BMW Z4, nas vitrines das concessionárias

Em abril deste ano ele já podia ser encomendado. Agora, já pode ser comprado. Estamos falando do novíssimo BMW Z4, um dos lançamentos do segmento premium nacional mais aguardados de 2019 que já pode ser adquirido diretamente na rede de concessionárias BMW do país.

Carros
1 ano atrás
BMW Z4, nas vitrines das concessionárias

Preço

O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro.

Destaque nos Salões de Paris e São Paulo, o conversível fabricado em Graz, na Áustria, é oferecido na versão sDrive30i M Sport, por R$ 309.950.

Roadster lendário

Herdeiro legítimo do design cativante e do consagrado prazer de dirigir dos roadsters lendários da marca bávara, o novo Z4 é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina, e 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm).

O conjunto mecânico leva o conversível do 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e faz com que ele atinja velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates, estilo shift-paddle.

A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações.

As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

Caráter exclusivo

O caráter exclusivo do novo Z4 também é notado pela presença de tecnologias inovadoras como o Intelligent Personal Assistant, que permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito em português.

Por dentro o conversível ainda conta com o BMW Live Cockpit Professional, que engloba Head-up Display colorido e duas telas digitais, de 12,3 polegadas e 10,25”; o Driving Assistant, cuja função é alertar o motorista sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, entre outras aplicações.

As novidades tecnológicas não param por a. Há ainda os sistemas Parking Assistant que auxiliam o motorista a realizar manobras de estacionamento com a máxima precisão e segurança; e o Reversing Assistant, que registram os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.

O teto de lona, de cor preta, é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h.

Design exterior

Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre elas a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novíssimo BMW Z4 se distingue facilmente de seu antecessor.

Isso foi possível, devido às proporções diferenciadas, como a distância de entre eixos mais compacta, e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.

O emprego apurado das formas e uma variedade de detalhes exclusivos representam as características que definem o design exterior do novo BMW Z4. O para-choques dianteiro imponentemente esculpido e dotado grandes entradas de ar, a grade de duplo rim, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente.

Os faróis também chegam com novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED de série.

O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo “concha”, outra característica dos carros esportivos clássicos. Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.

Um difusor de ar harmoniosamente integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em ‘L’, ajudam a dar à traseira do novo BMW Z4 uma aparência mais ampla e rente ao piso. O visual poderoso do spoiler traseiro é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente.

O teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h.

O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m).

A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,609 m), e com 54 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

Interior foca o motorista

O BMW Z4 foi feito com design centrado no motorista. Assim, traz linhas que avançam como um impulso dinâmico e acabamentos exclusivos em determinadas áreas. O cockpit do roadster é a imagem do prazer de dirigir pura e intocada.

Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 sDrive30i exibe painel revestido em Sensatec com acabamentos em Alumínio Tetragon e assentos estofados com couro Vernasca em quatro diferentes combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto. Internamente, o pacote M Sport se faz presente com cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.

Tradição em roadsters

A BMW é dona de uma notável tradição de roadsters. O BMW Z4, último integrante da família, estreou sua primeira geração em 2009, sendo renovada 4 anos depois. A versão atual acrescenta a um rico legado, uma autêntica representação moderna do conceito consagrado do genuíno roadster BMW evidenciado por suas proporções harmoniosas, pelo design excitante e pela capacidade de proporcionar um prazer inigualável ao volante.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?