Audi RS 6, a quarta geração de majestade

O modelo RS da Audi completa 25 anos de história e para celebrar, a marca acaba de apresentar a quarta geração deste ícone: o RS 6 Avant. O modelo vem equipado com o motor V8 4.0 TFSI turbo com sistema híbrido leve que garante a ele o 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

Carros
2 semanas atrás
Audi RS 6, a quarta geração de majestade

Amplo e potente

O RS 6 Avant chega com muita atitude. A começar pelo estilo da carroceria que atrai olhares desde o momento em que você a vê. O modelo RS esportivo apresenta um projeto enfaticamente diferenciado comparado ao modelo base do A6 Avant. Com exceção das portas dianteiras, teto e tampa traseira, o exterior é composto unicamente de peças específicas do RS.

A carroceria, que foi ampliada por volta de 40 milímetros em cada lado, com seus largos arcos das rodas, enfatiza o toque esportivo e o caráter distinto da Avant de alto desempenho. As rodas de 22 polegadas acentuam as proporções impressionantes.

O novo RS 6 Avant é um dos primeiros modelos Audi Sport a apresentar a nova linguagem de desenho RS. A dianteira toda é diferenciada ao máximo, fornecendo um visual distinto dentro da linha de modelos A6. Além do novo capô, junto com o teto elétrico, o RS 6 Avant também adota os faróis da linha de modelos A7.

Eles vêm não somente com uma expressão mais plana e esportiva, mas oferece também a opção dos faróis de laser RS Matrix LED com frisos escurecidos. Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.

A estrutura tridimensional em colmeia dentro da grade Singleframe, marca registrada dos carros da montadora, tem acabamento em preto brilhante. Em combinação com a geometria muito mais plana e ampla, isto reforça o visual atlético do RS 6 Avant. O contorno da Singleframe e o logotipo quattro no para-choque foram eliminados.

Abaixo dos faróis de LED padrão, entradas de ar laterais abrem sobre o impressionante novo para-choque e se estendem quase na borda inferior dos faróis. Os projetistas tiraram sua marca da frente do supercarro Audi R8.

A silhueta característica da Avant domina a vista lateral – seção dianteira alongada, comprida, linha do teto reta e colunas D planas, que descansam nas bolhas quattro. Os estribos específicos RS com inserções pretas enfatizam visualmente nos flancos o impulso à frente pronunciado. A traseira dinâmica consiste do aerofólio na borda do teto e o para-choque específico RS, com o difusor traseiro e elementos do projeto em preto brilhante.

O estilo marcante RS, o sistema de escape RS flui em ambos os lados em ponteiras de escape ovais cromadas – um sistema de escape esportivo RS com ponteiras de escape pretas está disponível como opcional.

Motor, pacote supremo de potência

O motor 4.0 TFSI do novo Audi RS 6 Avant entrega 441 kW e 800 Nm de torque, que é mantido neste alto nível entre 2.100 e 4.500 rpm. A perua de alto desempenho acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

Em somente 12 segundos, o RS 6 Avant atinge 200 km/h. A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 250 km/h.

Com o pacote Dynamic opcional, a perua RS atinge até 280 km/h ou até mesmo 305 km/h com o pacote Dynamic plus.

Graças ao sistema elétrico principal de 48 Volts o V8 turbo combina o desempenho máximo com alta eficiência. Um motor de partida com alternador de correia está no coração do sistema híbrido leve (MHEV). Até 12 kW de potência podem ser recuperados durante uma desaceleração leve e armazenados em uma bateria separada de íons de lítio.

Se o motorista tirar o pé do acelerador em velocidade entre 55 e 160 km/h, a gestão de tração seleciona uma das opções: Dependendo da situação de condução e ajuste no Audi drive select o novo RS 6 Avant recupera energia ou roda até 40 segundos com o motor desligado. Pressionar o acelerador faz o motor de partida com alternador reiniciar o motor. A tecnologia MHEV permite o funcionamento start/stop em velocidades de até 22 km/h.

