BMW X4 no Brasil, chega chegando

O Brasil vai conhecer em breve a nova geração do BMW X4 que acaba de desembarcar no Brasil e, em breve, estará nas concessionárias autorizadas da marca no país.

Carros
2 anos atrás
BMW  X4 no Brasil, chega chegando

Assim como a primeira geração, lançada em 2014, o novo BMW X4 chega para quebrar paradigmas e inspirar o segmento no qual está inserido. Para provar que o novo BMW X4 desponta para estabelecer novas tendências, basta observar o seu design atlético.

Sua performance impecável e suas tecnologias inovadoras estão focadas principalmente em oferecer uma conectividade avançada e inteligente, além de um patamar elevado em assistência à condução, capaz de proporcionar um prazer de dirigir jamais explorado.

“O BMW X4 estabeleceu novos padrões para o segmento de Sport Activity Coupé (SAC) premium médio, quando foi lançado, há 4 anos, tornando-se uma referência global em termos de design, dinâmica de condução e versatilidade. Estamos muito animados com o início das vendas da nova geração do modelo, que transpira dinamismo e modernidade, ao mesmo tempo em que aguça a curiosidade dos visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo”, celebra Nina Dragone, Diretora de Marketing e Produto da BMW do Brasil.

Preços e versões

Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o Cupê de Atividade Esportiva é um premium médio que estreia no país em duas versões de equipamentos:

X4 xDrive30i M Sport – a partir de R$ 334.950
X4 M40i – a partir de R$ 421.950.

BMW X4 xDrive30i M Sport – Esta versão vem com novas rodas de liga leve M Double-spoke, de 20 polegadas e cinco raios duplos, e que ostentam design moderno e altamente refinado. Além desta novidade, ela traz faróis full-LED, faróis auxiliares de LED, freios M Sport, acabamento externo BMW Individual em High-Gloss Shadow Line, ar-condicionado automático digital com controle de temperatura de três zonas, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica e ajuste lombar para motorista e passageiro; e sistema de som Surround Harman Kardon.

O interior do veículo oferece ainda teto solar elétrico panorâmico, acabamento em Alumínio Rhombicle com friso cromado, revestimento de teto BMW Individual em Anthracite, volante M revestido de couro, assentos revestidos de couro Vernasca. A lista de equipamentos inclui também pacotes de conveniência e de iluminação ambiente interna, e Comfort Access, que controla o travamento das portas sem a necessidade da chave.

BMW X4 M40i – Esta opção traz os mesmos itens da opção xDrive30i M Sport mais painel de instrumentos revestido de Sensatec, acabamento Galvanic em elementos do painel, faróis full-LED adaptativos, assistente de farol alto, Surround View e Remote View 3D. Nesta versão, as rodas são de liga leve M Double-spoke de 21 polegadas e cinco raios duplos.

Ambas as versões do SAC estão disponíveis em sete opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Carbon Black, Preto Safira, Prata Glacier, Cinza Sophisto, Vermelho Flamenco e Azul Phytonic).

O interior inclui revestimentos de couro Vernasca, de alto padrão, em cinco combinações diferentes de cores, que abrangem variações de tonalidades em preto, Mocha, Oyster, Cognac e Vermelho Tacora – o X4 xDrive30i M Sport ainda dispõe de uma opção na cor bege.

Contornos dinâmicos e proporções atléticas

Perceber que se trata de uma nova geração do BMW X4 é possível à primeira vista. Ao bater os olhos no SAC, notamos uma ênfase maior à esportividade e ao design expressivo.

Externamente, é manifesta a combinação entre sofisticação e dinamismo, favorecida por superfícies limpas, linhas horizontalizadas e detalhes modernos de alta classe que se destacam nesta reinterpretação da estética inconfundível do X4, fazendo com que ele assuma o seu papel de autêntico atleta da família de utilitários BMW X.

O aumento de 81 milímetros no comprimento da carroceria, em relação ao modelo anterior, totalizando 4,752 metros; de 54 mm, na distância entre-eixos (2,864 m); e de 37 mm, na largura (1,918 m); asseguram ao novo BMW X4 proporções dinamicamente elegantes.

Na parte da frente do veículo chama a atenção a ampla grade frontal, de aparência tridimensional e em forma de duplo rim, marca registrada da BMW; as novas máscaras dos faróis, bem como os novos faróis auxiliares.

