Chevrolet Prisma, o sedã queridinho e líder de vendas

O sedan Prisma, fabricado pela Chevrolet do Brasil, teve sua primeira versão revelada em 2006. A primeira geração foi derivada do Celta, sucesso de vendas por ser um carro bonito por fora e potente.

Carros
2 anos atrás
Chevrolet Prisma, o sedã queridinho e líder de vendas

Em 2013, a montadora renovou o carro e lançou a segunda variante que prevalece até os dias de hoje. A base utilizada foi a do Chevrolet Onix, líder de vendas nos últimos anos no país.

Versões e preços

Atualmente são comercializadas três versões do Prisma pela rede Chevrolet. Confira detalhes e preço de cada uma delas.

Joy
A versão mais em conta é a de motor 1.0, chamada Eco Joy: ela fica por R$ 47.790 e não é automática.

Nessa configuração, o carro vem equipado com airbag duplo, alarme antifurto, aviso sonoro para cinto de segurança do motorista, brake light.

Os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura e traseiros de 3 pontos, freios ABS e frenagem EBD, monitoramento de pressão de pneus e trava e vidro elétrico.

A versão Joy 1.0 ainda tem a carroceria da versão anterior, sem novos faróis e novas lanternas traseiras. O carro também não vem com rádio ou qualquer outro item de conforto.

O aplicativo OnStar está presente, mas as funcionalidades são todas agregadas ao aparelho móvel, desde que conectado ao veículo.

LT 1.4
O sedan com cara de esportivo da Chevrolet na versão LT apresenta motor 1.4L de 106 cv, volante com controle das funções do rádio e do telefone, Chevrolet MyLink Nova Geração e OnStar.

Ele traz ainda Multimídia tela sensível ao toque de 7 polegadas, Android Auto (Google Maps e Waze) e Apple CarPlay, rádio AM/FM, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas integrais, fechamento e abertura automática pela chave canivete, espelhos retrovisores externos na cor do carro, faróis com máscara negra, abertura do porta malas por controle remoto, grade frontal com detalhes em prata.

Tem maçanetas externas na cor do carro, maçanetas internas cromadas, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros elétricos one touch e anti esmagamento, volante multifuncional e banco do motorista com regulagem de altura.

Essa versão pode ser comprada a partir de R$ 57.550.

Advantage
A linha Advantage também com motor 1.4, é uma versão com design exclusivo, câmbio automático Active Select de 6 velocidades com opção de troca manual e rodas aro 15” com calotas escurecidas.

O carro se completa com ar condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios com ABS e EBD, alarme anti-furto, monitoramento de pressão de pneus, para-choques pintados na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, banco traseiro rebatível, trava elétrica nas quatro portas, vidro elétricos nas portas dianteiras.

Tem preparação para instalação de rádio, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos one touch e anti esmagamento, fechamento e abertura automática pela chave canivete, grade frontal com detalhes em prata, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas integrais escurecidas, retrovisores em preto brilhante, colunas B em preto brilhante e banco do motorista com regulagem de altura.

Para ter esse carro, o consumidor terá de desembolsar R$ 59.090.

LTZ 1.4
O modelo LTZ 1.4, além do motor 1.4L de 106 cv, o novo Prisma já vem equipado com luz de posição em LED, faróis de neblina, Chevrolet MyLink Nova Geração e a tecnologia exclusiva do OnStar.

Além dos itens do LT, mais lanternas de neblina, rodas de alumínio aro 15 polegadas, volante com revestimento premium, espelhos retrovisores elétricos na cor da carroceria, câmera de ré, faróis com detalhes cromados e LEDs diurnos, grade com detalhes cromados, computador de bordo, vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, bancos de tecido com revestimento premium.

O carro pode ser comprado ainda com transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas e controle de cruzeiro com comandos no volante.

Essa versão está a venda à partir de R$ 63.550.

Em todos os casos, é possível incluir opcionais, escolher a cor e outros acessórios, mudando assim o valor final do veículo.

Detalhes

Com 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre eixos, o Chevrolet Prisma tem um estilo atualizado bem interessante, oferecendo um bom porta-malas com 500 litros de capacidade, assim como peso baixo, variando de 1.035 kg até 1.085 kg, tendo ainda tanque de 54 litros.

