Camry, o ‘compridão’ da Toyota

O Camry, conhecido como sedan comprido da Toyota, faz suceso entre aqueles que buscam um veículo com muito espaço, conforto e tecnologia a bordo. A oitava geração que chegou ao mercado nacional no primeiro trimestre deste ano ganhou uma personalidade com maior apelo emocional devido a um primoroso visual, marcado por linhas mais modernas, itens de série adicionais, motorização mais potente e uma nova transmissão.

Carros
2 anos atrás
Camry, o ‘compridão’ da Toyota

A novo modelo se destaca pelo design arrojado e esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18’’. Na parte mecânica, o novo Camry aprimorou a potência e passa a oferecer 310 cv. Aliada à transmissão automática de oito velocidades, o conjunto entre motor e câmbio forma sintonia fina e contribui para uma excelente dinâmica de condução.

Construído sobre a Arquitetura Global da Toyota, o novo Camry personifica os adjetivos que consagraram o sucesso do sedã nos mais de 100 mercados onde é vendido, com base nos pilares do DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade. Pedidos do modelo já podem ser realizados nas 242 concessionárias Toyota de todo o Brasil.

Preço e detalhes da versão única

A oitava geração do Camry é vendida em versão única e custa R$ 206.200,00.

O sedan é o terceiro veículo da Toyota a ser desenvolvido sobre essa nova arquitetura da fabricante, além de C-HR e Prius, este último também comercializado no Brasil. Com essa base, o novo Camry obteve aumento em sua rigidez torcional na ordem de 30% em relação ao modelo atual. Tamanho avanço possibilitou ganhos expressivos em estabilidade, controle direcional e, consequentemente, redução de ruídos e vibrações dentro da cabine.

O silêncio a bordo é fruto do revestimento reforçado para isolamento acústico no capô, assoalho e em pontos da estrutura do sedã, onde foi possível aumentar sua espessura. Dentro do capô, o Camry 2018 recebeu um novo suporte de motor de quatro pontos a fim de reduzir ainda mais o nível de vibração no habitáculo.

O uso de aço de alta resistência contribuiu para melhor absorção das forças de impacto em caso de colisão frontal e dispersa a energia da colisão para evitar a deformação da área dos ocupantes.

Resultado da incorporação da plataforma TNGA, ocupantes do banco traseiro do Camry podem desfrutar de excelente espaço interno. O sedã ficou 35 mm mais comprido, 15 mm mais largo e com entre eixos 50 mm maior. O modelo ainda moveu seu centro de gravidade para uma posição mais baixa, ficando 25 mm mais próximo do solo. A altura do banco do motorista, reduzida em 22 mm e recuada em 49 mm, e o capô rebaixado em 40 mm, também contribuíram para oferecer dinâmica de condução mais esportiva e emocionante.

Assim como a altura do capô, o painel também está em uma posição mais rebaixada, possibilitando uma ergonomia confortável com maior espaço para as pernas e ampla visibilidade. Em comparação com o modelo antigo, o console central é cerca de 30 mm mais largo e 40 mm mais alto.

Design externo traz nova proposta

O projeto da nova geração do Camry traz uma nova proposta ao segmento de sedãs grandes. No design, o modelo combina aspectos emocionais de estilo com linhas mais agressivas, projetadas de forma a aprimorar o seu desempenho aerodinâmico.

A atual estrutura dos para-lamas, mais largos e expressivos, possui contornos ainda mais destacados. Passando à área frontal, a grade, de formato fino, parte dos faróis e abre-se como uma fenda até o centro, ampliando sua abertura para enfatizar o emblema Toyota.
Na parte inferior, a grade dianteira foi tracejada em formato trapezoidal. Ela se encaixa harmoniosamente até as laterais do para-choque, realçando a posição dos pneus e o aspecto ágil do novo Camry.

O capô mais baixo, a borda do para-choque e as barras horizontais de dentro da grade inferior expressam uma aparência mais larga ao modelo, o que deixou o sedã com ar mais esportivo e imponente.

As colunas do novo modelo possibilitam que suas linhas fluam em direção à parte traseira. A queda na linha do teto, a partir da coluna C para a parte traseira, complementa o desenho marcado da silhueta da cabine, sem prejudicar o espaço dos ocupantes do banco traseiro.
A aparência arrojada do novo Camry é ressaltada pelo escapamento duplo com ponteiras cromadas e pela inclusão de uma nova borda na parte inferior do para-choque, com uma barra horizontal.

