Chevrolet Equinox 2019, um esportivo completo e de luxo

Desde seu lançamento em 2017, o Equinox chama atenção nas concessionárias Chevrolet no Brasil. Não à toa, ele é o SUV de maior sucesso da marca no mundo.

Carros
2 anos atrás
Chevrolet Equinox 2019, um esportivo completo e de luxo

Referência da categoria, o veículo agrega elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico realmente poderoso, composto por um motor 2.0 turbo de duplo fluxo de 262 cavalos que trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral.

O SUV conta com conteúdo inédito e acabamento premium, que pode ser vista na versão Premier, a mais sofisticada da linha global da Chevrolet. Ela é caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série.

A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.

Em meio a tanta inovação, o Equinox ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: um sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.

Outra característica marcante do carro está na performance e no comportamento dinâmico similar ao de modelos com apelo esportivo. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade.

Juntamente a isso, o veículo possui sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.

Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.

Preços e versões da Equinox 2019

O SUV pode ser comprado em duas versões. Confira os valores e o que cada uma oferece de série:

Equinox LT – R$ 137.990,00
Esse modelo chega para renovar os conceitos de tecnologia, conforto e performance. O carro possui equipamentos exclusivos projetados como ar condicionado dual zone com saídas para os bancos traseiros, GPS com mapas 3D, controle de estabilidade e tração.

Tem sistema de redução de ruído externo, partida sem chave, sistema stop/start e, além de tudo isso, possui transmissão automática de 9marchas, com a opção de troca manual Active Select e o exclusivo sistema OnStar.

Equinox Premier – R$ 157.990,00
Essa versão chega com equipamentos de ponta. Além de diversos itens presentes na versão LT, o Equinox Premier conta com frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa, banco do motorista com alerta de segurança e regulagem inteligente, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sensor de movimento.

Tem teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium com alto-faltantes Bose, alerta de colisão frontal e trafego cruzado, assistente de estacionamento semi-automático, faróis de LED inteligentes de alta intensidade e assistente de descida e aclive. Tudo isso em um carro leve dinâmico e moderno.

Um SUV com design atlético e refinado

Com design atlético, robusto e refinado, o Equinox sobressai em meio a utilitários esportivos existentes no mercado. Assim, oferece conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura.

A parte externa da carroceria traz elementos característicos dos novos produtos globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade que transmite força e modernidade ao conjunto.

O desenho do capô esculpido nas extremidades mostra que ali debaixo está um potente motor turbo. Nas laterais, além da muscularidade escultural, vincos curvilíneos criam um interessante efeito de luz e sombra, que harmonizam com as grandes rodas de alumínio aro 19.

Na traseira, as linhas horizontais e contemporâneas reforçam o foco na execução precisa. O aerofólio semelha flutuar sobre o vidro que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem para transmitir, ao mesmo tempo, amplitude, dinamismo e leveza. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto, confirmando seu aspecto esportivo.

Versão Premier é de arrancar suspiros

A versão de acabamento Premier chegou ao Brasil recentemente. Ela é caracterizada pela ampla utilização de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo.

Os bancos de figurino elegante são revestidos com material e acabamento especiais, como couro perfurado e costuras duplas. O painel também segue o mesmo requinte de execução.

Os dois tons aplicados no interior do veículo, Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray, destacam as formas e superfícies principais. Além do visual elegante, os materiais utilizados foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir alta durabilidade e facilidade da manutenção.

Espaços foram maximizados pela Chevrolet

O espaço interno do Equinox faz dele especial. São característica que os projetistas perseguiram desde os primeiros esboços, tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O console central foi otimizado e acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que extende o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás.

O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.

Tem ainda um porta-malas com porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga. Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Itens de segurança que só o Equinox oferece

Para evitar acidente, o carro pode intervir de forma autônoma. Isso é possível devido a extensa lista de itens de segurança. Traz desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um sistema possível de aviso automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.

Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança que oferece ao motorista estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.

O banco do motorista com alerta tátil de segurança é outro diferencial. Caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente.

O SUV vem ainda com alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento, alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro e sensores no para-choque traseiro capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular.

Completa a lista de atributos de segurança, os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar, detalhados mais abaixo.

Conectividade total do Equinox

Ninguém pode negar que a Chevrolet dispõe de tecnologias inovadoras de conectividade. A marca agrega ao Equinox o que há de mais avançado no mercado brasileiro.

O SUV vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do carro.

Além da função de telefonia, é possível interagir com determinados aplicativos através da tela do veículo ou pelo sistema de comando de voz a fim de evitar distrações. Entre os aplicativos compatíveis estão os de música, como Spotify, de mensagens de texto, como o WatsApp, e de navegação, como o Waze e Google Maps.

Diferente de outros veículos da montadora, O Equinox tem também o exclusivo sistema de telemática avançada OnStar, que consiste num canal direto entre o automóvel e uma central de atendimento 24h que oferece serviços de comodidade, segurança, emergência, monitoramento e concierge.

Os serviços vão desde o envio automático de resgate em acidentes até o auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo. O contato com a central de atendimento pode ser feito por meio de um botão no painel.

Por meio deste aplicativo o usuário também consegue travar e destravar as portas, acionar luzes e buzinas, configurar alertas de segurança (como para valet, de velocidade e de movimento), monitorar remotamente o deslocamento do veículo quando utilizado por um terceiro e solicitar socorro mecânico e elétrico.

Motor e potência do esportivo Equinox

O Equinox vem equipado por um motor 2.0 com injeção direta de gasolina. O conjunto entrega uma potência de 252cv, com torque máximo de 36kgfm. Ele é acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas, que permite trocas manuais pelas borboletas atrás do volante e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A tração é 4×4.

Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade.

Apesar da força formidável e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.

O Equinox conta com três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

Confira a lista de equipamentos de conforto e de conveniência

Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
Controles de áudio e telefonia no volante
Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
Chave presencial eletrônica
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
Controlador de velocidade de cruzeiro
Direção elétrica progressiva
Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Freio de estacionamento elétrico
Partida sem chave
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium

Ficha técnica do Equinox

Motor: Tipo 4cyl / Gasolina / 16V
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas total DOHC: 4 válvulas por cilindro
Taxa de compressão: 9.5 : 1
Injeção eletrônica de combustível: Injeção Direta
Potência Máxima Líquida: 262 cv @ 5500 rpm
Torque Máximo Líquido: 37 kgfm @ 4500 rpm
Transmissão: Automática 9 velocidades com opção Active Select
Tipo Tração: 4×2 / AWD

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?