Conheça a nova Chevrolet Spin 2019, a minivan familiar

Ainda saboreando o fato de ser única no segmento de minivans no mercado brasileiro, a Spin 2019, especificamente o Activ pode ganhar uma nova cara ainda neste ano, com visual mais esportivo. Todos esperam algo bem próximo do que ganhou o Cobalt.

Carros
2 anos atrás
Conheça a nova Chevrolet Spin 2019, a minivan familiar

A intenção da fabricante da Spin está centrada em atender a família inteira, principalmente para as famílias com cinco ou mais membros, digamos, até sete, que é o número de lugares destinados para o carro.

Mas quem não pode esperar essa atualização, é possível adquirir o modelo da GM Chevrolet que não deixa de ter um belo design, além de central multimídia, rodas de liga leve e uma nova cor em sua gama de variedades.

A versão atualizada com design aventureiro agrada tanto pela sofisticação como pela esportividade, ambos estilos que agregados, somando-se a nova linha de crossovers da Chevrolet no mundo. