Chevrolet Prisma 2019, sofisticação e elegância à toda prova

O Prisma 2019, sedã mais vendido do mercado brasileiro, se reforça nos quesitos mais valorizados pelo consumidor para ficar ainda mais completo e atrativo em relação a aparência, comodidade e segurança. Assim, a nova linha do Chevrolet traz novidades que abrangem inicialmente as versões LT (1.4 MT6/AT6), Advantage (1.4 AT6) e LTZ (1.4 MT6/AT6).

Carros
2 anos atrás
Chevrolet Prisma 2019, sofisticação e elegância à toda prova

Sofisticação foi implantada na configuração topo de gama LTZ. Por fora, há novos acabamentos, em preto brilhante, para as rodas de liga leve e os adesivos de coluna, enquanto os faróis passam a contar com lâmpadas do tipo Blue Vision.

No interior, a novidade fica por conta dos revestimentos premium dos bancos, que criam um ambiente mais tecnológico e aconchegante ao sedã da Chevrolet.

O modelo se destaca pela conectividade total, com o MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática total OnStar, que permite, entre outros serviços, comandar diversas funções do veículo pelo smartphone.

Válido para as demais versões do Novo Prisma estão a iluminação True White do painel de instrumentos e o assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos.

Novas chaves multifuncional tipo canivete e opção de cor Azul Infinity para a carroceria também fazem parte do pacote de novidades da linha 2019 do Prisma.

Preços e versões do Prisma

Os valores mencionados são dos carros com equipamento oferecidos pela fabricante. Como é possível adicionar opcionais, o preço final pode ser alterado.

Prisma Joy – R$ 48.390,00
O novo Prisma Joy vai surpreender você: motor 1.0L de 80 cv, porta-malas de 500 Litros, freios ABS e EBD (Sistema de Distribuição de Frenagem).

LT 1.4 – R$ 59.290,00
O sedan com cara de esportivo da Chevrolet vai surpreender você. Na sua versão LT 1.4 o novo Prisma apresenta motor 1.4L de 106 cv, volante com controle das funções do rádio e do telefone, Chevrolet MyLink Nova Geração e OnStar.

Advantage – R$ 59.990,00
Chegou o novo Prisma Advantage com motor 1.4. Uma versão com design exclusivo, câmbio automático Active Select de 6 velocidades com opção de troca manual e rodas aro 15” com calotas escurecidas.

LTZ 1.4 – R$ 64.290,00
Além do motor 1.4L de 106 cv, o novo Prisma LTZ 1.4 já vem equipado com luz de posição em LED, faróis de neblina, Chevrolet MyLink Nova Geração e a tecnologia exclusiva do OnStar.

Os modelos LT e Advantage ficam igualmente mais sofisticados. Os materiais e capricho dos detalhes, criando uma sensação no usuário que ele não costuma ter em configurações de entrada da concorrência, impressionam.

Tanto o Prisma LT como o Advantage adicinam bancos com revestimento híbrido que combina material premium e tecido, com destaque para o gráfico estilizado em alto relevo.

A versão de entrada, aliás, foi a que mais ganhou conteúdo, como rodas de liga leve aro 15, moldura cromada da grade frontal, retrovisores elétricos, computador de bordo e câmera de ré na tela do Multimídia MyLink – itens até então disponíveis apenas na configuração mais completa.

Independentemente do modelo, o Prisma já oferecia uma lista completa de itens de comodidade e segurança, como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, bancos e cinto do motorista com regulagem de altura.

Ele vem com travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.

“O Prisma sempre ditou tendências na categoria. A linha 2019 do modelo reforça os quesitos mais valorizados pelo consumidor com elementos que realmente agregam valor na percepção do usuário”, observa Kleusner Lopes, diretor de Vendas da GM.

O Prisma se destaca também pelo desempenho e eficiência energética acima da média do segmento tanto na configuração 1.4 ECO (até 106 cv) manual como na automática, ambas de seis marchas.

Desempenho e eficiência

O Prisma se destaca também pelo desempenho e eficiência energética acima da média do segmento tanto na configuração 1.4 ECO (até 106 cv) manual como na automática, ambas de seis marchas.

O consumo do modelo 1.4 manual tem o seguinte resultado:
Na estrada com gasolina ele faz 15,4km/L e 10,7km/L com etanol. Na cidade, considerando a sequência de combustíveis, o Prisma chega a 12,9km/L e 8,8km/L, respectivamente.

Porta-malas que faz a diferença

O porta-malas do Prisma continua sendo um diferencial. Ele tem 500 litros e permite levar de tudo, sendo ideal para viagens e grandes famílias. O Prisma vem com rodas de alumínio aro 15″, luz de posição em LED e sensor de estacionamento, além de direção elétrica progressiva.

O espaço para os passageiros também agrada. O modelo oferece bancos com revestimento premium, regulagem de altura, distância e inclinação para o motorista.

Detalhes que só o Prisma

Com 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre eixos, o Chevrolet Prisma tem um estilo atualizado bem interessante, oferecendo um bom porta-malas com 500 litros de capacidade, assim como peso baixo, variando de 1.035 kg até 1.085 kg, tendo ainda tanque de 54 litros.

“É um carro muito bom para carregar muitas bagagens durante uma viagem de família. Como temos dois filhos e quase sempre levamos sobrinhos em nossos passeios, o Prisma sempre foi uma excelente opção para nós. Temos uma versão mais antiga e pretendemos agora trocar pela nova, embora o preço seja um pouco assustador. Mas vamos encaixar em nosso orçamento em breve”, falou Ana Paula Silveira.