“É um carro muito bom para carregar muitas bagagens durante uma viagem de família. Como temos dois filhos e quase sempre levamos sobrinhos em nossos passeios, o Prisma sempre foi uma excelente opção para nós. Temos uma versão mais antiga e pretendemos agora trocar pela nova, embora o preço seja um pouco assustador. Mas vamos encaixar em nosso orçamento em breve”, falou Ana Paula Silveira.

A frente é baixa e recebe faróis monoparabola com opção de LEDs diurnos, grade dividida com logotipo da Chevrolet, detalhes cromados, para-choque com grandes ressaltos nas laterais e faróis de neblina circulares.

O Chevrolet Prisma 2018 conta com vincos bem pronunciados sobre as saias de rodas, bem como boa área envidraçada e colunas reforçadas.

As rodas de liga leve aro 15 polegadas têm desenho harmônico e os pneus 185/65 R15 dispõe de sensores para medição de pressão. Eles também são de baixa resistência à rolagem.

Na traseira, essa nova versão apresenta lanternas compactas e redesenhas com iluminação eficiente, bem como tampa do porta-malas com defletor de ar natural. O para-choque tem refletores noturnos, bem como câmera de ré e suporte para placa.

Seguindo a linha do Onix 2018, o Prisma agora dispõe da cor “Azul Imperial” metálica, que tem preço de R$ 1.400 e está disponível para as versões LT e LTZ.

Outra novidade fica por conta dos logotipos na tampa do porta-malas, sendo que o nome do modelo agora se posiciona no lado esquerdo e o nome da versão, no lado direito.

Há também a luz de neblina traseira, de série nas versões LT e LTZ.

O seu câmbio automático passou por um sistema diferente de calibragem e a montadora inclui as chamadas rodas verdes. Vale dizer que outro ponto para que o carro ficasse mais leve é que o seu câmbio passou a ser de seis marchas e também manual.

Os motores ganharam aperfeiçoamentos no comando de válvulas, novos pistões, bielas, virabrequim com nova usinagem em aço fundido, anéis de pistão redesenhados, óleo lubrificante menos espesso, bem como modificações nos coletores e ajuste da eletrônica da ECU.

On Star

Tecnologia exclusiva da Chevrolet, o On Star oferece serviços de segurança e emergência, tudo por meio do aplicativo. Com apenas um toque no App você trava ou destrava as portas do seu Chevrolet até mesmo a longas distâncias.

O sistema também faz um diagnóstico do seu Chevrolet. Ele faz um check-up dos principais sistemas do veículo, averiguando possíveis condições irregulares. Este serviço também disponibiliza informações como quilometragem, pressão de pneus e até a possibilidade de agendamento de serviços.

Também com ele é possível saber onde o seu veículo se localiza.

Líder de vendas

Líder de vendas em seu segmento, o Chevrolet Prisma ampliou tanto sua participação que conseguiu reduzir a relevância de carros importantes.

Além disso, foi o único sedã compacto que ainda não sofreu com as chegadas dos recém-lançados Cronos, da Fiat, e Virtus, da Volkswagen.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Prisma somou 16.368 emplacamentos. Na mesma pegada do Onix, obteve mais que a soma das vendas de segundo e terceiro colocados do segmento juntos.

Quem acompanha avaliações e demais notícias automotivas, entende que o carro continua liderando as vendas, mas crítica a falta de equipamentos, se levado em consideração o valor praticado pela Chevrolet.

“Um sedan com airbag duplo, sem ESP, TCS, isofix, custando quase R$ 70 mil? Sem contar a nora zero no Crash Test. Infelizmente esse é o retrato do nosso mercado, pois é a versão sedan do carro que mais vende”, declarou Carlos Rocha.

Grande, mas econômico

Carro com ótimo espaço interno, design moderno e extensa lista de equipamentos, o sedã é destaque também quando o assunto é economia.

De acordo com dados do Inmetro, o modelo é o sedã flex mais econômico do Brasil, alcançando uma média de 15,6 km/l na estrada, algo em torno de 10% melhor que seu principal rival na categoria.

