Apesar do preço, novo BMW i3, é elétrico e perfeito para o deslocamento urbano
Não tem mais jeito. Em um futuro breve, o carros elétricos irão dominar o mercado automobilístico e muitas montadoras com projetos inovadores já colocam a prova o que prepararam ou preparam para aquecer esse ramo.

O BMW Group, por exemplo, permanece firme em sua estratégia de eletrificação no país com o lançamento do Novo BMW i3. A montadora alemã foi pioneiro ao oferecer, no Brasil, um automóvel totalmente elétrico para aquisição do consumidor final.
Revolucionário desde a sua estreia mundial, no segundo semestre de 2013 e lançado no mercado nacional, em setembro de 2014; o modelo desembarca no país renovado visualmente e ainda mais eficiente.
O BMW I3 é o primeiro carro com motor elétrico produzido em larga escala pela marca alemã. Seu estilo futurista colaborou com a construção da imagem da marca, pois foi capaz de agradar vários perfis de consumidores.
É o tipo de carro para quem é entusiasta das novas tecnologias e quer ter antecipadamente a sensação de guiar um tipo de carro que provavelmente será predominante no futuro.
Compras apenas por encomendas
O compacto premium elétrico mais vendido do Brasil está disponível nas concessionárias BMW em três versões: REX, REX Connected e REX Full.
O modelo está disponível para compra por encomenda nas concessionárias exclusivas BMW i localizadas em vários estado, incluindo São Paulo.
Confira o preço das versões:
- BMW i3 REX – R$ 199.950.
- BMW i3 REX Connected – R$ 211.950
- BMW i3 REX Full – R$ 239.950.
O cliente que se interessar mais pelo carro elétrico pode conhecer mais detalhes por meio do hotsite exclusivo www.bmw.com.br/i3. “Estamos muito orgulhosos em disponibilizar o Novo BMW i3 ao consumidor brasileiro, pois ele retrata o pioneirismo e inovação do BMW Group no que se refere à mobilidade urbana e sustentável.
Ao longo destes quatro anos desde o seu lançamento no Brasil, o BMW i3 se tornou uma referência quando o assunto é motricidade eletrificada, conectada e compartilhada. E acreditamos que esta nova versão, atualizada, tem todos os atributos para cativar consumidores brasileiros ávidos por tecnologia e sustentabilidade”, ressalta Nina Dragone, Diretora de Marketing e Produtos da BMW do Brasil. “O cliente poderá encomendar o carro com cores e a versão que desejar, tendo mais liberdade de escolha”, reforça a executiva.
Perfeito para o deslocamento urbano
O Novo BMW i3, concebido desde a fase conceitual como um veículo elétrico e perfeito para o deslocamento urbano, potencializa o prazer de dirigir, livre de emissões de poluentes, devido ao seu conjunto motriz.
Esse sistema inclui uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de entregar 125 kW (170 cv), entre 4.500 e 5.000 rpm, e 250 Nm de torque, de 75 a 4.800 rpm, uma transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 94 Ah/33 kWh.
Nesta configuração, o novo i3 REX alcança 180 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico (até 235 quilômetros no ciclo NEDC), e mais 150 km, com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³. O Novo BMW i3 acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Arquitetura exclusiva BMW
Outro detalhe importante do Novo BMW i3 é o BMW LifeDrive, uma arquitetura especialmente concebida para veículos elétricos e capaz de proporcionar segurança, baixo centro de gravidade, redução significativa de peso e sua perfeita distribuição, garantindo ao veículo a mesma agilidade ao volante peculiar dos automóveis BMW.
Essa disposição é constituída por duas unidades funcionais distintas. O módulo superior, Life, integra uma célula de passageiros altamente resistente, construída em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP); enquanto o módulo Drive, feito de alumínio, abriga os conjuntos motriz, de suspensão e das baterias de alta tensão, além de outros componentes estruturais do veículo.
Entre outras vantagens garantidas pelo BMW LifeDrive destacam-se a forma segura como os elementos do módulo Drive estão acomodados, e a ausência do túnel central no assoalho traseiro, proporcionando mais espaço para os ocupantes do veículo.
Os motores elétricos e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. As baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo.
Design icônico e consagrado
Além de especial em razão do motor elétrico, o Novo BMW i3 preserva o desenho icônico e consagrado da versão anterior, contudo passa a exibir aprimoramentos visuais que evidenciam suas dimensões externas. As mudanças promovidas contam com pitacos de clientes e proprietários do antigo modelo.
O novo desenho do para-choque dianteiro, por exemplo, ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo. Na traseira, as novidades ficam por conta do para-choque, mais robusto e de apelo esportivo, e do novo friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado.
Emblemas com a inscrição “eDrive” e “i3”, posicionados nas extremidades da tampa do porta-malas, também evidenciam a percepção de largura. O perfil do modelo é ressaltado pela coluna A e pela linha do teto, que exibem pintura diferenciada na cor preta, e de acabamento acetinado.
O conjunto óptico, comum de ser destacado em carros atuais, é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado, mais harmônico, e que substitui as anteriores, de formato circular.
Internamente, o comprador vai encontrar acabamento Design Suite, com revestimento de couro Dalbergia Brown, e da prancha de madeira Eucalyptus que decora o painel. O interior do Novo i3 utiliza materiais naturais e sustentáveis, e que ressaltam a característica premium do veículo.
