Com nova cidadania, Nissan Frontier 2019 está mais completa

A 12ª geração da Nissan Frontier, apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, começa chegar ao Brasil, agora fabricada em Cordoba, na Argentina. Um dos estados brasileiro a receber o modelo 2019 e a nova versão de entrada S é Minas Gerais.

Carros
2 anos atrás
Com nova cidadania, Nissan Frontier 2019 está mais completa

A escolha tem uma explicação. Com evolução na participação nas vendas do segmento de picapes médias nesse estado, atingindo 5,7% no geral e 6,6% na cidade de Belo Horizonte, a Nissan Frontier mudou e ficou mais completa para conquistar novos consumidores.

Uma das suas missões é dobrar as vendas do modelo no mercado nacional, que, em 2018, totalizaram 6.324 unidades com apenas duas versões disponíveis, LE e SE, ambas importadas do México. Em busca de resultados melhores no mercado nacional, a picape passou a ser fabricada em Córdoba, Argentina, desde o fim do ano passado

Preços e versões

A linha 2019 está ainda mais completa e composta por quatro versões.

Nissan Frontier S – R$ 136.190,00
Nissan Frontier Attack AT – R$ 153.590,00
Nissan Frontier XE AT – R$ 172.880,00
Nissan Frontier LE AT – 193.290,00

A Nissan Frontier tem quase 20 anos de presença no mercado brasileiro. Foi o primeiro produto fabricado pela Nissan no país, no início dos anos 2000. São mais de 150 mil unidades vendidas no Brasil desde então. A nova picape argentina resgatará outra tradição da marca Frontier: o sobrenome Attack

A Nissan Frontier Attack já foi vendida nas gerações anteriores da picape. Surgiu pela primeira vez entre 2006, ainda na 10ª geração. A segunda foi como modelo 2012, na 11ª geração.

A tradição nesse modelo está em oferecer um visual diferenciado aos clientes. Dessa forma, o modelo 2019 traz adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição “4×4”, estribos laterais, barra tubular (popularmente conhecida como santantônio) e rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante. É oferecida na opção 4×4 com motor de duplo turbo e 190 cavalos.

Além da Attack, a linha 2019 da Frontier é composta pelas versões S 4×4 (voltada ao trabalho), XE 4×4 e LE 4×4, essa última a mais completa.

Nova cidadania

Uma das principais novidades da Nissan Frontier 2019 é a nova casa: agora o utilitário é fabricado na nova unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, que recebeu um investimento de 600 milhões de dólares.

Com “certificado de cidadania” do Mercosul, a Nissan Frontier não ganha apenas um novo endereço, mas também mais versões e segurança, equipamentos de tecnologia inéditos no segmento, além de novidades e aperfeiçoamentos mecânicos e dinâmicos.

Novidades

De acordo com a versão, que agora são quatro: S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4, a linha Nissan Frontier passa a ter equipamentos como a Visão 360º Inteligente, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros.

Também há novidades no interior, na suspensão, nas rodas, na direção, na motorização, na transmissão e no sistema de tração. Agora, existem com câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel passa a ter opção de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada.

Reconhecida por sua força, a atual geração da Nissan Frontier apresenta como um dos seus destaques a estrutura ainda mais resistente do que a da anterior, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente. Além desse diferencial, a picape mantém em sua linha 2019 equipamentos como os inéditos – para o segmento – bancos “Gravidade Zero” inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor; os controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL) e muitos outros.

Nova “casa” e equipamentos inéditos

A Nissan Frontier 2019 fabricada na Argentina traz novidades em termos de conectividade, tecnologia, conforto, segurança e comportamento dinâmico.

Umas das inovações em tecnologia é a introdução da Visão 360º Inteligente, um dos equipamentos que integram a Mobilidade Inteligente da Nissan – visão da marca que reúne diversos recursos de engenharia, construção e tecnologia para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

O sistema é formado por quatro câmeras (na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos) e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno da Nissan Frontier. Por meio da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente, o que permite manobras com mais facilidade e segurança.

