Audi Q8, a nova cara da família Audi Q

Com design expressivo e elegância absoluta, resultado da nova grade Singleframe e recursos do Audi quattro original, além de interior amplo e chic ao extremo, operação tátil dos sistemas e navegação de alta tecnologia, o Audi Q8 chega para atender quem procura um coupé de luxo, mas com a versatilidade de um SUV de grande porte.

Carros
2 anos atrás
Audi Q8, a nova cara da família Audi Q

Alinhado, o veículo é bastante equipado, amplo e resistente para percursos off-road, além de ser um modelo confiável para negócios e lazer. Essa é a mais recente inovação da Audi que chega primeiro na Europa com conceito de ser dimensional e espacial. Ele pode pintar no Brasil entre o final de 2018 e início de 2019. A expectativa é que o modelo seja um dos destaques da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo.

Um SUV com dinâmica esportiva

Sem valor revelado pela montadora ainda, o Q8 emana dinâmica esportiva e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Por isso, passa a ser o topo de linha da fabricante alemã nesse segmento. Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7, sendo uma opção para aqueles que procuram todas essas características em um único carro.

Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso que supera a de seus concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo comprimento e altura internos. Há ainda um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.

Nova presença para a família Q: o design externo com a imponente grade Singleframe e design octogonal, o Q8 traz a nova cara da família Q, que chega para quebrar paradigmas. A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro.

O teto elegantemente inclinado termina em colunas D suavemente inclinadas que terminam sobre os arcos das rodas de 22 polegadas. Isso mesmo, são 22 de polegadas de aro. Os contornos fortes e superfícies com linhas tensas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro rodas.

Já o spoiler tem os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar em uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road.

Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.

Experiência de condução esportiva

Com o projeto Audi é quattro e quattro é Audi, fica fácil entender o que se aplica particularmente ao Q8, SUV de topo da marca. O diferencial central mecânico transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais.

Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração. Isso somado aos 254 milímetros de vão livre do solo, balanços curtos e controle de descida em aclives resultam em desempenho superior mesmo quando o asfalto acaba.

A suspensão com controle de amortecedor é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.

Presente também está a direção progressiva, cuja relação se torna cada vez mais direta quanto mais o volante é girado. A Audi também oferece como opção as quatro rodas direcionais.

O sistema pode girar as rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade. Todos os sistemas de acionamento são particularmente eficientes graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV).

O sistema elétrico primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Interior com arquitetura premium

Arquitetura e operação anda juntas no Q8 com símbolos fáceis de entender, precisão digital da Audi. O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI.

Todos os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de ar até o largo console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio tiptronic.

No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas – um exemplo de carinho nos detalhes típico da Audi. A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar, que aprimora ainda mais o ambiente elegante.

Controles e displays

Sensível ao toque, o conceito operacional MMI do novo Q8 traz quase todas as funções podendo ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.

Rápida e simples, a operação depende apenas de um clique tátil e acústico para confirmar quando um dedo ativa uma função. Além disso, o controle de voz em linguagem coloquial transforma o Q8 em um parceiro de diálogo inteligente e mais seguro para a o condutor que mantém os olhos na pista.

Os motoristas podem expressar seus comandos livremente. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto.

Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva.

O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

Audi connect e sistemas de assistência ao motorista

No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi.

O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes em dados gravados na memória.

Os serviços online da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X de informações de sinalização de tráfego e informações de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi.

A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível com Android. Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas.

Com o aplicativo myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o MMI.

O Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e conexão graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE. O mesmo se aplica ao sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D. A música se desenrola exatamente como foi gravada na sala de concertos.

Seja estacionando, rodando na cidade ou em viagens longas – o Q8 dá suporte ao seu motorista em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus.

Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma. O condutor sai do carro e ativa o processo usando o aplicativo myAudi no smartphone.

O piloto de estacionamento remoto oferece um nível semelhante de conveniência. Por trás de todos esses recursos está o controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os sistemas de assistência.

Os dados necessários são obtidos – dependendo dos opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser.

Motor do Audi Q8

Próximo de ser lançado na Europa, nesse primeiro momento o Q8 ficará disponível somente com o motor V6 3.0 turbodiesel de 286 cv, mais potente que as versões já usadas no Q7 e na picape Amarok.

O conjunto, em sintonia com câmbio automático de oito marchas com tração integral, permitirá ao Q8 acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.

Existem rumores de que no futuro será oferecida uma versão mais fraca (231 cv) do 3.0 turbodiesel e um V6 3.0 a gasolina de 340 cv, o que também pode deixar o carro mais barato.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

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