BMW Z4 M40i 2020, mais uma estrela no Brasil

Quem aguardava para adquirir o BMW Z4 M40i, a versão top de linha da nova geração do roadster, já pode comprar o conversível alemão diretamente na rede de concessionárias autorizadas marca no País.

Carros
2 semanas atrás
BMW Z4 M40i 2020, mais uma estrela no Brasil

Autêntico herdeiro dos roadsters lendários da marca bávara, a terceira geração do BMW Z4 está inserida na tradição como um exemplar contemporâneo de um genuíno esportivo BMW, ressaltado por seus contornos harmoniosos, pelo desenho provocante e pela aptidão em assegurar um prazer inigualável ao dirigir – além da disponibilidade das mais avançadas tecnologias de assistência à condução e de conectividade existentes na atualidade.

“Design, performance e muita personalidade, este é o BMW Z4 que agora chega com a versão topo de linha para o cliente brasileiro”, ressalta Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil. “Esta chegada é parte da nossa ofensiva de mais de 10 lançamentos de veículos M no Brasil para os próximos meses, como forma de consolidar nossa liderança no mercado premium de automóveis do Brasil”, reforça o executivo.

Preço

O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro.

Produzido em Graz, na Áustria, o conversível esportivo é equipado com um potente motor de seis cilindros apto a entregar 340cv de potência e está disponível a partir de R$ 384.950.

A versão M40i é disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

Design externo

Mesmo ostentando as qualidades de um legítimo roadster BMW, entre os quais o perfil e o centro de gravidade rebaixados, a posição dos assentos mais próxima do assoalho e os balanços curtos, o novo Z4 se diferencia nitidamente de seu antecessor pelas proporções distintas, como a distância de entre eixos mais compacta e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, e que foram inteiramente remodelados.

A aplicação intensa das formas e uma variedade de detalhes exclusivos representam as características que definem o design exterior do novo BMW Z4. A combinação de linhas e um desenho claro das superfícies criam uma aparência de apelo esportivo muito distinta.

O para-choques dianteiro imponentemente esculpido e dotado de grandes entradas de ar, a grade de duplo rim – uma das identidades visuais da BMW –, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente.

A nova grade frontal combina desenho de favos de mel, inspirado em competições automobilísticas, com uma estrutura tridimensional, cujos elementos internos exibem um arranjo vertical e que remetem às tradicionais grades da marca.

Os faróis também trazem novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED Adaptativos e Assistente de Farol Alto de série.

O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo “clamshell” (“concha”), outra característica dos carros esportivos clássicos. As junções do capô se fundem com as linhas dos ombros que percorrem as laterais da carroceria até as lanternas traseiras.

Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.

Charme à parte, o teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. As proporções harmoniosas da carroceria refletem a perfeita distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), outra característica irretocável dos automóveis BMW.

O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m). A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 83 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,594 m), e com 27 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

Externamente, o modelo também traz como destaque o para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 19 polegadas.

Ambiente interno

Com um design centrado no motorista, com linhas que avançam como um impulso dinâmico e acabamentos exclusivos em determinadas áreas, o cockpit do novo BMW Z4 é a imagem do prazer de dirigir pura e intocada. Os detalhes de acabamento galvanizado contribuem para um ambiente sofisticado, enquanto a disposição claramente estruturada dos comandos concentra a atenção do motorista ainda mais na experiência ao volante.

Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 M40i exibe painel revestido em Sensatec com acabamentos em Alumínio Tetragon e assentos estofados com couro Vernasca em quatro diferentes combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto. Internamente, o pacote M Sport se faz presente com cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.

Além de ser um ícone de esportividade e prazer de dirigir, o novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à mobilidade premium inteligente, principalmente devido à presença do Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário.

A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Por meio do código de identificação do usuário (id), o sistema aprende as preferências dele e as armazena no sistema acionando-os para ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura, por exemplo.

Trata-se do copiloto ideal e particularmente essencial no dia a dia a bordo, respondendo a comandos para auxiliar o motorista com inúmeras tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade durante a viagem.

O caráter exclusivo do novo Z4 também pode ser notado graças à vasta diversidade de elementos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência.

As características de conforto e estilo exclusivo do novo roadster também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.

Outra tecnologia de destaque no Z4 é o BMW Live Cockpit Professional que engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.

Motor e transmissão

O novo BMW Z4 M40i é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 2.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 340cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 500Nm (de 1.600 a 4.500 rpm).

Esta unidade recebeu minuciosos aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS.

O sistema de injeção de alta precisão assegura uma dosagem de gasolina ideal, além de uma combustão particularmente limpa. Este sistema proporciona ainda um fluxo perfeito de combustível através das câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios.

O conjunto motriz do roadster está apto a levá-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 4,5 segundos, e ajudá-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).

A transmissão é a Steptronic Sport, de oito marchas, otimizada.
A versão mais recente apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

Sistemas de segurança

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios M Sport, a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais e laterais dianteiros –; e estepe de emergência.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?