O conjunto óptico também recebeu melhorias com luzes diurnas de LED e faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

Com essas mudanças, o Camry melhorou sua performance. O formato do capô rebaixado foi moldado para otimizar o fluxo de ar para a parte traseira do veículo, acompanhando a lógica de desenvolvimento de todo o desenho da cabine.

Com o centro de gravidade mais baixo, a silhueta do Camry mostra linhas mais definidas, sendo que vincos mais robustos foram criados na traseira e no capô do veículo, enquanto motor e layout dos assentos seguiram o posicionamento da nova estrutura. Toda a reestruturação resulta em excelente desempenho aerodinâmico para o sedã.

O para-choque traseiro recebeu um tratamento em combinação com as lanternas a fim de melhorar o fluxo de ar na parte de trás do veículo, também resultando em melhor rendimento aerodinâmico.

Design interno ganhou novo patamar

O interior do novo Camry foi projetado para redefinir e elevar a um patamar superior a percepção e experiência de conforto que um verdadeiro sedã oferece aos seus ocupantes, em um ambiente altamente elegante. A qualidade construtiva do modelo 2018 remete a um padrão verdadeiramente premium, encontrado somente em segmentos específicos de luxo.

O painel de instrumentos do sedan possui iluminação em LED. A área une o sistema de áudio e controles de temperatura em uma disposição integrada, visando uma aparência mais limpa e unificada. Todos os botões, compostos por materiais sofisticados, foram redesenhados para melhorar a aparência e funcionalidade.

A região é contornada e dividida por linhas e curvaturas expressivas que conferem uma sensação de amplitude, conforto e sofisticação ao modelo, favorecendo uma operação totalmente intuitiva.

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto. O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, com molas reconfiguradas para causar menos estresse na parte inferior das costas dos ocupantes.

Motorização, desempenho, transmissão e suspensão

Mesmo sendo um ‘grandalhão, o novo Carmy está mais potente e com melhores níveis de eficiência de combustível. Os engenheiros da Toyota equiparam a oitava geração com motorização V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão, projetado para garantir uma alta produção de torque em todas as velocidades, e VVT-i para o escape.

O uso do ciclo Atkinson também possibilita melhora na economia de combustível sem sacrificar o desempenho ou a capacidade de inicialização do motor em diferentes temperaturas. De acordo com o INMETRO, o sedã apresenta dados de consumo de 8,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada.

A oitava geração do Camry recebeu ainda nova transmissão automática de oito velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio, quando comparado à transmissão automática de 6 velocidades, e uma sensação de direção mais direta.

Outras características dessa transmissão incluem nova lógica de controle para transições mais suaves e uma correspondência mais precisa do torque do motor.

Os sistemas de suspensão dianteiro do tipo MacPherson e traseiro do tipo Double Wishbone receberam adaptações que garantem estabilidade superior e maior confiança do motorista em curvas, além de oferecer qualidade de rodagem realmente premium por meio de maior absorção de imperfeições e vibrações durante a condução.

Ambos os sistemas de suspensão dianteira e traseira utilizam amortecedores recém-desenvolvidos, ajustados para fornecer o equilíbrio ideal entre força e amortecimento – para manipulação dinâmica e estabilidade – com conforto de condução exemplar.

Conforto e conveniência a bordo

A nova geração do Camry está repleta de itens que elevam a conveniência e conforto dos ocupantes a bordo. A começar pelo novo sistema multimídia com nova tela LCD de 8’’, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth® e seis alto falantes. Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional de três raios do novo Camry possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7’’.

O Camry tem ainda indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.

O sedã conta com ar condicionado de três zonas, um diferencial em seu segmento, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros. O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

Os passageiros dos bancos traseiros desfrutam de total conforto. O modelo possui um novo apoio central para braços, com superfície aumentada em aproximadamente 20%, equipado com novo painel de controle touch para acesso e regulagem de ar condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira. Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.

O espelho retrovisor interno possui função antiofuscante e os externos são eletrorretráteis com indicação de direção em LED e sistema de aquecimento. O vidro traseiro possui função de desembaçador com temporizador.

Para maior comodidade, as portas dianteiras e traseiras possuem porta-copos e objetos, iluminação interna para porta-luvas e painel de instrumentos (em LED), porta-malas e cabine, além de luzes de leitura individual traseiras e dianteiras também em LED, equipadas com sistema Down Light.

Segurança aprimorada

O fator segurança também foi aprimorado na oitava geração do Camry. O sedã ganhou freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.

A nova geração do Camry é equipada com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força. A função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros.

O modelo é equipado ainda com ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil, limpador de para-brisa intermitente com sensor de chuva e aviso sonoro para faróis acesos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?