CLA 180, o carro de entrada da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz, conceituada em veículo Premium, oferece a seus clientes um carro de entrada que não deixa nada a desejar. Trata-se do CLA 180 que tem um expressivo e vanguardista design que tem como público-alvo o jovem que gosta de um veículo moderno e esportivo.

Carros
2 anos atrás
CLA 180, o carro de entrada da Mercedes-Benz

O cupê tem detalhes impressionantes, como, por exemplo, a grade do radiador em forma de diamante, interior com atmosfera jovem, com bancos esportivos e um display independente com visual inovador e expressivas combinações de cores e materiais.

Com esse carro, a montadora promete uma experiência dinâmica de condução com motores 4 cilindros turbo de 122 cv, transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem e suspensão.

Por R$ 137.900, o CLA 180 se torna o veículo mais barato da marca alemã no país.

Conheça o CLA 180 por dentro e por fora

Com contornos expressivos e linhas marcantes, a parte da frente do CLA oferece um caráter esportivo e dominante. Entre as principais características do design frontal estão:

Capô com impressionantes contornos e dois marcantes vincos
Estilo cupê com dianteira arredondada em forma de flecha, uma característica única que destaca o CLA
Faróis full LED com luzes de condução diurnas também em LED
Proeminente para-choque dianteiro com impressionante contorno que circunda a grande entrada de ar central

Lateralmente, o design do CLA 180 oferece silhueta de cupê subdividida por três características linhas proeminentes conferem ao veículo premium sua aura dinâmica e esportiva. As linhas criam a impressão de músculos tensionados como se o carro estivesse acelerando, mesmo quando parado.

O design lateral é marcado pelas seguintes características:

Linha do teto com friso cromado
Compartimento dos ocupantes com teto rebaixado, estilo típico de cupês, sem molduras nos vidros das portas e friso cromado na linha de cintura

Retrovisores aerodinamicamente projetados
Três linhas marcantes para estruturar o design lateral: partindo da asa dianteira, uma marcante linha descendente se estende até a traseira traçando um arco pronunciado. Uma linha característica emergindo do arco da roda, desenha um poderoso músculo do ombro sobre a porta e asa traseira.

A traseira é estruturada de forma horizontal, e combina os contornos elegantes do cupê com características esportivas inovadoras. Quando visto de trás, exibe pronunciados músculos sobre as asas traseiras, formando os ombros atléticos do CLA.

O design traseiro oferece:

Típicas linhas arredondadas de cupê: o teto flui elegantemente para a extremidade traseira com o vidro traseiro e a tampa do porta-malas fortemente arredondados
Tampa do porta-malas com elegante spoiler e conjunto de lanternas traseiras com contornos esportivos para uma maior eficiência aerodinâmica
Conjunto das lanternas traseiras caracteristicamente moldado com luzes LED de fibra ótica
Lanternas traseiras totalmente em LED em conjunto com os faróis bi-xenônio
Para-choque traseiro com contornos atléticos e ponteira do escapamento dupla, retangular e com acabamento cromado
Para a versão super-esportiva há ainda o difusor traseiro AMG com elementos em cinza titanium e duas saídas de escapamento duplas com acabamento cromado.

Por dentro, o CLA 180 tem caráter esportivo. A adoção das características do design exterior, tais como a dinâmica linha de cintura nos painéis das portas no interior, constitui um link entre o exterior e o interior.

A alta qualidade dos materiais de primeira classe empregados neste extraordinário cupê satisfazem as mais elevadas expectativas.

Confira as principais características do design interno:
Display de 7 polegadas com moldura cromada posicionado acima do painel central permitindo fácil visualização

Bancos esportivos com apoio de cabeça integrado e apoios laterais ergonômicos
Elementos cromados em diversos itens como volante, portas e saídas de ar transmitindo uma sensação de alta qualidade

Uso generoso de costura reforçada em cores combinadas ou contrastantes com a cor do acabamento dos bancos, volante, apoios dos braços e portas

Vale destacar ainda que os freios de estacionamento tem acionamento elétrico de série, dispensando a alavanca de freio tradicional, e com isso, criando um espaço adicional no console central.

Todos esses destaques fazem com que o CLA possua um cockpit ergonômico com visual moderno e um apelo high-class, fornecendo as condições ideais para uma condução esportiva e prazerosa.

O conforto pode ser confirmado no CLA 180 nos assentos dianteiros que foram desenvolvidos especialmente para a nova geração de veículos compactos da Mercedes-Benz. O formato, ergonomia e segurança dos bancos dianteiros claramente destacam o CLA de seus concorrentes.

As principais características dos assentos são:
Área dos ombros acentuadas
Bancos altamente confortáveis e ergonômicos
Bancos esportivos em formato concha
Encosto do banco e encosto de cabeça integrados

Principais características dos bancos traseiros:
Encosto rebatível na proporção 1/3 : 2/3
O apoio de cabeça do assento do meio foi projetado para que efetivamente proteja a cabeça do passageiro, obstruindo o mínimo possível a visão traseira

Bancos laterais traseiros com pontos de fixação para conveniente encaixe de assentos infantis ISOFIX

Tecnologia com integração para smartphones

O sistema de integração para smartphones com sistema operacional iOS (Apple CarPlay™) e Android (Android Auto), permite “espelhar” alguns aplicativos e dados do smartphone para a tela do veículo.

Com essa função, os usuários de smartphones Android podem usar o Google Maps como navegação GPS, por exemplo. A imagem dos aplicativos é meramente ilustrativa, pois existem restrições para alguns aplicativos, dependendo das normativas de cada país.

