Chevrolet S10 2019, encara qualquer desafio

No mercado nacional desde 1993, a S10 que inicialmente era vendida apenas na versão cabine simples equipada com motor 3.0 V6 a gasolina, continua sendo referência e a picape mais desejada do Brasil.

Carros
2 anos atrás
Chevrolet S10 2019, encara qualquer desafio

O começo não foi nada fácil e para conquistar o consumidor e se tornar líder, a montadora passou a oferecer opções mais baratas e econômicas e essa ação da GM do Brasil fez com que em 1995, a Chevrolet lançasse novas opções de carrocerias e motores, com valores mais atrativos. Não à toa, a picape de porte médio, foi campeã de vendas de 1996 até 2005.

A história desse veículo tem altos e baixos. A começar pela frente considerada ‘triste’ com grade de moldura cromada e faróis recuados, da versão americana. Mas ela logo deu lugar a um conjunto mais elegante e alegre, com grade trapezoidal encolhida e alinhada aos faróis também trapezoidais.

A parte lateral traseira tinha uma saliência na caixa da roda e a tampa da caçamba trazia a inscrição Chevrolet estilizada e ocupando a maior parte.

Curiosamente, a S10 era um pouco mais comprida que a full size D20, vendida na época. Tinha 4,85m contra 4,83m. O porte menor estava na distância entre-eixos de 2,76 contra 2,92m, na altura de 1,70m contra 1,88m e na largura de mesma medida contra 1,99m.

Uma reformulação completa da S10 ocorreu em 2012 e o modelo, apresentado na Tailândia em 2011, carregava a nova identidade visual da Chevrolet, com a barra horizontal que comporta o logotipo e divide a grade frontal.

A nova geração passou a oferecer bem mais espaço interno e recursos de uma picape atualizada.
Agora, a nova linha chega ao mercado com novidades na mecânica, melhor economia e sistema que diminui vibrações e ruídos.

No design, a Chevrolet S10 não teve muitas modificações, e o modelo segue com a mesma lista de equipamentos.

Dentre as poucas alterações, as portas dianteiras agora passam a carregar o emblema com o nome S10 e o modelo também poderá ser adquirido em novas cores.

Preços e versões da linha atual da S10

GM Chevrolet S10 – Advantage 2.5 Flex 4×2 – R$ 97.790,00
GM Chevrolet S10 – LT 2.5 Flex 4×2 AT – R$114.990,00
GM Chevrolet S10 – LS 2.8 Turbo Diesel – cabine simples – R$121.390,00
GM Chevrolet S10 – LT 2.5 Flex 4×4 AT – R$124.390,00
GM Chevrolet S10 – LTZ 2.5 Flex 4×2 AT – R$129.990,00
GM Chevrolet S10 – LTZ 2.5 Flex 4×4 AT – R$137.990,00
GM Chevrolet S10 – LT 2.8 Turbo Diesel 4×4 AT – R$154.690,00
GM Chevrolet S10 – Midnight – Turbo Diesel AT – R$ 166.690,00
GM Chevrolet S10 – LTZ 2.8 Turbo Diesel 4×4 AT – R$179.990,00
GM Chevrolet S10 – High Country 2.8 Turbo Diesel 4×4 AT – R$192.990,00

A S10 é ofertada no país em seis versões de acabamento (LS, Avantage, LT, Midnight, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).

Para esse ano, a principal novidade preparada pela marca é o lançamento da série Midnight. Além dela, a Chevrolet apresenta as demais configurações da linha 2019 da picape S10.

Aparecem com inovações, os sistemas de controle eletrônico de estabilidade e de tração agora presentes também nas versões de entrada LS, Advantage e LT, enquanto a High Country ganha airbags laterais e de cortina em adição aos frontais. Porém, as configurações mais sofisticadas, equipadas com rodas de alumínio aro 18, passam a trazer o estepe na mesma especificação.

“A S10 já se destacava no segmento pelo conjunto mais equilibrado entre performance, tecnologia, conectividade, conforto e robustez. A adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração para toda a linha e a oferta de seis airbags reforçam outro pilar importante, o da segurança veicular”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM.

Neste quesito, a S10 é protagonista com diversas tecnologias, como o alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, resposta automática em caso de acidente, monitoramento de rota, entre outras.

Desempenho e conforto da S10 2019 fora de estrada

Quem busca uma picape do porte da S10, busca também conforto, seja na pista, seja na estrada de terra.

Esse quesito é mais é mais um importante diferencial competitivo da picape Chevrolet, por ser a única no segmento equipada com o sistema CPA, que funciona como um filtro de vibrações e ruídos e possibilita o acoplamento antecipado da transmissão, melhorando também a eficiência energética e o desempenho tanto no uso urbano como no fora-de-estrada.

O acabamento interno é premium e traz banco com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, luz de condução diurna em LED, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição e do ar-condicionado além de sistema de áudio de alta definição são alguns dos itens disponíveis.

Não adianta ter uma baita carro em tamanho e pouca tecnologia que pode estar presente mesmo numa picape como essa. Assim, configuram como conectividade, o sistema de telemática avançada OnStar, que traz serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone.

