BMW M8, o novo terror das estradas

Finalmente a BMW resolveu revelar detalhes inédito M8. E de fato estamos falando de um veículo incomum uma vez que o Série 8 original da década de 1990 não teve uma variante M, cogitada é verdade, mas que não saiu do papel.

Carros
1 ano atrás
BMW M8, o novo terror das estradas

Em versões cupê e conversível, a supermáquina será equipada com o motor 4.4 V8 biturbo, o mesmo usado pelo M5, gerando os mesmos 608 cv e 76,4 kgfm que a versão esportiva do Série 5. Durante a divulgação de imagens e informações sobre o M8, a BMW também revelou uma versão ainda mais apimentada, a Competition.

Nessa versão mais apurada, o propulsor recebe um ajuste para chegar aos 620 cv. A tração é sempre integral (xDrive) e a transmissão, automática de oito velocidades.

O BMW M8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos na versão cupê e 3,4 segundos na conversível, segundo a BMW. Com o pacote Competition, os tempos baixam em 0,1 s, para 3,2 s e 3,3 s, respectivamente. Em termos de comparação, o recente Porsche 911 Speedster leva 3,8 segundos para alcançar a mesma marca.

A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas não se esqueça que ele é o novo terror das autoestradas alemãs. É possível adicionar um pacote que libera a máxima a até 305 km/h, mas é opcional.

Para os que gostam de números, o torque de 76,4 kgfm está disponível e 1.800 a 5.600 rpm, enquanto a potência só chega aos 6.000 rpm. O giro máximo do V8 é 7.200 rotações, o que certamente gera uma sinfonia para quem está dentro e fora do carro. Já nos modelos Competition o torque máximo está disponível por mais tempo, até os 5.800 giros.

Preços

O novo M8 será mostrado ao público no evento #NextGen, que acontecerá em Munique, Alemanha, em junho, e começará a ser vendido em setembro na Europa e nos EUA.
O carro terá preço inicial de US$ 133.000, cerca de R$ 513,8 mil, enquanto o conversível sairá por US$ 142.500, aproximadamente R$ 550,5 mil.

Já os modelos Competition serão vendidos por US$ 146.000, perto dos R$ 564 mil e US$ 155.500, algo próximo de R$ 600,7 mil. A chegada ao Brasil deverá ocorrem em algum momento de 2020.

Linha M

O sistema de tração integral do BMW M8 inclui dois modos de condução: 4WD e 4WD Sport. Se o condutor desligar o controle dinâmico de estabilidade (ESP), ele pode selecionar ainda o modo 2WD (4×2), que envia toda potência para as rodas traseiras.

O ESP do modelo oferece um modo Dynamic, que permite grandes níveis de deslizamento, mas ainda com a garantia do auxílio eletrônico. Outras inovações do BMW M8 são o ajuste de suspensão com amortecedores adaptativos da linha M e nova calibragem de controle do auxílio da direção eletromecânica.

Chassi melhorado M8

Em meio às novidades introduzidas no M8, elementos importantes são os braços multilink, de aço, na suspensão dianteira, e uma estrutura transversal no eixo traseiro, de alumínio. Junto com a barra de antirrolagem ajuda a melhorar a rigidez torcional na carroceria.

Escolhendo ou não pelos discos de freios de carbono-cerâmica, todos os modelos M8 trazem de série três funções extras no sistema: pré-ativação, força extra e controle de resposta. O primeiro prepara as pinças para frenagem em casos de possível colisão. O segundo auxilia no aumento de pressão, enquanto o terceiro permite escolher a resposta no pedal: mais precisa e direta ou menos intrusiva.

Os freios dianteiros são de 15,5″ com pinças de seis pistões, podendo ser trocados por freios de 15,75″ feitos de carbono-cerâmica. Até mesmo o escapamento pode receber flaps que ajudam a dar aquela temperada no ronco do motor. Temos ainda o botão no centro do console do M8, que permite controlar todas as opções de performance.

Ainda de série, todas as versões do BMW M8 trazem head-up display, que projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa e assistentes de direção e de estacionamento. Há ainda, no console central, o botão M, que permite ao condutor escolher entre os modos de condução Road e Sport. Nas variantes Competition há a opção extra Track, para uso em pista.

No caso dos M8 Competition eles têm rodas aro 20 e usam pneus 275/35 e 285/35 atrás e na frente, respectivamente. As medidas externas não mudam e os cupês M8 e M8 Competition tem 4,86 m de comprimento, 1,90 de largura e 1,36 de altura. O conversível tem a mesma altura e largura, mas é 1 cm mais baixo que o cupê. O entre-eixos é o mesmo para todos: 2,82 metros.

Personalização

Quando falamos de um BMW já podemos esperar o melhor. Como o M8 não é diferente. São várias escolhas de personalização tanto para conforto quanto para performance, embora tenha mais ênfase no desempenho. É possível, por exemplo, escolher entre múltiplos modos que mexem com a transmissão, ou trocar as marchas manualmente pelos paddle-shifts atrás do volante.

Visualmente, o M8 recebe detalhes bem modestos em comparação ao Série 8, mais notados na frente agressiva e no tratamento preto feito na grade. A traseira troca as saídas de escape trapezoidais pelas tradicionais saídas quádruplas dos carros da BMW M, e adiciona um spoiler bem fino sobre a tampa do porta-malas.

Ainda falando de design, até os retrovisores têm formato aerodinamicamente otimizados e o spoiler traseiro faz um belo conjunto com os difusores. A dupla saída tem escape com 10 cm de diâmetro. Um pacote com alguns itens de fibra de carbono, como os espelhos laterais, é comprado à parte.

Por dentro há um esmero ainda maior: o cockpit tem couro especial, head-up display, park assist, serviço de concierge e assistente pessoal inteligente – com inteligência artificial.

O modelo vem equipado com rodas exclusivas de 20″ e ainda pode receber o pacote M Carbon Exterior que adiciona fibra de carbono nas entradas de ar dianteiras, capas do espelhos laterais, saias laterais e difusor traseiro. O interior muda menos, ganhando bancos M Sport e o logotipo da BMW M no acabamento.

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