laterais planos em alumínio
- Sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico
- Sistema de frenagem automática pós- colisão
- Sistema de infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-layer/MP3, Bluetooth, SD-card, aux-in e navegação
- Tapetes em carpete com logo “Amarok”
- Tração “4Motion” 4×4 permanente
- Travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE”
- Vidros com acionamento elétrico
- Volante multifuncional em couro com “shift paddles”
Ficha técnica
- Motor: Turbodiesel, longitudinal, 6 cilindros V,4 válvulas por cilindro
- Cilindrada (cm³) : 2967
- Alimentação : Injeção direta common-rail, um turbocompresor de geometria varável e intercooler
- Potência máxima – cv (kW) / rpm : 225 (165) / 4.000
- Torque máximo – kgfm (Nm) / rpm : 56,1 (550) / 1.500 a 2.500
- Transmissão e tração :Automática de 8 velocidades, com modo esportivo (S) e trocas de marchas no volante (shift paddles)
- Tração: 4MOTION permanente
- Sistemas auxiliares à tração : Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle eletrônico de tração (ASR), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistência de partida em subida (HSA) e controle automático de descida (HDC).
- Velocidade máxima (km/h): 195
- Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 8
- Suspensão: Dianteira: Independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora; Traseira: Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos
- Direção: tipo Sistema de pinhão e cremalheira, assistência hidráulica progressiva
- Freios: dianteiros (disco ventilado), traseiros (disco rígido)
- Sistemas auxiliares: ABS com função off-road, sistema de frenagem automática pós-colisão, sistema de assistência à frenagem (BAS), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema de frenagem sob chuva (RBS).
- Comprimento (mm): 5254
- Largura (sem espelhos) (mm): 1954
- Altura (mm): 1834
- Distância entre eixos (mm): 3097
- Tanque: 80 litros