BMW 530e M Sport, a combinação perfeita entre o híbrido e a combustão

A versão híbrida do sedã executivo de maior sucesso no mundo, o BMW 530e M Sport chegou agora já pode ser comprado também no Brasil. Equipado com motores elétrico e a combustão, a nova máquina alemã foi apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Carros
2 anos atrás
BMW 530e M Sport, a combinação perfeita entre o híbrido e a combustão

O veículo foi desenvolvido pelo BMW Group que segue focado em oferecer soluções de mobilidade eletrificada, altamente sustentável e eficiente, no mercado brasileiro, como fez em 2011, quando iniciou as vendas do BMW Série 7 Active Hybrid, um dos primeiros veículos híbridos oferecidos no país.

A ofensiva da fabricante continuou em 2014 quando lançou o BMW i3, o primeiro compacto premium elétrico disponível para aquisição de clientes brasileiros pessoa física, e o esportivo-híbrido i8 Coupé. Agora, chegou a vez de o BMW 530e M Sport fazer sua estreia em terras tupiniquins.

Preço e detalhes

O modelo apresentado oficialmente no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é montado sobre a variante híbrida plug-in do BMW Série 5, sedã executivo de maior sucesso no mundo.

O carro de luxo e elétrico já pode ser adquirido nas concessionárias autorizadas BMW i no país, por meio de pré-venda, a partir de R$ 328.950.

O sedã é equipado com o inovador sistema BMW eDrive, que integra um motor elétrico de última geração associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm.

Para quem gosta de números e detalhes, a potência combinada é de 252cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 420Nm – 70Nm a mais que a versão a combustão. Com esta configuração, o sedã é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade máxima.

Rodando apenas no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46 quilômetros, sem necessidade de recarga. Ambos os motores direcionam sua força para as rodas traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas (shift-paddle).

Por estar posicionado sobre a transmissão, o motor elétrico pode utilizar as mesmas relações de marcha, dispensando a necessidade de um conversor de torque, contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz.

A bateria de alta voltagem, composta por células de íons de lítio e com capacidade total de 9,2 kWh, foi alocada sob o banco traseiro, o que favorece a oferta de espaço não apenas para os ocupantes, mas também para o porta-malas, que possui piso totalmente plano e capacidade total de 410 litros.

Visual diferenciado

O BMW 530e M Sport se distingue do Série 5 tradicional por meio de uma série de detalhes visuais discretos e que indicam a presença da tecnologia híbrida plug-in no veículo. Além dos emblemas com a inscrição “eDrive”, posicionados na coluna C e na tampa do porta-malas, e do soquete da tomada de recarga elétrica, situado próximo à roda dianteira direita; a versão híbrida traz itens na cor azul, como os frisos verticais da grade frontal, em duplo rim, tampas dos cubos de roda e pinças de freio M Sport. Ao abrir as portas do sedã, soleiras com a inscrição “eDrive” se acendem, dando as boas-vindas aos passageiros, uma charme a parte.

Internamente, o híbrido oferece o mesmo nível de conforto e refinamento da versão movida a gasolina e que, neste caso, é caracterizada pela presença de acabamentos internos em Alumínio Rhombicle no painel, revestimento de couro Dakota nos assentos e portas, e da ampla variedade de equipamentos, como o Comfort Access, que trava as portas sem a necessidade da chave; abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas; bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica, ajuste lombar e memória de posição; volante M revestido de couro, ar-condicionado automático digital, com regulagem de temperatura independente em duas zonas, e teto solar elétrico.

Há ainda direção Servotronic, rodas de liga leve M Double-spoke de 18 polegadas e cinco raios duplos – com rodas de 19 polegadas e 10 raios duplos oferecidas como opcional –, sistema de som Surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes e 600W de potência, além de faróis Full-LED.

Tecnologia elevada

A tecnologia empregada no novo modelo do BMW 530e M Sport permite ao motorista muito mais que a capacidade de alternar mobilidade elétrica e à combustão. O sedã híbrido plug-in se destaca pela utilização de inovações de assistência à condução e estacionamento.

Em meio a tantas novidades, destaque para os sistemas Driving Assistant Plus, apto a assegurar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de trânsito, como congestionamentos, tráfego lento ou longos deslocamentos, e o Parking Assistant Plus, que permite estacionar de forma segura e precisa.

O Driving Assistant Plus, por exemplo, avisa o motorista, por meio de sinais visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. Ele é capaz de realizar intervenções de direção corretivas, com a ajuda de cinco sensores de radar e uma câmera estéreo.

Já o Parking Assistant Plus, por sua vez, auxilia o motorista em manobras em baixa velocidade, com apoio de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, evitando colisões. Além disso, a posição do veículo pode ser verificada em tempo real por meio das funções do Surround View – Top View, Panorama View e 3D View –, que também possibilitam explorar a área em volta do veículo, por meio de visualização 3D em uma tela sensível ao toque.

Conectividade avançada

Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia agregada, o BMW 530e M Sport é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais, acoplado a uma tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque.

O sistema é dotado ainda de um HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet.

Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional e atraente ao amplo cardápio de inovações disponíveis no sedã híbrido é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

Dimensões generosas

Ao tratarmos de dimensões, o BMW 530e M Sport apresenta as mesmas medidas do BMW Série 5 convencional. Ou seja, 4,936 metros de comprimento, 1,868 m de largura e 1,483 m de altura, com 2,975 m de entre eixos.

O comprador também poderá desfrutar de uma ampla gama de cores externas disponíveis para o superesportivo contemplado por seis opções distintas, sendo cinco de acabamento metálico (Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Sophisto, Azul Mediterrâneo e Bluestone) e uma sólida, a Branco Alpino.

O interior, por sua vez, traz quatro opções de revestimento de couro Dakota, em preto, preto com costura azul, Cognac e Night Blue. São opções para escolher a que mais combina com você e toda a família que a bordo dessa BMW não mais vai querer sair de dentro do carro.

Ficha técnica do BMW 530e M Sport

  • Comprimento / largura / altura: 4936 / 1868 / 1483 mm
  • Distância entre eixos / Diâmetro de esterço: / m 2975 / 12,05 mm
  • Altura máxima frontal do solo (vazio) mm: 165
  • Capacidade do porta malas: 410 litros
  • Capacidade do tanque de combustível: 46 litros
  • Peso em ordem de marcha: 1770 kg
  • Tipo de motor / cilindros / válvulas por cilindro: Em linha / 4 / 4
  • Cilindradas: 1998 cm³
  • Curso / diâmetro: 94.6 / 82 mm
  • Potência nominal motor a combustão / rotações kW (cv): 1/min 135 (184) / 5.000 – 6.500
  • Potência combinada kW (cv): 185 (252)
  • Torque nominal motor a combustão / rotações Nm: / 1/min 290 / 1350 – 4250
  • Torque combinado: 420 Nm
  • Velocidade máxima: 235 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 6,2 s
  • Pneu frontal: 245/45 R18
  • Pneu traseiro: 275/40 R18
  • Roda frontal: 8J x 18 Liga leve
  • Roda traseira: 9J x 18 Liga leve

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?