Baixar aplicativo Uber é um bom negócio para quem quer economizar

Hoje em dia não dá para ficar sem aplicativos de transportes prontos para serem usados no smartphone. O mais popular deles é o Uber que chegou ao Brasil com certa polêmica, mas logo conquistou o coração de quem mora aqui.

Auto
2 anos atrás
Baixar aplicativo Uber é um bom negócio para quem quer economizar

Baixar Aplicativo Uber

As questões que permitem isso são várias. Desde o preço, muito atrativo, até o formato de atendimento que, apesar de ter regras, é muito mais informal do que se imagina, muito embora algumas situações de desconforto possam ocorrer. Bem por isso, é necessário observar bem o que se faz em quaisquer lados que esteja. Seja como passageiro, seja como prestador de serviços.

Fazer cadastro no App que oferece populares carros com motoristas, é mais fácil do que se imagina. O programa está disponível em celular com sistema Android, iOS e Windows Phone.

Antes uma alternativa aos preços dos táxis, hoje utilizar um Uber é quase que necessidade. Veja como é fácil se cadastrar como passageiro e desfrutar do serviço que já era febre mundial e há dois anos está disponível em terras tupiniquins.

Tudo teve início no Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, atualmente, já está presente também em Brasília, Belo Horizonte, Aracaju, Blumenau, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Maceió, Maringá, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Teresina, Uberaba, Uberlândia, Vitória e outras capitais.

Veja o passo a passo para instalação

Primeiro passo
Faça o download do Uber nas lojas oficias da plataforma que utiliza em seu celular. No início do aplicativo, toque sobre o botão “Insira seu número de celular”. Na próxima tela, coloque o número do seu celular.

Passo dois
Na página seguinte, informe o código de quatro dígitos que o Uber enviará para o seu smartphone. Depois disso, digite o seu endereço de e-mail.

Passo três
Para concluir, coloque o seu nome e sobrenome no aplicativo. Com a conclusão do cadastro, você já está pronto para utilizar o Uber. Com tudo certo, o app exibirá imediatamente o mapa do seu local, indicando os carros no entorno.

Passo quatro
Se for mais fácil, existe a possibilidade de se cadastrar por meio do Facebook. Basta clicar na opção “Ou entre com o Facebook” e “Abrir”. Depois, é só selecionar “Continuar como”.

Dicas para usar o Uber da melhor forma

Muito mais do que apenas solicitar corridas, o aplicativo tem funcionalidades e dicas pouco conhecidas pelos usuários que podem fazer com que o usuário aproveite melhor os benefícios da plataforma.

Dentre essas funções extras, por exemplo, tem como avisar amigos e familiares que você pediu uma corrida e compartilhar a sua rota em tempo real com eles.

Confira, a seguir, uma seleção de dicas e funcionalidades do Uber:

É possível acompanhar o trajeto de uma corrida do app em tempo real. É possível compartilhar o trajeto da sua corrida com familiares ou amigos ou pode receber uma notificação para acompanhar a corrida de alguém próximo a você.

O recurso foi criado como medida de segurança para os usuários e é útil também para que as pessoas saibam se você vai demorar muito para chegar ao destino final. É uma boa opção para ter organização em uma realização de festa ou evento.

Para compartilhar o seu trajeto em tempo real, é muito fácil. Já dentro do carro, abra o aplicativo e na função “detalhes da viagem” clique em “compartilhar rota”. Uma mensagem padrão com o link da sua rota vai aparecer na tela. Insira o número de celular da pessoa que você quer que acompanhe o seu trajeto.

Uma vez feito, a pessoa selecionada receberá por SMS, mensagem de texto, um link para acompanhar o seu trajeto em tempo real. Para a pessoa escolhida receber a informação, ela também precisa ter o Uber instalado no celular. Caso ela não tenha, ela também recebe um link para instalar a plataforma.

Também é possível criar um ‘Perfil Familiar’ no aplicativo. Nesse espaço, o usuário consegue reunir os dados e os números das pessoas mais importantes, como amigos e familiares. Assim fica mais fácil compartilhar uma rota em tempo real ou acompanhar a viagem deles e, até mesmo, dividir a corrida e o valor a ser pago.

Para criar o perfil basta entrar em Configurações, dentro do Menu. Depois clique em Adicionar Perfil Familiar e selecione os contatos que você quer adicionar. Assim que eles aceitarem o convite, vocês poderão compartilhar mais facilmente informações sobre corridas e pagamento entre si.

