As duas versões para o Fiat Uno 2019

A Fiat anunciou recentemente uma reformulação do Uno. A linha 2019 chega com mudanças que permitem agradar a vários perfis de clientes. Alias, foi pensando neles que a montadora se baseou para promover as mudanças necessárias no carro.

Carros
2 anos atrás
As duas versões para o Fiat Uno 2019

Dessa forma, tanto os que buscam um carro mais acessível, racional e econômico, como aqueles não abrem mão do ar-condicionado sem fazer questão de outros conteúdos, e ainda quem deseja um acabamento mais diferenciado, terão um Uno para chamar de seu.

Com várias alterações desde que foi lançado lá pelos anos de 1984, o Fiat Uno vem inovando e apresentando inéditas soluções em seu segmento ao longo dos últimos anos.

No Brasil, o carro serviu de base para uma família de veículos composta pelo sedan Prêmio, a perua Elba e Fiorino nas versões picape e furgão, todo eles ainda possíveis de serem vistos pelas ruas, com exceção da Fiorino que é vendida até os dias de hoje no país.

Em 2016 além da renovação no design, deu um importante salto tecnológico com foco em eficiência e desempenho, na qual destaca-se a nova família de motores Firefly.

Se posicionando entre os melhores da categoria, com níveis inéditos em baixo consumo de combustível aliado a alto desempenho já em baixas rotações do motor.

Atualmente é um dos carros mais completos e seguros frente aos seus concorrentes diretos, se destacando também pela excelente dirigibilidade e conforto a bordo.

Com muita história para contar e tradição no mercado brasileiro, o Fiat Uno é um dos carros mais seguros em relação à sua categoria e possui excelente dirigibilidade e conforto a bordo.

Com a evolução apresentado em sua nova gama, o foco é seu reposicionamento na linha Fiat, atendendo às necessidades dos clientes e privilegiando um ótimo custo benefício em suas duas versões bastante competitivas: Attractive 1.0, que será a nova de entrada, e Drive 1.0.

A redução de versões e a mudança de motores, aliás, não agradou muitos fãs do carro e novos consumidores do Fiat Uno. Na linha 2019, a fabricante italiana voltou a usar um motor antigo e inferior no hatch.

Em vez de o Firefly 1.0 de 3 cilindros, a marca optou pelo antigo Fire 1.0 de 4 cilindros na versão de entrada, chamada de Attractive.

Com essa alteração, a opção mais moderna do Uno será exclusiva da configuração mais cara, a Drive. O carro também deixa de ser oferecido com motor 1.3. Mas a explicação da Fiat é que a alteração tem o objetivo de fazer do Uno um carro de entrada da marca, como um complemento ao Mobi, para quem quer um pouco mais de espaço.

Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019

Preços de cada versão

Uno Attractive 1. 0 – R$ 39.990,00
Uno Drive 1.0 – R$ 42.990,00

O novo Uno Attactive 1.0 é equipado com o reconhecido e tradicional motor Fire 1.0 8V Flex. Econômico sem perder a agilidade e o prazer ao dirigir, o Fire 1.0 de quatro cilindros ainda oferece valores de manutenção reduzidos.

De série, o modelo traz itens como ar-condicionado, direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESS (Sinalização de Frenagem de Emergência), Follow me Home e HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro).

Vem com ABS com EBD, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), faróis com máscara negra, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.

A versão Attractive ainda possui duas opções de pacotes de opcionais: Kit Visibilidade, com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizado, e Pack Connect, com os mesmos itens do anterior e pré-disposição para som (alto falantes, Tweeters e antena), rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming.

Já o novo Uno Drive 1.0 vem equipado com motor 1.0 Firefly 6V Flex e tem como novidades itens de série como maçanetas e retrovisores na cor do veículo, revestimento externo preto da coluna lateral e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção.