O contorno elevado e nivelado às lanternas traseiras, e os vincos salientes das laterais, entre os arcos das rodas, criam superfícies tonificadas e claramente definidas. A linha de teto, inspirada nos cupês clássicos da fabricante bávara, ostenta curvatura menos acentuada e mais harmoniosa nesta geração do SAC, proporcionando uma aparência mais equilibrada e atraente às laterais.

Os recortes horizontais também dominam a traseira do veículo, mas estão mais evidentes nas lanternas, assegurando uma aparência tridimensional favorecida ainda pela moldura escurecida, que sustenta as duas saídas de escapamento, e que confere um aspecto mais robusto à traseira.

A presença de itens como para-choques diferenciados e saias laterais que integram o pacote M aerodinâmico, ressaltam o caráter esportivo do veículo.

O interior, como de praxe em carros da montadora alemã, tem personalidade dinâmica e refinada. Materiais de acabamento de primeira classe, qualidade de construção precisa e detalhes meticulosamente trabalhados demonstram o caráter premium do novo X4.

A configuração da cabine, focada no motorista, traz painel de instrumentos em posição mais baixa e assento do condutor levemente elevado criando um ambiente voltado para uma experiência ao volante extremamente confiante e segura. Bancos esportivos redesenhados e dotados de apoios nas laterais realçam a sensação de esportividade.

As superfícies do painel de instrumentos e dos painéis das portas fundem-se de forma suave e perfeita, enquanto os logotipos com a inscrição X gravados nas portas acentuam a percepção de refinamento interno.

Motorização poderosa

Os clientes do novo BMW X4 poderão escolher entre duas opções de motores, ambos movidos à gasolina. A versão xDrive30i M Sport traz sob o capô uma unidade de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de gerar 252cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 7cv mais potente que a geração anterior – e 350Nm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800 rpm). Neste caso, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h.

Já a versão topo de linha M40i, por sua vez, é equipada com o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e 360cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54cv a mais que o antecessor –, e 500Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).

No M40i, a velocidade máxima é de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em apenas 4,8 s, a partir da inércia. Ambas as versões do SAC contam com transmissão automática esportiva de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates; e tração integral BMW xDrive.

Nos dois casos, a sensação de agilidade e conforto ao volante do novo BMW X4 é realçada graças à direção esportiva variável, com Servotronic, capaz de proporcionar uma direção mais direta e ágil com menor esforço de esterçamento; a suspensão esportiva M, dotada de amortecedores reguláveis; e ao Performance Control, dispositivo responsável por comandar as rodas individualmente, possibilitando melhorar a dinâmica de condução do veículo.

Cardápio de inovações a favor do motorista

Tecnologia tem de sobra dentro do BMW X4. Ela está presente em meio as inovadoras técnicas de assistência à condução presentes na versão M40i, entre eles os sistemas Driving Assistant Plus com ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo), Parking Assistant Plus, Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Display Multifuncional e Head-up Display colorido.

O Driving Assistant Plus oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos, e da função Surround View (exclusivo para o M40i), que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação.

Por meio desta tela, também sensível ao toque, é possível explorar a área em volta do carro, girando a imagem com os dedos, permitindo uma melhor visualização de eventuais obstáculos e evitando, assim, colisões.

Ainda é possível observar o veículo da tela do smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App (exclusivo no M40i). Assim o proprietário pode localizar o carro, caso o perca de vista, bem como verificar o que ou quem está ao redor dele à distância.

Outro recurso importante é o Display Multifuncional, de 12,3 polegadas, que combina as informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

O pacote de tecnologias do SAC inclui ainda BMW Head-up Display colorido, que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, evitando que o motorista desvie a atenção do trânsito.

Somando-se ao seu elevado dinamismo e sofisticação, o novo BMW X4 é dotado de conectividade avançada. Ela agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional e BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet.

Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes, serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo X4 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infoentretenimento do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

Tecnologia de segurança

A tecnologia também está presente no quesito segurança. O pacote de inovações embarcadas no novo BMW X4 inclui sistemas de segurança de última geração, como o dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que é capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes.

A segurança também garantida pela presença de itens como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat.

No geral, a lista de equipamentos do BMW X4 continua repleta de itens voltados a proporcionar conforto e conveniência aos ocupantes. Confira, abaixo, as novidades e os conteúdos de cada versão.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?