Agendamento de corridas

Podem acreditar, mas até que utiliza o Uber a muito tempo não sabe ou não lembra que é possível agendar uma corrida com até um mês de antecedência. Para isso, abra o aplicativo e na tela inicial clique em “Agendar uma Viagem”. Defina os locais de origem e destino e a data e hora da viagem. Depois, confirme o pedido que um prestador estará esperando por você no dia e o horário agendado.

Como a maioria das pessoas que utilizam o Uber não querem perder tempo, para evitar ter de digitar sempre o endereço de lugares frequentes, o programa criou um recurso para você salvar os seus destinos mais frequentes, como casa e trabalho. Essa função é muito útil e necessária.

Para criar, vá até a aba Configurações, dentro do Menu, e adicione o endereço da sua casa e do seu trabalho. Já em “Eventos do calendário”, é possível colocar os horários e endereços de suas reuniões e compromissos, por exemplo.

Com tudo certo e organizado, sempre que você acessar a tela inicial do aplicativo, verá como atalho, na parte inferior, os destinos salvos.

O valor da corrida é uma questão que faz do Uber ser muito procurado. Então o aplicativo já vem preparado para você registrar preços. Com o modelo de tarifa dinâmica, uma corrida da Uber pode ficar com preços acima da média. Isso acontece quando há muitas solicitações e poucos motoristas disponíveis para atender aos pedidos.

Para saber se o preço está acima da média, basta inserir o seu destino e ver as opções disponíveis. Em cima de cada preço aparece observações como “preços pouco acima do normal” ou “muito acima do normal”. Se puder, espere a demanda esfriar que o preço tende a cair e ficar “dentro do normal”. Então não perca tempo e ative essa função sempre que necessário.

Ainda se tratando de pagamento, nos dias atuais nada melhor que dividir o preço da corrida com alguém.

Agora, o passageiro não precisa mais arcar com o preço de uma corrida sozinho. O aplicativo da Uber permite que você divida o valor da corrida com até quatro pessoas. Elas só precisam concordar em pagar a corrida para você. Essa opção é útil para grupo de amigos que vão pegar um mesmo Uber e querem rachar o pagamento.

Para dividir a viagem, abra o aplicativo e solicite o seu Uber normalmente. Quando estiver dentro do carro, vá ao menu da viagem e escolha a opção “dividir valor”. Em seguida, coloque os números de telefone das pessoas com quem quer dividir. Elas vão receber uma notificação e então podem confirmar o pagamento.

É possível passar até quatro cartões de crédito diferentes. A empresa cobra um adicional de R$ 0,60 de cada pessoa que está dividindo o valor da corrida. Mesmo com essa cobrança, vale muito a pena experimentar, calcular e verá que existe vantagem na utilização dessa funação.

Como ser motorista uber

Em época de buscar alternativas para ganhar uma ganho extra ou até mesmo manter o sustendo da família, vale a pena considerar vira um motorista de Uber.

Com a popularização desses serviços de transporte, também cresceu o número de pessoas interessadas a fazer parte dessa plataforma. Basta atender alguns requisitos para se tornar um.

A empresa tem algumas condições mínimas, como CNH com EAR, “Exerce Atividade Remunerada”, e aceita determinados modelos de veículos em suas diferentes categorias, mas também deixa você alugar um carro, por exemplo.

Portanto, se tem intenção de ser Uber, a primeira coisa a fazer é inserir na “EAR” a sua CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Também não pode ser CNH na condição de permissão e o condutor precisa ser maior de 21 anos.
Para ser aceito, você deve possuir um veículo que seja de 2008 ou mais novo. Por mais que goste, não é permitido utilizar veículos mais antigos para realizar as corridas.

Além disso, o carro deve ter quarto portas, capacidade para cinco lugares e ter ar condicionado para o conforto do usuário.

É indispensável que a carteira de motorista esteja na data de validade, além de todos os seus outros documentos. As licenças necessárias para dirigir profissionalmente na sua cidade também devem estar ativas. Isso pode variar de um município para outro.

Também é preciso contratar um seguro Uber com cobertura de acidentes pessoais de passageiros. Além disso, não esqueça de informar a seguradora que o carro será utilizado para fins comerciais no transporte de aplicativos. Aliás, no momento da contratação do seguro é importante não suprimir qualquer informação para evitar dor de cabeça, caso seja necessário acionar o serviço.