O modelo conta ainda de fábrica com direção elétrica e a exclusiva função CITY que adapta a direção elétrica durante manobras em baixas velocidades a um nível de esforço ainda menor e HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina).

As palhetas do limpador do para brisa são com tecnologia Flat Blade, grade dianteira texturizada com detalhes em cinza, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizado.

Como opcionais, é possível que o cliente escolha entre três opções de pacotes. O Kit Comfort Plus vem com vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, faróis de neblina, apoia braço dianteiro, banco traseiro bi partido, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos, Hill Holder, ESC, ASR.

O banco do motorista vem com regulagem de altura, revestimento dos bancos extra série; terceiro apoio de cabeça do banco traseiro; revestimento interno da soleira das portas, espelho no para-sol lado motorista, porta óculos e alças de segurança traseiras retráteis.

O detalhe vai para o console e porta objetos no teto, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, apoia pé para o motorista e sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

Já o Kit Connect Plus traz chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, alarme antifurto, rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth®, função Audio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone, display em TFT de alta resolução com computador de bordo e My Car Fiat Kit.

Há ainda o Kit Live On Plus com chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, alarme antifurto, display em TFT de alta resolução com computador de bordo, My Car Fiat e o exclusivo sistema Fiat Live On de entretenimento a bordo.

Consumo ainda melhor

Com a nova motorização, o Fiat Uno 2019 promete um consumo ainda melhor que os anos anteriores. Uma medida que pode ajudar nesses números é o sistema Start e Stop que, segundo a Fiat, pode significar uma redução de até 20% no seu consumo médio.

Ele funciona de uma forma muito simples, desligando o motor automaticamente durante pequenas paradas e, ao pressionar o pedal da embreagem, ele é ligado automaticamente.

O novo motor Firefly tem boas respostas em baixa rotação, característica dos motores de três cilindros, dando ao compacto da saídas bem dispostas e retomadas animadoras. O conjunto motor/câmbio ficou bem afinado, garantindo conforto durante a condução.

O Inmetro testou e avaliou o consumo de combustível da Fiat Uno 2019 abastecido com álcool e gasolina, rodando na estrada ou na cidade. Motor 1.0 fez 9,8 Km/l com álcool e 13,9 Km/l com gasolina, média entre cidade e estrada.

Cores e personalização

Na hora de escolher a cor do Uno 2019, o cliente possui como opções as cores sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine, a perolizada Branco Alaska e as metálicas Prata Bari, Cinza Scandium. A versão Drive ainda pode ter teto preto quando as cores forem o Vermelho Alpine ou o Branco Alaska.

Para quem gosta de personalizar seus carros, deixando-os ainda mais equipados, a Mopar oferece uma extensa gama de 96 acessórios para o Fiat Uno. São duas novidades: os rádios Mopar Economy e Michigan Mopar.

A marca também oferece a opção de combos de acessórios que se complementam e são oferecidos com excelente valor. A Mopar Vehicle Protection (MVP) ainda oferece, além da assistência 24h, a possibilidade de contratação de uma extensão de garantia e plano de revisão, podendo adicionar às parcelas no financiamento do carro.

Recursos de segurança

Com tanta inovação e reformulação, o quesito segurança não poderia ficar para trás. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer várias novas importantes funções para aumentar a segurança dos ocupantes. Confira:

– ESC (Electronic Stability Control – Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.

– TC (Traction Control – Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.

– Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.

– ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.

– HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.

– ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.

Faz parte desse pacote, os pneus superverdes desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.

Ficha Técnica Fiat Uno

Motor 1.0
Câmbio manual de cinco marchas.
Dimensões e capacidades.
Comprimento – 3.810 mm
Largura – 1.636 mm
Altura – 1.480 mm
Altura do solo – 165 mm
Distancia entre-eixos (mm) – 2376
Peso (kg) – 1010
Capacidade do tanque de combustível – 48 litros
Volume / capacidade de carga do porta-malas – 290 litros

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?