Para toda essa eficiência o 4.0 TFSI desenvolve um som esportivo e volumoso de um V8. O motorista pode influenciar o som do motor usando o sistema Audi drive select. O sistema de escape esportivo opcional RS com as ponteiras dos canos de escape pretas garante uma experiência sonora esportiva ao máximo. Nos modos RS1 e RS2 passíveis de personalização, o cliente decide se o som deve ser esportivo ou balanceado.

O tiptronic de oito marchas padrão, com as mudanças de marcha otimizadas e uma nova função Controle de Partida transmite a potência do 4.0 TFSI à tração permanente nas quatro rodas quattro.

Interior esportivo e variável

O projeto interior pioneiro é acentuado com sua orientação ao motorista e os apliques em alumínio antracita destacam o caráter esportivo do novo RS 6 Avant. Com seu alinhamento horizontal e sua estrutura em camadas e tridimensional, o painel de instrumentos parece leve e intuitivo.

A interface do usuário com o sistema operacional totalmente digital se harmoniza com o projeto limpo do painel preto. O display superior MMI touch response está incorporado quase invisivelmente na arquitetura do painel preto.

O display “RS Monitor” fornece ao motorista a opção de ter o display superior fornecendo uma visão geral da condição da temperatura dos componentes de tração, os números máximos de aceleração “G” junto com informação sobre a pressão e temperatura dos pneus.

No Audi virtual cockpit, displays especiais RS fornecem informação sobre pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. O display das luzes de mudança avisa ao motorista para mudar para marcha superior quando atingir a rotação máxima do motor. O head-up display opcional também fornece vários displays gráficos específicos RS.

O volante de direção em couro esportivo totalmente perfurado, com a base plana e novos paddles shift RS grades feitos de alumínio, apresenta botões multifuncionais que permitem também ao motorista selecionar diretamente os modos RS1 e RS2 do Audi drive select. Os logotipos RS e RS 6 adornam o interior no volante de direção, bancos e nos estribos iluminados dos estribos das portas. O emblema Audi Sport e projetado no pavimento quando as portas dianteiras ou traseiras são abertas.

Os bancos esportivos em couro/Alcantara Nappa preto perolizado vêm com RS bordado e padrão losango. Como opcional, os bancos esportivos RS estão disponíveis em couro Valcona perfurado, com padrão colmeia e RS bordado. A perfuração também permite ventilação pela primeira vez.

Dois pacotes do projeto RS, vermelho e cinza, acrescentam cor e esportividade adicional ao interior – com esta opção, o aro do volante de direção, o trilho da alavanca de mudanças e a almofada para o joelho são em Alcantara com costura contrastante. Cintas dos cintos de segurança com bordas coloridas e tapetes de assoalho RS arredondam o pacote. Apliques em carbono, madeira natural, cinza-marrom ou alumínio fosco acrescentam mais opções de personalização.

Em meio a tanta esportividade, característica do modelo, o novo RS 6 Avant está com interior ainda mais espaçoso. O compartimento de bagagem tem capacidade entre 565 e 1.680 litros, a largura de carga entre os arcos das rodas agora é de 1,05 metro, 14 milímetros.

Infotainment, sistemas de assistência, cores e materiais

O RS 6 Avant vem com muitos equipamentos de conforto, conectividade e assistência ao motorista. Desta forma, ela combina esportividade consistente com capacidade ilimitada de longas distâncias e assiste o motorista em muitas situações. Estão disponíveis mais de 30 sistemas de assistência – incluindo assistência de cruzeiro adaptativa, assistência em cruzamentos, advertência de mudança de faixa, advertência em curva e câmeras 360 graus.

As opções de pintura do Audi RS 6 Avant contam com treze cores, incluindo cores específicas do RS cinza Nardo e preto Sebring, cristalizadas junto com a escolha de cinco acabamentos foscos. O acabamento dos retrovisores externos como padrão são pretos, mas estão disponíveis opcionalmente na cor da carroceria ou alumínio fosco.

Os pacotes de estilo alumínio fosco, preto e carbono mudam as lâminas verticais, o separador horizontal, as inserções do estribo, os trilhos de teto e os frisos das janelas, além do friso do difusor traseiro. As argolas Audi e os logotipos RS na frente e traseira também podem ter acabamento preto brilhante como opcional para os pacotes de estilo preto e carbono. A gama Audi exclusive oferece numerosas opções de personalização.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?