Como ocorre na maioria das empresas no momento da contratação, será necessário apresentar o comprovante de antecedentes criminais sem nenhuma ocorrência. Lembre-se, você vai transportar pessoas e precisa ter a ficha limpa.

Somado a tudo isso, é imprescindível que o certificado do registro e licenciamento do veículo esteja devidamente ativo e em dia com a lei.

Com tudo separado e ordem, basta encaminhar a Uber. Quando sua documentação for recebida e aprovada, basta esperar pelo contato de algum membro da empresa. Normalmente ocorre em um ou dois dias úteis e é nessa hora que um representante ligará para o interessado para que seja feita a capacitação online e você começar a atuar como motorista.

Após tudo feito vale uma dica: a empresa aconselha esperar sair os resultados da verificação dos documentos antes de investir em algum veículo. Isso significa que é preciso esperar até que a Uber confirme a validação dos documentos exigidos para atuar junto a organização.

Nada será cobrado para se cadastrar e encaminhar os documentos exigidos, Porém, quando começar a dirigir, um percentual das suas tarifas serão pagar para o Uber, além de uma taxa de 10 reais por semana. O que entrar das corridas é todo seu.

Regras para Uber passou por mudanças

Depois de muita discussão entre prestadores de serviços e governos que buscavam alternativas de regularizar o serviço no País, em 2018 algumas mudanças passaram a ser exigidas para quem trabalha no setor.

O primeiro embate ocorreu quando taxistas sentiram-se prejudicados por terem de recolher impostos para trabalhar quando as empresas responsáveis pelos aplicativos atuava livre de custos. Depois de anos de discussão, o projeto de regulamentação para esse tipo de transporte foi aprovado Câmara dos Deputados em março deste ano.

Uma série de regras foi criada para o prestador de serviço e entre os artigos ficou definido que os municípios passam a ser responsáveis por regulamentar e fiscalizar esses serviços.

Dentre as medidas a serem adotadas estão: a exigência de contratação de seguro de APP, Acidentes Pessoais a Passageiros, e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, DPVAT, além da necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.

Outras medidas completam as mudanças com a finalidade de regularizar a profissão e também de minimizar os impactos e a quantidade conflitos entre os motoristas de empresas como Uber, Cabify, 99Pop e os taxistas.

Curso de treinamento para condutores a distância com carga horária de 16 horas e temas abordados sobre gentileza, diversidade sexual, mecânica, primeiros socorros, entre outros;

Veículo com no máximo 7 anos de uso para motoristas cadastrados até julho de 2017;

Adesivo no para-brisa indicando em qual empresa o motorista presta serviço;
Licenciamento do veículo na cidade onde o condutor mora;

Realização de Inspeção anual;

Completam a lista de atualização regras que atingem também não apenas os veículos, mas os motoristas que ficaram sujeitos à mudanças como a não permissão de uso de camiseta esportiva ou regata, jaquetas de times ou chinelos, moletom ou calça esportiva e nada que identifique clubes e agremiações.

Quem for pego fora das regras, terá o trabalho caracterizado como transporte ilegal de passageiros e estará sujeito as penalidades previstas em lei.

Passo a passo para começar a dirigir

Depois de concluída a etapa de envio de documentos e aprovação, vamos ao trabalho. São três passos:

1- Entrar no aplicativo e informar seus dados pessoais e os documentos solicitados.

2- Baixar o app Uber Partner na loja de aplicativos do seu celular para receber o convite de uma sessão de ativação. Logo em seguida, você receberá um telefone com o aplicativo da empresa que é exclusivo para os parceiros, ou seja motoristas.

3- Após tudo aprovado, é só pegar no volante, ser responsável e começar a dirigir.

Acompanhe quais veículos são aceitos no Uber

Quando o serviço teve início no Brasil, poucos veículos poderiam fazer parte do Uber. Atualmente, com as diferentes modalidades do serviço, as exigências mudaram.

Confira o modelo de carro aceito para cada categoria do Uber, podendo pode variar de acordo com a sua cidade.

Para a categoria UberX, é necessário ter um carro:
Ano 2008 ou superior;
4 portas e 5 lugares;
Ar condicionado.
O carro pode ter qualquer cor, por exemplo, o que antes não era permitido no Uber, que exigia veículos escuros.