A frente é baixa e recebe faróis monoparabola com opção de LEDs diurnos, grade dividida com logotipo da Chevrolet, detalhes cromados, para-choque com grandes ressaltos nas laterais e faróis de neblina circulares.

O Chevrolet Prisma 2018 conta com vincos bem pronunciados sobre as saias de rodas, bem como boa área envidraçada e colunas reforçadas. As rodas de liga leve aro 15 polegadas têm desenho harmônico e os pneus 185/65 R15 dispõe de sensores para medição de pressão. Eles também são de baixa resistência à rolagem.

Na traseira, essa nova versão apresenta lanternas compactas e redesenhas com iluminação eficiente, bem como tampa do porta-malas com defletor de ar natural. O para-choque tem refletores noturnos, bem como câmera de ré e suporte para placa.

Seguindo a linha do Onix 2018, o Prisma agora dispõe da cor “Azul Imperial” metálica, que tem preço de R$ 1.400 e está disponível para as versões LT e LTZ.

Outra novidade fica por conta dos logotipos na tampa do porta-malas, sendo que o nome do modelo agora se posiciona no lado esquerdo e o nome da versão, no lado direito.

Há também a luz de neblina traseira, de série nas versões LT e LTZ.

O seu câmbio automático passou por um sistema diferente de calibragem e a montadora inclui as chamadas rodas verdes. Vale dizer que outro ponto para que o carro ficasse mais leve é que o seu câmbio passou a ser de seis marchas e também manual.

Os motores ganharam aperfeiçoamentos no comando de válvulas, novos pistões, bielas, virabrequim com nova usinagem em aço fundido, anéis de pistão redesenhados, óleo lubrificante menos espesso, bem como modificações nos coletores e ajuste da eletrônica da ECU.

Líder de vendas no Brasil

Líder de vendas em seu segmento, o Chevrolet Prisma ampliou tanto sua participação que conseguiu reduzir a relevância de carros importantes.

Além disso, foi o único sedã compacto que ainda não sofreu com as chegadas dos recém-lançados Cronos, da Fiat, e Virtus, da Volkswagen.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Prisma somou 16.368 emplacamentos. Na mesma pegada do Onix, obteve mais que a soma das vendas de segundo e terceiro colocados do segmento juntos.

Quem acompanha avaliações e demais notícias automotivas, entende que o carro continua liderando as vendas, mas crítica a falta de equipamentos, se levado em consideração o valor praticado pela Chevrolet.

Pontos positivos e negativos

A direção leve e consistente com ótimo ajuste do volante, permite a pilotagem de forma tranquila e segura.

O sistema de som merece nota dez em razão da alta qualidade.

O interior tem acabamento bastante refinado e agradável.

Em rodovias, o consumo baixo de combustível na versão 1.4 com câmbio automático, se destaca.

A princípio, a montadora identificou problemas nos bancos e também nas válvulas, tanto na de escape quanto na de admissão.

Nas versões com câmbio automatizado é perceptivo pequenos solavancos nas mudanças de velocidades.

Em áreas urbanas, o alto consumo de combustível na versão 1.4 com câmbio automático ainda é um problema.

Confira os itens de série do Prisma

Joy
Motor: 1.0
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual de 5 marchas
Aceleração: 12,6
Potência: 78 cv (g) / 80 cv (e) – 6400 rpm
Torque: 9,5 mkgf (g) / 9,8 mkgf (e) – 5.200 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.275 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.477 mm
Distância entre eixos: 2,528 mm
Peso: 1.028 kg
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus: 185/70 r14
Tanque de Combustível: 54 l

LT 1.4
Motor: 1.4
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual e Automático de 6 marchas
Aceleração: 12,4
Potência: 98 cv (g) / 106 cv (e) – 6000 rpm
Torque: 13 mkgf (g) / 13,9 mkgf (e) – 4.800 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.282 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.478 mm
Distância entre eixos: 2.528 mm
Peso: 1.048 kg a 1080
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus; 185/65 R15
Tanque de Combustível: 54 l

LTZ 1.4
Motor: 1.4
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual e Automático de 6 marchas
Aceleração: 12,4
Potência: 98 cv (g) / 106 cv (e) – 6000 rpm
Torque: 13 mkgf (g) / 13,9 mkgf (e) – 4.800 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.282 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.478 mm
Distância entre eixos: 2.528 mm
Peso: 1.054 kg a 1085
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus: 185/65 R15
Tanque de Combustível: 54 l

Advantage
Comprimento (mm): 4,282
Largura (mm): 1,705
Largura Total – espelho a espelho (mm): 1,964
Altura (mm): 1,478
Distância entre eixos (mm): 2,528
Tanque de combustível (litros): 54
Pneus: 185/70 r14
Porta-malas (litros): 500
Motorização: 1.4
Combustível: Álcool/ Gasolina
Potência (cv): 106/98
Velocidade Máxima: (km/h) 180
Tempo 0-100 (s) 10,1
Consumo cidade (km/l): 8,8/12,9
Consumo estrada (km/l): 10,7/15,4
Câmbio: automático com modo manual de 6 marchas.

Ficha técnica do Prisma

Comprimento (mm): 4,282
Largura (mm): 1,705
Largura Total – espelho a espelho (mm): 1,964
Altura (mm): 1,478
Distância entre eixos (mm): 2,528
Tanque de combustível (litros): 54
Porta-malas (litros): 500

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?