Parte integrantes dos carros da Chevrolet, o multimídia MyLink também marca presença na picape e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para integração com apps como Waze, Spotfy e Whatsapp.

“Usuários de picape costumam utilizar o carro como ferramenta de trabalho e para o lazer, o que tornam estas novas tecnologias ainda mais relevantes como fator crucial de compra”, observa Rogério Sasaki, gerente de Marketing de produto da GM.

Nova opção de cor da S10 2019
Em meio a tantas novidades, surge ainda na S10 uma nova opção de cor de carroceria: a volta do Azul Old Blue Eyes. Ela se junta às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite, Vermelho Edible Berries e Preto Ouro Negro.

Motores e potência da S10 2019

A linha atual GM Chevrolet S10 é capaz de gerar espanto nos concorrentes quando o assunto é motor. Os propulsores da S10 cabine dupla são nada menos que o 2.5L com 206CV e 27 mkgf de torque, e o 2.8L Turbo Diesel com 200CV e 51 mkgf de torque, ambos com uma potência incrível.

A força desses motores ainda conta com o conforto da direção elétrica que facilita na hora de dirigir e manobrar. Completa a lista de performance e comodidade, o câmbio automático de seis velocidades das versões Flex.

A aceleração de zero a 100 km/h também subiu de patamar, e a nova linha deve fazer em 10,3 segundos, pelo menos 6 segundos mais rápidos que o seu antecessor que realizava a manobra em 10,9 segundos. A GM Chevrolet S10 sai de fábrica o sistema CPA, Centrifugal Pendulum Absorber, um dispositivo que auxilia na redução de vibrações e ruídos a bordo.

A soma de tanta inovação na parte mecânica resulta em economia de combustível. As melhorias proporcionaram para as versões 4×2 automática a fazer uma média de consumo que beira os 11 km/l na estrada e surpreendentes 9 km/l em áreas urbanas, nas versões 4×4, o consumo médio não caiu tanto, e nos mesmos testes apresentaram números próximos de 10,5 km/l e 8,5 respectivamente nas mesmas condições de terreno.

Itens de série da picape S10 2019

Dependendo da versão, a picape vem equipada com os itens de série abaixo:

Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Alerta de Colisão Frontal
Alerta de Saída de Faixa
Aviso sonoro do cinto de segurança
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos retráteis
Controle de tração
Controle eletrônico de estabilidade
Farol de neblina dianteiro
Grade de proteção do vidro traseiro
Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED
Alerta de Pressão dos Pneus
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 e reduzida
Sistema de deslizamento limitado de diferencial (“Limited Slip”)
Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
Sistema de imobilização do motor
Tampa traseira com chave
Trava da coluna de direção
Antena de teto
Conjunto de alto falantes – 2 unidades
Conjunto de alto falantes – 2 unidades e 2 tweeters
Conjunto de alto falantes – 4 unidades e 2 tweeters
Sistema premium de áudio com 5 alto-falantes e 2 tweeters
Camera de Ré
Controle do Sistema de som, bluetooth e comando de controle velocidade de cruzeiro no volante
Central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, MP3 player, viva voz através do sistema Bluetooth, função audio streaming por Bluetooth, entrada auxiliar, USB e configurações do veículo
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7″, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Abertura da tampa do combustível com acionamento interno
Alça de acesso na coluna dianteira – motorista
Alça de acesso na coluna dianteira – passageiro
Ar condicionado
Chave tipo canivete dobrável
Coluna de direção com regulagem em altura
Computador de bordo com três modos: – Informações de Viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial / consumo médio / velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, cronômetro e temperatura externa – Informações do Veículo: monitoramento pressão dos pneus, configuração de pressão dos pneus, tensão da bateria, temperatura do líquido do radiador, horas do motor / horas marcha lenta do veículo, temperatura do fluído da transmissão e função de aviso de velocidade – Informações de Consumo: consumo (km/l), tendência de consumo nos últimos 50 km (km/l), índice ECO
Console Central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descança-braço com porta-objetos
Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo
Sensor de estacionamento traseiro
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico na porta do motorista com acionamento por “um toque” e antiesmagamento
Vidro elétrico na porta do passageiro com acionamento por “um toque” e antiesmagamento para passageiro
Vidro elétrico nas portas traseiras com acionamento por “um toque” e anti esmagamento
Vidro elétrico nas portas com fechamento/abertura automática pela chave

Ficha técnica da Chevrolet S10

Motor: Dianteiro, longitudinal, 4 cil. em linha, 2.8, 16V, injeção direta, turbo diesel
Potência: 200 cv a 3.600 rpm
Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas, tração integral com reduzida
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com braços articulados (diant.) e feixe de molas (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus e rodas: 265/60 R18 (diant. e tras.)
Dimensões
Comprimento: 5,36 m
Largura: 1,87 m
Altura: 1,78 m
Entre-eixos: 3,09 m
Tanque: 76 litros
Capacidade de carga: 1.134 litros
Peso: 2.016 kg
Central multimídia: 7 pol., sensível ao toque, com Android Auto e Carplay
Garantia: 3 anos

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?