No UberSelect, as exigências são quase as mesmas da categoria inferior. A diferença está no ano do veículo que precisa ser modelo 2012 ou acima. Ainda assim, alguns carros podem ser barrados, dependendo da avaliação da empresa.

Dentre as vantagens dessa categoria estão:

Mais viagens: Parceiros SELECT recebem viagens de UberSELECT, além das viagens tradicionais de uberX e outras opções;

Ganhos maiores por viagem: UberSELECT é uma opção que possui preço diferenciado e por isso você irá começar a receber viagens de valor maior.

Menos tempo de espera no Aeroporto de Guarulhos: Para quem atua em São Paulo, parceiros UberSELECT, na maioria das vezes, vão esperar por menos tempo na fila do Aeroporto de Guarulhos.

Já para o UberBlack, as exigências aumentam um pouco mais. Confira:
Os bancos precisam ser de couro;
Apenas veículos sedan e SUV;
Somente na cor preta.

Considerado o transporte padrão do Uber, a categoria Black oferece carros sedãs médios, como o Toyota Corolla, Hyundai Azera, Volkswagen Jetta e Ford Fusion. Eles têm, no máximo, três anos de uso, banco de couro e sempre na cor preta. Por essas vantagens, o UberBLACK tem bandeirada diferenciada.

Em nenhuma categoria, o Uber aceita carros de placa vermelha, picapes, vans ou caminhonetes. Adesivos que estão “adesivados, plotados, sinistrados, recuperados, com alteração no sistema de suspensão ou freios”, segundo o Uber, também não entram em qualquer categoria do aplicativo.

Top carros econômicos para Uber

Desde que atenda as condições para atuar, o veículo escolhido para trabalhar como Uber fica a critério de quem pretende entrar para o ramo.

Às vezes, o visual parece encantar mais do que as próprias especificações técnicas, no entanto não adianta você ter o mais belo carro, porém o menos econômico.

Para quem pretende atuar como UberX, alguns modelos menores podem atender as necessidades e ainda garantir uma economia. Veja a lista de opções:

Renault Sandero Authentic
Em comparação a sua primeira versão o Sandero ganhou um visual mais bonito. Como o design não é um ponto negativo, o consumo surge como aliado. Ele tem motor 3 cilindros, 1.0 12V, 79 cv, câmbio manual de 5 marchas e os seguinte número de consumo:
Urbano: 9,5 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)
Rodoviário: 9,6 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)

Fiat Mobi Drive
Novidade no mercado, o visual não agrada todos, mas é um carro bastante econômico e possui suas particularidades. No entanto, o fato decisivo para Uber é, como mencionado, a economia e, neste quesito, Mobi aparece na lista de um ótimo para trabalhar.

Ele tem motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv, câmbio: manual de 5 marchas e seu consumo é o seguinte:
Urbano: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Rodoviário: 11,3 km/l (e) / 16,1 km/l (g)

Ford Ka SE
Entre os dois modelos citado acima, o Ford Ka parece se destacar no quesito visual, mas deixa a desejar um pouco em consumo. Contudo, os valores obtidos neste modelo são menores se comprados ao Sandero e Mobi.
O carro tem motor de 3 cilindros, 1.0 12V, 80 cv, câmbio manual com 5 marchas e consumo de:
Urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
Rodoviário: 10,8 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)

Volkswagen Gol
O mais popular dos carros continua sendo o Gol. Com visual acertado e atraente, os dados relacionados ao seu consumo agradam aos olhos, principalmente se levar em conta o quanto melhorou desde as primeiras versões.
O motor é o de 3 cilindros, 1.0 12V, 75 cv, com câmbio manual de 5 marchas e alcança a marca de consumo:
Urbano: 8,8 km/l (etanol) / 12,9 km/l (gasolina)
Rodoviário: 10,3 km/l (etanol) / 14,5 km/l (gasolina)

Fiat Uno
Com pequenas alterações, o visual se mantém praticamente o mesmo. Mas, atualmente, figura entre os modelos mais econômicos do Brasil, inclusive, para você trabalhar como Uber.
O veículo tem um motor de 3 cilindros, 1.0 6V, 72 cv, câmbio manual de 5 marchas e seu consumo chega aos seguintes números:
Urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina)
Rodoviário: 10,4 km/l (etanol) / 15,1 km/l (gasolina)

Outros carros que econômicos que entram nessa lista são:

Peugeot 208 1.2 Pure Flex Allure
Para o motorista que não quer um carro híbrido, há a opção de carro a combustão que é o caso do Peugeot 208. O carro possui o novo motor 1.2 PureTech, de três cilindros. O 208 é o carro com o melhor rendimento do Brasil movido apenas a combustível líquido.