O banco do motorista vem com ajustes elétricos e memória que permitem o ajuste individualizado e conveniente do assento do condutor por meio dos botões no painel de controle da porta.

É possível armazenar até 3 posições por meio da Função Memória, compreendendo posição selecionada para o assento e espelhos retrovisores externos. Adicionalmente, quando a marcha a ré é engatada, o espelho retrovisor direito é posicionado de forma que facilite as manobras.

Teto solar elétrico panorâmico

O CLA 180 tem um sistema de teto deslizante que garante um ambiente especialmente luminoso e acolhedor no interior do cupê. Ele é constituído por uma grande seção deslizante de vidro panorâmico.

Acionado eletricamente, o teto panorâmico se movimenta sobre trilhos. Após a abertura do teto solar deslizante, um defletor de vento se estende, melhorando consideravelmente a aeroacústica.

O teto panorâmico deslizante conta com inúmeras funções úteis para um alto nível de conforto em viagens. Quando na posição mais elevada, o painel de vidro ajusta-se automaticamente em três estágios, reduz dois estágios a partir de 95 km/h e mais um novamente a partir de 120 km/h, se adequando à velocidade do veículo para garantir a melhor aeroacústica possível e manter a ventilação adequada.

Quando a velocidade do veículo cai abaixo de 80 km/h, ele automaticamente retorna à posição de inclinação máxima. Se o veículo estiver estacionado, o teto panorâmico deslizante também pode ser aberto e fechado pelo lado de fora, pressionando e segurando os botões correspondentes na chave eletrônica. Isso é útil quando o interior do veículo se aquecer sob a luz forte do sol.

Essa função permite que seja aberto para ventilação antes mesmo de entrar. Nesse processo, o teto de vidro deslizante e as janelas laterais são abertos e, pressionando e segurando o botão correspondente, são fechados.

O teto panorâmico deslizante possui um sensor de obstrução para evitar que uma mão seja inadvertidamente presa, por exemplo. Quando o sistema detecta uma obstrução, aborta automaticamente o processo de fechamento e retrocede um pouco.

Câmbio automático DCT 7

A transmissão 7G-DCT está presente na versão CLA 180 e traz a AMG Speedshift DCT de 7 velocidades que combina de forma excepcional conforto e dinâmica com economia de combustível.

O sistema é baseado em duas embreagens: uma controla as marchas ímpares e a outra, as marchas pares. Assim, enquanto uma marcha está em uso, a seguinte já está pré-selecionada, tornando assim a troca de marchas extremamente rápida, praticamente sem interrupção da tração.

Os modos Economy, Sport ou Manual podem ser selecionados por meio do Dynamic Select, de acordo com a conveniência do motorista. No modo Sport, o motor trabalha em rotações mais elevadas; no modo Economy, em rotações mais baixas, favorecendo a economia de combustível.

O modo Manual permite que o motorista conduza num estilo mais esportivo e faça as trocas de marcha manualmente por meio dos paddle shifters atrás do volante. Além disso, o CLA ainda vem equipado com o seletor de marchas Direct Select na coluna de direção.

Desempenho clássico de um Mercedez-Bens

O motor turbo 1.6 L, 4 cilindros, turboalimentado, injeção direta de gasolina, 122 cv e com comando de válvulas variável, gera ótimo valor em termos de potência, menor índice de ruídos e baixo consumo de combustível e emissões.

A injeção direta de alta pressão permite uma combustão quase completa e, por consequência, um rendimento mais elevado, com aproveitamento mais eficiente do combustível.

Por meio do comando variável das válvulas, conseguiu-se uma melhor taxa de admissão e, com isso, níveis de consumo mais baixos, resultantes também da redução do peso, menor atrito interno e sistemas auxiliares calibrados para poupar energia.

Equipamento de série, a função ECO start/stop auxilia no menor consumo de combustível e diminui as emissões de poluentes.

O desempenho tem aproveitamento destacável devido o rebaixamento da suspensão em 15 mm no eixo da frente e em 10 mm no eixo traseiro, em conjunto com uma configuração mais rígida das molas, dos amortecedores e da barra de torção.

Em razão da indispensável distribuição de peso, otimizada pela suspensão, o chassi desenvolvido para o CLA proporciona uma condução com excelente estabilidade e conforto.

Já o sistema de assistência à direção Steer Control oferece suporte ao motorista em situações críticas, em que manobras precisas são necessárias. A assistência à direção ocorre de forma eletromecânica, de acordo com a velocidade do veículo.

Design fascinante de um cupê

O CLA combina o design fascinante de um cupê, esportivo, jovem e moderno com o espaço e a funcionalidade de um Sedan. Um conceito ousado e único. Dinâmico, o CLA atrai o público jovem.

Confira os destaques do carro que promete cativar o público jovem:
Adaptive brake lights
Soleiras das portas dianteiras iluminadas
Suspensão comfort
Faróis full LED
Soleira das portas com logomarca “Mercedes-Benz”
Airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro dianteiro
Attention Assist – sistema de detecção da sonolência
Câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas
CD player
Controle de temperatura automático independente para motorista e passageiro de frente
ECO Start/Stop
Dynamic Select
Pacote de conforto dos assentos
Câmbio automático 7G-DCT
Tapetes de veludo
Shift paddles
Função de partida Keyless-Go
ISOFIX – encaixe universal para assento infantil
Freios adaptive brake (ABR): Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying e função HOLD

Ficha técnica do CLA 180

Motor – 1.6L
Potência – 122 cv
Câmbio automático de 7 marchas
Rodas – 17 polegadas
0 a 100 km/h – 8,7 s
Velocidade máxima – 210 km/h

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?