Para picapes, a Visão 360º Inteligente torna-se um item importante de segurança e, claro, tecnologia. Com o tamanho avantajado desses utilitários, manobrar o veículo é uma tarefa que requer muito cuidado. Assim, com a Nissan Frontier 2019 as movimentações ficam mais seguras e ajudam a evitar colisões com objetos e pessoas não visualizadas.

Disponível na versão topo de linha LE, a Visão 360º facilita o ato de estacionar em qualquer tipo de vaga, além de ajudar a entrar e sair de garagens com limitações de espaço com mais visibilidade, confiança e segurança.

Outra novidade em tecnologia é a introdução do sistema multimídia A-IVI. Com tela de oito polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e CarPlay, assistência de voz e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi (“Over The Air”). Permite também a conexão simultânea de equipamentos e telefones celulares.
Inédita no segmento, a navegação “porta-a-porta” é outra atração. Com ela, antes de se dirigir aonde a Nissan Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custos na Play Store e no iTunes e deve estar instalado no smartphone do proprietário. Além de ajudar na localização da picape em um estacionamento grande, por exemplo, ao ligar o rádio, a rota para o destino é automaticamente transferida para a tela do multimídia. A navegação continua normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

O painel de instrumentos em TFT também recebe aperfeiçoamentos. Ele ganha novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital.

Conforto e segurança aprimorados

Para melhorar a experiência de todos os ocupantes, a engenharia da Nissan fez aprimoramentos no conforto dos bancos, na parte acústica e na dinâmica do veículo. O sistema de direção, por exemplo, foi modificado e está ainda mais preciso nas respostas e bem mais leve para as manobras.

No banco traseiro, os assentos e encosto foram remodelados para aumentar o conforto dos passageiros. O ângulo do encosto, por exemplo, está 3,5º maior e a almofada do assento cresceu 129 mm no comprimento para aumentar o contato das pernas, tornando as viagens mais confortáveis. Além disso, todo estofamento foi trocado, ficando mais macio.

A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone, para a versão LE.

Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria. Com as novidades, transportar cargas na Nissan Frontier ficou ainda mais estável.

A picape passa a ser também a única do segmento a oferecer teto solar, diferencial que melhora a ventilação e o fluxo de ar, além da iluminação. E ganha, em todas as versões, o travamento automático das portas com o carro em movimento.

Os passageiros do banco traseiro também estão mais seguros com a adoção do cinto de três pontos para todos, além de seis airbags (na versão LE), sendo que dois são de cortina para a parte traseira. A Nissan Frontier passa a contar também com o sistema Isofix para a retenção de cadeiras infantis.

O sistema ABS para frenagem também foi modificado. Os freios e os cilindros traseiros estão maiores para tornar a reação do pedal mais rápida e eficiente em relação à desaceleração do carro.
Nome Forte como Frontier: Attack

Longe do atoleiro

A Nissan Frontier traz tecnologias de segurança como o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), que atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, de acordo com a versão, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL). Já o Vehicle Dinamic Control (VDC) reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução.

Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial (LSD). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

Por falar em tração, o consagrado sistema Shift On The Fly evoluiu. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h, em qualquer tipo de terreno.

Propulsão e tração mais versáteis

A Nissan também está resgatando outra tradição da linha Frontier, a de oferecer duas opções de potência para o mesmo motor. A versão S 4×4 tem 160 cavalos de potência, enquanto as restantes desenvolvem 190 cavalos. O motor para toda a linha é o mesmo turbodiesel 2.3 16V sendo que a diferença está na quantidade de turbinas disponíveis (uma ou duas). Essa usina de força trabalha em conjunto com dois tipos de transmissão: a nova manual de seis velocidades, exclusiva para a versão S 4×4, e a automática de sete velocidades com modo sequencial para trocas manuais.

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