Citycom S 300i, chegou, conquistou e arrasou

Ele chegou de mansinho, em meio a muitos lançamento e ofertas de motocicletas nacionais, mas mostrou a que veio e uma década após o lançamento, o Dafra Citycom S 300i é uma das scooter mais queridas e desejadas do brasil.

Motos
2 meses atrás
Citycom S 300i, chegou, conquistou e arrasou

Considerado um modelo desconhecido a aventurar no Brasil, a motocicleta surgiu de uma parceria com a marca taiwanesa Sym e a empresa brasileira Dafra. Destaque pelo porte de maxi-scooter, na verdade, o dafra Citycom inaugurou o segmento dos scooteres médios no país.

Sem muito alarde, o novato até então, foi criando uma boa imagem entre os motociclistas menos preconceituosos uma vez que os scooteres nessa época, ainda não eram vistos com tão bons olhos como agora, e conquistando o mercado. Assim, de forma surpreendente, o scooter memso sendo de marca pouco conhecida, mostrou do que era e continua sendo capaz.

Preços versões

O Dafra Citycom está disponível em duas versões. Há cerca de um ano, o Citycom recebeu uma novidade nos freios, imposta pela legislação. A Dafra, então, criou duas variações do modelo: uma mais barata com freios combinados e outra com ABS. Ou seja: ao mesmo tempo que passou a oferecer ABS, manteve uma versão mais simples, que consegue ter um preço mais competitivo.

Dafra Citycom S 300i – R$ 19.990 – as cores dessa configuração são branco e preto fosco.

Dafra Citycom S 300i ABS – R$ 21.990 – disponível apenas na cor preto fosco, mas é a versão que conta com freios ABS pelas rodas com filetes vermelhos.

As motos Dafra estão em conformidade com o Promot – Programa de Controle de Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares.

Atualmente, o modelo vem emplacando pouco mais de cem unidades mensais, contra cerca de 75 unidades por mês da concorrente Honda SH 300. Um desempenho impressionante para um modelo que mudou muito pouco de 2010 para cá.

A linha de scooter Dafra conta ainda com Cityclass 200i e Maxsym 400i.

Bem resolvido esteticamente

O Dafra Citycom S 300i, além de bem resolvido esteticamente, quando do lançamento, oferecia o que os scooteres ainda não tinham, que era o conforto dinâmico incomparável.

Mas por se tratar de um produto novo e de marca pouco conhecida no mercado brasileiro, não tinha outro jeito de atestar a qualidade da motocicleta, não fosse o experimentando.

Um dos atrativos foi o preço. Para isso, a Dafra chegou com um valor indiscutível, justamente para fazer com que ele se tornasse a melhor opção de compra. Daí para a frente, sua fama foi aumentando, assim como o seu valor, que atualmente se equipara com seus concorrentes.

Configurações

São muitos diferencias que fazem desse produto da Dafra, um modelo que conquistou o carinho dos motociclistas. Com rodas de 16 polegadas de diâmetro e motor de 278,33 cm3 de cilindrada, que oferece potência de 27,8 cv e torque de 2,8 kgfm, o Citycom 300i se destaca pela agilidade, aliada ao conforto e ao bom desempenho. A transmissão é automática CVT, comum a todos os scooteres.

Os pneus são 110/70-16 na dianteira e 130/70-16 na traseira, ambos da marca Metzeler. A capacidade do tanque de combustível é de 10 litros e o peso seco é de 171 kg.

Mesmo sendo um veículo essencialmente urbano, o Citycom S 300i, além de ser perfeito para os grandes centros, pode enfrentar viagens um pouco mais longas, em estradas e rodovias.

Mesmo como poucas mudanças promovidas pela marca desde o lançamento, tanto mecânica quanto esteticamente, e hoje parece que os concorrentes vêm buscando algumas de suas soluções nessas duas áreas, o Citycom 2020 é uma ótima opção de compra para quem busca uma duas rodas.

Equipado com freios a disco nas duas rodas, a versão 2019, que foi lançada no ano passado, passou a ter a opção do sistema antitravamento de freios ABS em uma versão ligeiramente mais cara, uma vez que a versão com freios combinados, obrigatórios por lei, mantém-se disponível.

Para manter a boa relação custo-benefício, a Citycom tem de abrir mão de recursos mais sofisticados, como chave presencial e faróis full LED, presente na SH 300. Por outro lado, tudo que é necessário está presente.
Rodas de liga leve, painel com velocímetro, conta-giros, medidor de combustível, de temperatura do motor, relógio e hodômetros parcial e total, faróis duplos, para-brisa e freios a disco com ABS nos dois eixos.

Versátil

Scooter versátil, resultado de diversos pequenos detalhes, garante ao Dafra Citycom S 300i, uma boa condução. Destaque para a pedaleira retrátil para o garupa que evita ao carona fazer contorcionismo ao lembrar que não abriu os pedais, pois basta dar um toque com o sapato que os pedais abrem automaticamente.

No escudo frontal, um amplo porta-luvas com chave e ponto de energia 12 V para carregar a bateria do seu celular ou outro equipamento qualquer. Embaixo do banco, um grande espaço para levar qualquer coisa, inclusive para guardar um capacete fechado.

No Citycom, a posição de guiar também ganha destaque, pois o guidom alto em relação ao assento, deixa o piloto mais bem sentado e confortável.

Ficha técnica

Para aqueles que gostam de detalhes técnicos, confira o que acompanha o Dafra Citycom S 300i:

  • Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, OHC (Over Head Camshaft), refrigerado a água e com injeção eletrônica
  • Cilindrada: 278,33 cm³
  • Disposição do Cilindro: Horizontal
  • Potência Máxima: 27,8 cv a 7.750 rpm
  • Torque máximo: 27,5 Nm a 6.500 rpm
  • Diâmetro x curso: 75,0 x 63,0 mm
  • Transmissão: Automática de variação contínua (CVT)
  • Altura: 1.445 mm
  • Largura: 785 mm
  • Comprimento: 2.210 mm
  • Distância entre eixos: 1.500 mm
  • Altura mínima do solo: 125 mm
  • Altura do banco: 800 mm
  • Peso seco: 171 kg
  • Suspensão dianteira: Telescópica 100 mm
  • Suspensão traseira: Biamortecida, garfo em alumínio 91 mm
  • Freio dianteiro: Disco
  • Freio traseiro: Disco
  • Rodas: Liga de alumínio
  • Pneu dianteiro: 110/70-16 52P – Metzeler
  • Pneu traseiro: 130/70-16 61P – Metzeler
  • Sistema de partida: Elétrica
  • Capacidade do tanque de combustível: 10 l
  • Taxa de compressão: 10.4±2:1
  • Cores: Branca, Preta fosca e Preta brilhante
  • Chassi: Tubular
  • Freios: FH-CBS (Full Hidraulic Combined System)
  • Comprimento: 2.210 mm

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?