Citroen C4 Lounge, sedã com conforto e tecnologia impecáveis

Projetado para superar expectativas, o Citroen C4 Lounge passou por várias mudanças e chega como um carro completo, com tecnologias e itens de segurança presentes apenas em sedans de categorias superiores.

Carros
2 anos atrás
Citroen C4 Lounge, sedã com conforto e tecnologia impecáveis

O valor do veículo talvez esteja direcionado a padrões mais altos e àqueles que buscam esses detalhes como fundamentais. Contudo, o modelo apresenta novidades incríveis em relação aos concorrentes do segmento.

A fabricante francesa não economizou em tecnologia. Imponente por demais, o sedã parece de fato uma nave, expressão utilizada quando um carro se mostra potente e chama atenção pelo tamanho e a beleza.

Preços e versões do C4 Lounge

Embora no site da montadora as versões business constam como esgotadas, os modelos comercializados atualmente são esses:

C4 1.6 thp auto tendance – business – R$ 69.990
C4 Live 1.6 thp auto – business – R$ 69.990
C4 Feel 1.6 thp auto – R$ 93.920
C4 Shine 1.6 thp auto – R$ 102.790

O modelo conta ainda com a versão Live para PCD, Pessoas com Deficiência, vendido a R$ 55.228,00, mas que também aparece no site da Citroën como produto esgotado.

Excelência francesa no C4 Lounge

Quando o assunto é aparência, os franceses não deixam a desejar com veículos charmosos e lindos esteticamente. Nesse contexto, aparece o C4 Lounge com um conjunto de faróis Full LED e faróis diurnos, trazendo nova assinatura luminosa que dá personalidade inconfundível à linha 2019 do sedã.

Não bastasse o charme e imponência, os itens ainda oferecem maior capacidade luminosa e resistência. Os faróis agregaram elementos cromados que se estendem até a grade frontal e formam a logomarca da Citroën no centro. Na versão Shine, a iluminação é totalmente feita por LEDs, tanto nos faróis baixo e alto quanto nas setas e luzes diurnas.

Aliás, a nova assinatura de LED das lanternas amima, lembrando o DS 3 quando adotou a lanterna com efeito 3D. As rodas de 17″, produto de muito destaque nos carros da marca francesa, acompanham o conjunto, com novo desenho e pintura preta e diamantada.

Por dentro do C4 Lounge

Um destaque do C4 Lounge, desde seu lançamento em 2013, é a atenção aos detalhes, junto da qualidade dos acabamentos sensíveis ao toque. A cabine evoluiu ao receber quadro de instrumentos totalmente digital com iluminação branca e outras atualizações.

A principal novidade pode ser notada na parte central. Os controles de ar-condicionado, por exemplo, trocaram de lugar e agora aparecem na central multimídia, com tela de 7″, sensível ao toque. O sistema continua rápido e com espelhamento de smartphones (Apple CarPlay e Android Auto).

O sistema MirrorScreen que completa a lista tecnológica do carro, tem recursos acionados por comando de voz para realizar chamadas, escolher e reproduzir músicas, ler e ditar mensagens de texto, utilizar mapas para obtenção de itinerário, ler notificações, encontrar informações no calendário, criar lembretes, entre outras funções que facilitam o dia a dia do motorista.

O painel de instrumentos também foi alterado. No lugar do anterior dividido em três elementos, agora existe uma tela preta com informações em branco, deixando-o mais simples, mas um pouco atrapalhados pelos reflexos do sol.

Nas medidas, o Citroen C4 Lounge tem 4.621 milímetros de comprimento, 1.789 mm de largura e 1.505 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.710 mm. O porta-malas do sedã médio da marca francesa tem capacidade para levar até 450 litros.

Externamente, ele conta com uma boa gama de cores com mais estilo com a nova cor Vermelho Salta. As que já pertenciam ao modelo continuam. São elas: Branco Banquise, Prata Aluminium, Cinza Moondust, Preto Perla Nera e o Branco Nacré.

Desempenho do Citroen C4 Lounge

Todas as versões do C4 Lounge são equipadas com o motor Turbo THP Flex de 173 cv ele tem 24,5 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com um câmbio automático de 6 marchas.

O Citroen C4 Lounge 2018 deixou de lado a caixa de câmbio manual de seis marchas e também a versão Origine de entrada. A direção elétrica também foi alterada para ter respostas mais ágeis.

Com sua força disponível desde as 1.400 rpm, toca bem os 1.500 kg do sedã até mesmo quando está carregado. Quando vazio, é possível rodar com o modo ECO do câmbio ativado, fazendo as trocas abaixo de 2.000 rpm e priorizar o consumo.

De acordo com a marca, conjunto mecânico ou suspensão continuam iguais, pois essa versão prioriza o conforto. Não há trocas de marchas por borboletas atrás do volante e o câmbio de seis velocidades prioriza aconchego e economia, porém basta pisar fundo no acelerador para perceber uma retomada mais ousada.

Mesmo longe de motores de seus concorrentes e não sendo de última geração, o THP agrada pelo desempenho. O Lounge acelera de 0 a 100 km/h abaixo de 9 segundos e isso agrada muitos motoristas.

O sedã tem ainda boas respostas nas retomadas, facilitando as ultrapassagens na estrada. Isso é possível em razão do câmbio Aisin que faz trocas suaves e não precisa de muitas reduções, devido ao bom torque do propulsor.