O motor 1.4 (106 cv) com etanol teve o seguinte: 8,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Já com gasolina: 12,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada

Segundo a montadora, esses números expressivos são resultados das mudanças mecânicas promovidas pela marca no ano passado. Adotando um novo sistema chamado ECO, o conjunto conta com motores e transmissões de 6 marchas manual e automática.

O time de engenheiros da GM se dedicou também para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Novo Prisma. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços.

Rumores

Um anúncio feito pela Chevrolet de que sua fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, estaria recebendo um investimento maciço, indica rumores de que novidades estão por vir e isso inclui possíveis sucessores do Onix e Prisma.

Informações não confirmadas dão conta de apontar que o sedã surgirá no segundo semestre de 2019. O hatch pode aparecer antes, no mesmo ano.

Atender aos parâmetros de impactos laterais do LatinNCAP está entre os itens a serem melhorados na geração atual para que os veículos ganhem uma sobrevida de mercado bem maior.

O uso de aços de alta e ultra alta resistência será bem maior do que no Onix e Prisma atuais, podemos esperar por compactos capazes de conseguir notas melhores nos crash testes.

A marca confirmou que 2020 será o ano de chegada do primeiro produto de sua nova plataforma modular de compactos, denominada GEM. Propulsores com “origem Opel” e bloco de alumínio vão equipar segunda geração dos compactos da montadora. Assim, novos Onix e Prisma terão motores 3-cilindros.

h2>Pontos positivos

A direção leve e consistente com ótimo ajuste do volante, permite a pilotagem de forma tranquila e segura.

O sistema de som merece nota dez em razão da alta qualidade.

O interior tem acabamento bastante refinado e agradável.

Em rodovias, o consumo baixo de combustível na versão 1.4 com câmbio automático, se destaca.

Pontos negativos

A princípio, a montadora identificou problemas nos bancos e também nas válvulas, tanto na de escape quanto na de admissão.

Nas versões com câmbio automatizado é perceptivo pequenos solavancos nas mudanças de velocidades.

Em áreas urbanas, o alto consumo de combustível na versão 1.4 com câmbio automático ainda é um problema.

Ficha técnica

Conheça a ficha técnica e o que cada versão do Prisma oferece:

Joy
Motor: 1.0
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual de 5 marchas
Aceleração: 12,6
Potência: 78 cv (g) / 80 cv (e) – 6400 rpm
Torque: 9,5 mkgf (g) / 9,8 mkgf (e) – 5.200 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.275 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.477 mm
Distância entre eixos: 2,528 mm
Peso: 1.028 kg
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus: 185/70 r14
Tanque de Combustível: 54 l
LT 1.4
Motor: 1.4
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual e Automático de 6 marchas
Aceleração: 12,4
Potência: 98 cv (g) / 106 cv (e) – 6000 rpm
Torque: 13 mkgf (g) / 13,9 mkgf (e) – 4.800 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.282 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.478 mm
Distância entre eixos: 2.528 mm
Peso: 1.048 kg a 1080
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus; 185/65 R15
Tanque de Combustível: 54 l
LTZ 1.4
Motor: 1.4
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual e Automático de 6 marchas
Aceleração: 12,4
Potência: 98 cv (g) / 106 cv (e) – 6000 rpm
Torque: 13 mkgf (g) / 13,9 mkgf (e) – 4.800 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 4.282 mm
Largura: 1.705 mm
Altura: 1.478 mm
Distância entre eixos: 2.528 mm
Peso: 1.054 kg a 1085
Carga Útil: 375 kg
Porta – Mala: 500 l
Direção: Hidráulica
Pneus: 185/65 R15
Tanque de Combustível: 54 l
Advantage
Comprimento (mm): 4,282
Largura (mm): 1,705
Largura Total – espelho a espelho (mm): 1,964
Altura (mm): 1,478
Distância entre eixos (mm): 2,528
Tanque de combustível (litros): 54
Pneus: 185/70 r14
Porta-malas (litros): 500
Motorização: 1.4
Combustível: Álcool/ Gasolina
Potência (cv): 106/98
Velocidade Máxima: (km/h) 180
Tempo 0-100 (s) 10,1
Consumo cidade (km/l): 8,8/12,9
Consumo estrada (km/l): 10,7/15,4
Câmbio: automático com modo manual de 6 marchas.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?