Bongo, o utilitário de ‘peso’ da Kia Motors

Com o slogan “Nenhum outro carrega tanta versatilidade”, a Kia Motors comemora o número de 25 mil unidades produzidas do Bongo K2500, caminhão leve fabricado em Montevidéu, Uruguai, cuja planta foi inaugurada em agosto de 2010, com o objetivo de destinar 95% da produção ao mercado brasileiro e 5% ao uruguaio.

Carros
2 anos atrás
Bongo, o utilitário de ‘peso’ da Kia Motors

José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e também da planta no Uruguai, recorda que “embora sejam utilizados em várias aplicações de entregas de produtos e encomendas rápidas, os comerciais leves como o Bongo dependem da estabilidade da economia, sobretudo do varejo. Tudo indica que o mercado brasileiro deve retomar, este ano, taxas de crescimento de comerciais leves como o Bongo”.

A linha final de produção do Kia Bongo conta com doze estações de trabalho, além da cabine de pintura e da linha de solda da cabine. O powertrain é importado da Coreia do Sul, as demais partes e componentes são produzidos no Brasil, Argentina e no Uruguai, este com maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul.

Preço e detalhes

Em versão única, o Bongo no Brasil é oferecido no modelo 4×2 Cabine Simples + Direção Hidráulico + Rodeiro Simples, sem Carroçaria.

Bongo K.788 – R$ 86.990,00

Ágil, prático e econômico, o Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário. Nos grandes centros urbanos do país, como São Paulo, por exemplo, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo possui a considerável vantagem de poder circular por ser um VUC, Veículo Urbano de Carga.

O Bongo, modelo 2019, traz motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler com potência de 130,5 cv a 3.800 rpm, transmissão manual de seis velocidades que oferece maior eficiência e durabilidade do combustível, além de mudanças de marcha mais suaves, resultando em uma condução aprimorada e rodas aro 15’’.

O utilitário tem larga aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. A capacidade de carga no chassi é de 1.812 kg. Outro atributo que destaca o Kia Bongo entre seus concorrentes é a garantia de 3 anos ou 100 mil km.

Ainda segundo Gandini, o Kia Bongo será muito importante este ano para a Kia Motors do Brasil, “já que apostamos na retomada da economia brasileira. E o varejo deve ser um dos primeiros setores a mostrar sinais de crescimento, onde os comerciais leves têm papel relevante. Entendemos que o Bongo possa representar este ano 25% do total projetado de 15 mil unidades”, finaliza.

Pronto para todas as situações

Com capacidade para 3 ocupantes, o Bongo foi projetado para rodar em estradas e centros urbanos, com maior agilidade e desempenho.

Quem busca um utilitário para trabalho, vale lembrar que Para conduzi-lo, basta habilitação categoria B, diferente de outro veículos que exigem categorias específicas na CNH, Carteira Nacional de Habilitação.

A grade dianteira do Bongo apresenta a assinatura familiar da Kia, além de detalhes cromados que transmitem um toque sutil de luxo.
Painel frontal aberto

O Bongo oferece fácil acesso aos reservatórios e ao macaco, proporcionando mais facilidade e rapidez às manutenções e a eventuais trocas de pneu, comum de ocorrer, afinal estamos falando de um veículo utilizado para o trabalho.

Segurança reforçada

Para garantir a segurança do motorista e ocupantes, o VUC da Kia vem equipado com air bag frontal duplo, barras de proteção contra impactos laterais e proteção estrutural da cabine em “T” contra impacto frontal. Tudo para reforçar a segurança a bordo do Bongo.

O utilitário conta ainda com freios a disco ventilados e a tambor na traseira, com ABS e EBD. A tecnologia ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas e mantém o controle do motorista sobre a trajetória com o maior poder de frenagem possível. Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) dosa a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema e permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo em caso de frenagens feitas em curvas.

Itens de série

  • Acendedor de cigarros
  • Alça de acesso à cabine
  • Aviso sonoro de chave no contato e porta aberta
  • Banco do motorista com ajuste manual
  • Chave simples
  • Chave tipo canivete com abertura e travamento das portas à distância
  • Console central com descansa-braço rebatível e porta-objetos com 2 porta-copos
  • Conta-giros
  • Duplo porta-objetos na tampa do porta-luvas
  • Encostos de cabeça com ajuste de altura
  • Freio de estacionamento com acionamento manual no console central
  • Luz interna com efeito fade-out
  • Odômetro digital com medições parciais A e B
  • Painel dianteiro com detalhes na cor cinza
  • Porta-objetos e porta-garrafas nas portas
  • Preparação para o sistema de som com 2 alto-falantes
  • Relógio digital no conjunto de mostradores
  • Revestimento do assoalho em carpete
  • Revestimento dos bancos em vinil
  • Ventilação forçada com recirculação e 4 velocidades
  • Vidros com comando elétrico nas portas
  • Antena do rádio na coluna “A”
  • Esguicho do lavador do para-brisa incorporado ao braço do limpador
  • Faróis com lâmpadas halógenas e lentes de policarbonato
  • Filtro de ar com admissão tipo Snorkel
  • Grade dianteira com detalhe cromado
  • Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável
  • Para-choque dianteiro na cor do veículo
  • Retrovisores externos bipartidos com espelho convexo complementar
  • Rodas de aço aro 15” (rodeiro simples) com pneus 195/70
  • Acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire
  • Air bag frontal duplo
  • Barras de proteção contra impactos laterais
  • Cintos de segurança de 3 pontos para motorista e passageiro (central tipo subabdominal)
  • Direção hidráulica progressiva
  • Embreagem com acionamento hidráulico
  • Freios a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD
  • Freios traseiros com válvula proporcionadora sensível a carga – LSPV
  • Proteção estrutural da cabine em “T” contra impacto frontal
  • Sistema de proteção contra descarga da bateria
  • Sistema imobilizador de ignição

Ficha técnica

Versão: rodeiro simples
Motor: d4cb 2.5 l turbodiesel intercooler
Motor tipo: 4 cilindros em linha
Sistema de alimentação: common-rail
Cilindrada (cm³): 2.497
Altura mínima do solo (mm): 203
Altura mínima da plataforma de carga (ao solo) (mm): 844
Número de ocupantes: 3
Volume do tanque de combustível (l): 60
Chassi e carroceria: longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “c”), travessas tubulares, cabine e carroceria em chapa de aço estampado
Comprimento (mm): 4.825
Largura (mm): 1.740
Altura (mm): 1.995
Distância entre-eixos (mm): 2.415
Bitola (dianteira / traseira) (mm): 1.490 / 1.460
Balanço traseiro: 1.205
Peso em ordem de marcha (kg): 1.862
Capacidade carga (com carroceria) (kg): 1.530
Capacidade de carga no chassi (sem carroceria) (kg): 1.812
Peso bruto total (kg): 3.392
P.B.T por eixo (dianteiro / traseiro) (kg): 1.352 / 2.040
C.M.T (kg): 3.892

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

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