Quando o assunto é consumo, segundo o Inmetro, são 7,1 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, sempre com etanol. Com gasolina, a média passa a 10,5 km/l urbanos e 13,2 km/l rodoviários. A classificação dele é A na categoria e B no geral, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Conpet).

Tecnologia e Segurança do C4 Lounge

Com seis airbags para total proteção dos ocupantes, freios ABS com REF + AFU que garantem frenagem precisa, controle eletrônico de estabilidade com os sistemas ESP e ASR e auxílio em partidas em rampas com o Hill Assist, podemos dizer que o carro francês é a mais perfeita tradução de um conceito global que garante conectividade, bem-estar e efeito aconchegante em todas as suas versões.

A Central Multimídia com câmera de ré, por exemplo, é ideal para facilitar manobras cotidianas. Ela é acionada quando o condutor engata a marcha ré. Nesse momento, a tela touchscreen de 7” mostra imagens e referências visuais para guiar a trajetória do carro.

Já o ar-condicionado Digital Bi-Zone vem com comando através da Central Multimídia e proporciona a temperatura ideal, tendo controle individual para piloto e passageiro, e saída de ar direcionada para os bancos traseiros.

O Novo C4 Lounge possui ainda a tecnologia Key Less, que permite destravar as portas mesmo quando a chave estiver no bolso, na mão ou na bolsa do motorista. Já o botão Start Stop aceita acionar o motor com apenas um toque, sem a necessidade da chave na ignição.

Confira os principais atributos de cada versão do C4 Lounge

Cada versão, embora pareçam quase todas completas, tem uma algo a mais que podem fazer diferença na hora da compra. Claro que, quanto mais itens, melhor será o carro e também mais caro.

Tendance
ESP / ASR, controle de tração e Hill assist
Modo ECO
Comandos de rádio no volante
Regulador e limitador de velocidade
Faróis de neblina
Volante com regulagem de altura e profundidade
Acendimento automático dos farois
Sensor de chuva
Volante em couro
Bancos de couro
Air bag lateral
Câmera de ré

Busines auto
Volante em couro
ESP / ASR / Controle de tração e Hill assist
ISOFIX
Alarme Perimétrico e Volumétrico
Vidros Elétricos com Anti-esmagamento
Retrovisores Elétricos

Feel
Acendimento automático dos faróis
Sensor de chuva
Volante em couro
ESP / ASR / Controle de tração e Hill assist
ISOFIX
Vidros Elétricos com Anti-esmagamento
Retrovisores Elétricos
Alarme Perimétrico e Volumétrico

Shine
Acendimento automático dos faróis
Sensor de chuva
Volante em couro
ISOFIX
Retrovisor Interno Eletrocrômico
ESP / ASR / Controle de tração e Hill assist
ADML (Acesso Mãos Livres)
Alarme Perimétrico e Volumétrico
Vidros Elétricos com Anti-esmagamento
Retrovisores Elétricos
Assessórios Opcionais
Antena curta sport
Porta objetos/cinzeiro portátil
Calotinha do centro de roda personalizada (preta)
Calotinha do centro de roda personalizada (branca)
Organizador de porta malas
Kit proteção de para-choques
Acendedor de cigarros
Tilt down
Porta paletó
Bolsa porta mala
Tapete borracha
Parafusos anti-furto roda
Protetor de carter
Tapete carpete r$
Descansa pé alumínio
Jogo de soleira em aspecto aço escovado
Soleira de porta cromado
Sensor estacionamento traseiro
Aerofólio s/ pintura (prime)
Porta-bicicleta freeride – aço
Porta-bicicleta pro ride – alumínio
Barra de teto

Avaliações de proprietários do C4 Lounge

Toda montadora mantém sua preocupação com o que os proprietários vão dizer do carro após um determinado tempo de posse dele. No caso do C4 Lounge são muito mais elogios do que críticas.

“Se a ideia da Citroën era oferecer conforto, conseguiu. O C4 é um espetáculo, bem equipado e silencioso. Tem espaço muito bom para passageiros e cargas, sem contar a mecânica premiada mundo afora. Estou há poucos meses com o carro, mas já conheço a marca. Pesquisem a história da Citroën e entenderá o slogan, tecnologia criativa” disse Francisco Santos.

Ricardo Almeida também é só elogio ao sedã. “O C4 Loung THP é um excelente carro. Recomendo a compra do carro que a cada mudança só melhora. A linha 2019 está um espetáculo e o carro não deixa a desejar em nada”, avaliou Edson Alencar.

Revender o carro da marca Citroën ainda continua sendo um problema para Reinaldo Rodrigues. “A maioria dos carros da marca impressiona pela beleza e o que oferece. Mas revender um Citroën permanece sendo um ponto negativo. Eles mesmos oferecem um valor muito abaixo da tabela quando avaliam. É uma pena e isso deveria ser corrigido de alguma forma. Afinal se própria Citroën oferece pouco pela carro, imagina em outras concessionárias”, apontou.

Ficha técnica do Citroen C4 Lounge

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.6, 16V, turbo, flex
Potência: 173 cv (E)/166 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: Eletro-hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Pneus: 225/45 R17
Comprimento: 4,62 metros
Largura: 1,79 metro
Altura: 1,50 metro
Entre-eixos: 2,71 metros
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 490 litros (Autoesporte)/450 litros (fabricante)
Peso: 1.390 kg (vazio)

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?