O banco é revestido por couro que conta com tratamento natural, oferecendo qualidade superior e, consequentemente, sensação ao toque excepcional, características da BMW.
A madeira aplicada ao painel de instrumentos, um charme à parte, é originária de eucaliptos cultivados e certificados na Europa. Indo além, 25% dos plásticos usados no interior do i3 é reciclado e contribui para a redução das emissões de CO2 e para a conservação dos recursos naturais.
Na lista de equipamentos de série do Novo BMW i3 os destaques ficam por conta do teto solar de cristal e acionamento elétrico, do sistema de áudio Harman Kardon, e do assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro.
As tecnologias Comfort Access e Driving Assistant Plus completam a gama de recursos à disposição do condutor. O primeiro controla o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; enquanto o segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
Já encontrado em outros modelos da BMW, o novo compacto elétrico incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – e que permite conexão à internet assim que o veículo deixa a linha de produção.
Para auxiliar o motorista, a tecnologia oferece acesso às informações de trânsito em tempo real e notícias personalizadas; envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção de componentes (Teleservices).
Por meio do recurso Concierge é possível solicitar reservas em hotéis, consultar cotações de moedas estrangeiras e recomendações sobre restaurantes; a Chamada de Emergência Inteligente auxilia os ocupantes quando mais precisam, em caso de acidente.
No caso dos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis.
Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.
O novo BMW i3 tem dimensões similares ao de seu modelo antecessor. Ou seja, 4,011 metros de comprimento, 1,775 m de largura, 1,598 m de altura e 2,570 m de distância entre-eixos. A capacidade do compartimento de bagagens é de 260 litros e, do tanque de combustível, 9 l.
Para quem adora escolher a cor do veículo, que pode ser configurado via internet, o compacto premium elétrico será disponibilizado nas concessionárias BMWi com quatro opções de cores externas: Branco Capparis, Black Fluid, ambas de acabamento sólido e em acabamento metálico, o Cinza Mineral e a nova cor, Azul Imperial, que chega para fazer o carro brilhar ainda mais.
Itens de série e opcionais
O renovado BMW i3 chega ao mercado com uma extensa lista de itens de série e outra de opcionais. Confira:
- Controle de aplicativos
- Aplicativos integrados
- Memória Interna/HD
- Rodas eletromotrizes traseiras
- Plug-in
- Recuperação de energia
- Luzes tipo LED médios, luzes laterais, luzes diurnas e luzes traseiras
- Tela com multi-funções 10,2’’
- Limitador de velocidade
- Assistência de estacionamento traseira e estacionamento completo
- Botão de partida do veículo
- Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e conexão USB
- Alerta de saída de rota
- Bluetooth inclui telefone e transmissão de música
- Sensor de colisão com luzes de freio ativas, monitoramento do motorista, ativação em baixa velocidade
- Luz de emergência automática
- Controle de freio em curvas (CBC)
- Freio de estacionamento eletrônico
- MP3
- Chave ou cartão inteligente automático
- Preparação isofix
- Indicador de pressão baixa no pneu
- Freios assistidos (BAS)
- Distribuição eletrônica de frenagem EBD
- Controle de estabilidade
- Sistema de navegação com 3D + voz informação do tráfego
- Vidros elétricos na dianteira com acionamento em dois toques
- Limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Vidros verdes
- Retrovisor interno com Escurecimento automático
- Ar condicionado automático
- Direção Assistida
- Volante com ajuste de altura e distância
- Banco traseiro com capacidade para dois lugares, encosto simétrico
- Bancos dianteiros individuais, sem ajustes
- Descansa braço dianteiro central
- Revestimento dos bancos em couro
- Airbag lateral dianteiro
- Airbag dianteiro para motorist e passageiro
- Teto solar de vidro
- Alarme
- Airbag de teto
- Faróis automáticos sob luz
- Controle dos faróis com sensor de luminosidade
- Faróis de superfície complexa, LED
- Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível e autonomia de combustível
- Indicador de temperatura externa
- Hodômetro
- Fonte elétrica de força íon de lítio
- Vidro degradê
- Controle eletrônico de tração
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e camera de ré
- Espelho de cortesia para motorista e passageiro
- Luz no porta malas
- Luz de leitura dianteira
- Piloto automático com sensores de distância
- ABS
- Aerofólio no teto
- Tomada com saída 12v dianteira
- Controle de áudio no volante
- Equipamento de som AM / FM e Tela Colorida
- Doze alto-falantes e subwoofer
Ficha técnica do BMW I3
- Motor: Híbrido/Elétrico
- Transmissão: Automática de 1 marcha
- Aceleração (0 à 100km/h): 7,9 s
- Velocidade Máxima (km/h): 150
- Cilindrada (cm3): 647
- Potência (cv): 170 (elétrico) / 34 (gasolina)
- Torque (kgfm): 25,5 (elétrico) / 5,5 (gasolina)
- Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
- Comprimento: 3999 mm
- Largura: 1775 mm
- Altura: 1597 mm
- Distância entre eixos: 2570 mm
- Peso: 1315 kg
- Porta – Mala (L): 250
- Direção: Elétrica
- Tanque de Combustível: 9 L