O carro conta, segundo a média do inmetro, com a média de 10,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, com etanol. Já se o carro é abastecido com gasolina, a média do Km/l sobe para 15,1 km/l e 16,9 km/l, respectivamente.

Citroën C3 1.2 Pure Flex
Já o C3 possui praticamente o mesmo rendimento que o 208. Isso porque os dois carros utilizam o mesmo 1.2 PureTech e o câmbio manual de cinco marchas.

O que difere é o fato de que o hathback da Citroen faz 10,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, com etanol e 14,8 km/l e 16,6 km/l, respectivamente, com gasolina. Isso deve-se ao fato de que os carros do Grupo PSA possuem uma aerodinâmica mais vantajosa, o que permite que seja mais eficiente do que o C3. O carro custa a partir de R$ 49.990.

Planejamento é tudo para um Uber

A quantidade de horas trabalhadas é determinante para os seus lucros. Mas nessa correria do dia a dia, alguns motoristas ganham mais do que outros na Uber.

Por isso, fatores como os horários em que se está online e a região em que você fica também fazem toda diferença.

Seguem algumas dicas para você se dar bem e conseguir aumentar seu lucro:

Ter um plano é fundamental. Portanto, antes de começar a dirigir coloque em mente qual a meta da semana, quanto precisa ganhar e até que horas pode ficar online.

Assim, é possível planejar o seu dia e saber exatamente o que quer e o que pretende. Essa programação evita ficar horas sem receber chamados e volta para casa sem cumprir o que pretendia.

No próprio app da Uber tem como ver os melhores horários para dirigir. De acordo com o aplicativo, é das 6 às 10 horas e das 16 às 20 horas. Você pode até configurar o aplicativo para despertar quando chegar próximo desse horário. Se estiver online nesses horários as coisas podem começar a melhorar.

Não resta dúvidas que um bom planejamento é essencial para seu sucesso como motorista. Mas ainda é preciso saber mais para continuar ganhando dinheiro.

Os passageiros dever ser estudados sempre. Se avaliar o por que os passageiros pedem o serviço da Uber, vamos conseguir estar à disposição deles e consequentemente ganhar mais.

Em dias de chuva, por exemplo, mesmo que não goste de dirigir com o tempo assim, pense que muitos que usam ônibus acabam pedindo Uber e quase toda cidade fica com preço dinâmico. Se estiver online nesses horários, muitas viagens irão aparecer com certeza.

Entrar para esse ramo é saber que não tem final de semana livre se quer ganhar mais dinheiro. Os finais de semana em que a noite está agradável, muitas pessoas resolvem sair de casa e essa é outra oportunidade para trabalhar bastante. Sextas e sábados à noite são os dias mais excelentes e não devem ser desperdiçados. Para evitar os que saem alterados do bar ou da balada, comece a trabalhar mais cedo e volte por volta das 3 horas, horário que eles normalmente começam a sair.

Procure saber sobre a vida os passageiros. Eles acabam falando em que situações buscam o transporte. Isso ajuda a entender a demanda. Ficar próximos a hospitais, shoppings e mercados também são boas estratégias para esperar por viagens.

Ficar atento aos eventos que vão ocorrer na cidade é outra mega dica. Em São Paulo, por exemplo, são vários ocorrendo de segunda a segunda.

Nessa hora, vale muito a pena ficar online. Mesmo que você esteja longe do local, muitos motoristas estarão se deslocando para lá, o que fará com que sua região fique livre para você atuar.

Como dito em tópicos acima, no próprio app da Uber é possível ver avisos, bastando se programar para estar à disposição em dias de jogos, shows e outros acontecimentos pela cidade.

Bom, com todas essas dicas, ainda vale ressaltar que o importante é estar ligado e disposto para trabalhar nas horas certas. Ir onde o povo está é o grande lance do negócio. Agora é ficar atento e melhorar seus ganhos.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?