App Sinesp Cidadão, uma mão na roda para consultar a placa de veículo

Lançado pelo Governo Federal, o Sinesp Cidadão, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, é um aplicativo móvel que consulta a situação do veículo a partir da digitação da placa.

Auto
2 anos atrás
App Sinesp Cidadão, uma mão na roda para consultar a placa  de veículo

Baixar Sinesp Cidadão

A ferramenta disponível para celulares Android, iPhone, Windows Phone e em versão web, permite consultar listas de carros roubados. Mas vale lembrar que o App não é responsável pelas informações que aparecem e que, para ter certeza, é preciso confirmar os dados em outras fontes, embora todas as informações disponíveis dos veículos são buscadas diretamente no banco de dados do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, que também faz a consulta no Detran, Departamentos de Trânsito Estaduais.

Novidade que ajuda

Por causa do número de roubo e furto de veículos estar em alta, com números que, no Brasil chegam a um roubo ou furto de carro a cada minuto, ter a seu favor qualquer ferramenta tecnológica que ajude na consulta pode auxiliar e trazer benefícios.

Como não é nada fácil quando você paga todos os impostos do veículo em dia e de repente perde o seu carro para o crime, uma ação, em segurança e sem cometer loucuras, de forma rápida pode ajudar a recuperar o bem material que tanto lutamos no dia a dia para pagar.

Se você ainda não conhece, saiba que existe uma maneira fácil e simples de checar a situação de um veículo no Brasil. Se antes a forma mais acessível de consultar a situação de um carro, moto, caminhão ou ônibus era através de uma unidade de um órgão de trânsito e ficando horas numa fila para conseguir informações, atualmente, o cenário está completamente diferente.

Lançado pelo Governo Federal, o Sinesp Cidadão, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, é um aplicativo móvel que consulta a situação do veículo a partir da digitação da placa.

Sob a tutela do Ministério da Justiça e Cidadania e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o aplicativo, é uma conquista contra os roubos, furtos e clonagem de veículos.

Além de conferir as placas de carros roubados, o aplicativo permite ainda buscar por pessoas desaparecidas e verificar os mandados de prisão aguardando cumprimento, ajudando assim os policiais, principalmente para verificar os veículos que são parados em blitz.

Com o Sinesp Cidadão você pode participar de enquetes sobre segurança pública no país. A aceitação do aplicativo foi tão boa, que desde seu lançamento, tem sido elogiado por ajudar cidadãos e policiais, principalmente, no combate aos roubos e furtos de veículos no Brasil. Em apenas um mês e meio, após ser lançado, quase 150 mil pessoas tinham baixado o aplicativo.

A ferramenta surge também como uma aliada na hora de comprar um veículo, já que é possível com a placa do carro checar informações importantes sobre a condição dele, já que muitas pessoas só dão importância em saber sobre o estado em que se encontra o automóvel e esquecem que é necessário avaliar muitos outros detalhes como: se o veículo é clonado ou roubado. Uma triste realidade, mas enfrentada por muitos brasileiros.

O que é o Sinesp Cidadão

O Sinesp Cidadão é um portal de aplicativos móveis do complexo Sinesp que aproxima o cidadão da segurança pública e também utilizado na operacionalização de procedimentos policiais. Desenvolvido pelo Serpro para Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o sistema possui três módulos: Veículos, Mandado de Prisão e Desaparecido.

Gratuitamente, qualquer cidadão pode instalá-lo em seu smartphone ou tablet e colaborar no âmbito da segurança pública, agilizando a busca e apreensão dos suspeitos e do veículo pelos órgãos competentes. Como dito anteriormente, a ferramenta está disponível para todos os sistemas operacionais. Portanto, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone e baixar o App.

Confira o que cada um dos serviços oferece

A opção “Veículos” permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil, e constatar, a partir dos dados apresentados, se há clonagem do veículo.

Para consultar, siga os passos abaixo:

Passo 1. Abra o aplicativo Sinesp Cidadão e clique em “Veículos”.
Passo 2. Informe a placa do veículo e toque em “Checar Situação”.
Passo 3. Em seguida, vai aparecer a situação do veículo que você procurou e informações referentes a ele, como ano, cor, marca e onde o carro está.

O serviço é complementado por cidade em que o veículo está cadastrado e últimos números do Chassi.

Com os dados preenchidos, em aproximadamente 3 segundos ele apresenta as informações daquele automóvel, na tela aparece “Situação Legal” quando está tudo certo, e ainda exibe a montadora e o modelo, por exemplo: VW Polo, o ano de fabricação e modelo, cor, cidade e estado e os cinco últimos números do chassi.

Se algo de errado como roubo, por exemplo, aparecer na tela uma mensagem em vermelho: “Veículo Roubado”, e as mesmas informações citadas acima.

É importante destacar que se você consultar a placa de um veículo e este estiver em situação irregular ou roubado, não aja por conta própria. Nesse momento, o próprio aplicativo orienta ligar para o número 190 da Polícia Militar, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação, assim evita colocar a sua vida e de outras pessoas em risco. A sua identidade é preservada na denúncia/ligação, ou seja, é considerada como anônima.

Na hora de fazer a consulta, porém, é importante conferir se os dados da placa conferem com as características do carro, se por acaso estiver diferente, pode ser que a placa seja falsa ou furtada e provavelmente esteja sendo utilizada em outro veículo, sendo assim, possivelmente clonado.

Mandado de Prisão

A opção Mandado de Prisão permite consultar mandados de prisão que ainda não foram cumpridos, com a finalidade de comunicar à polícia. As informações são consultadas diretamente no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça – BNMP/CNJ;

A nova função permite que o usuário cheque uma lista com os 364.000 mandados de prisão pendentes no País. Para fazer a consulta, basta o nome do indivíduo, da mãe dele ou o número de qualquer documento da pessoa.

Desaparecidos

Nessa opção, o cidadão tem a sua disposição pesquisar pessoas que constam como desaparecidas. As informações são consultadas diretamente do Sinesp Infoseg, que integra registros de desaparecimentos realizados pelas Polícias Civis dos Estados participantes.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?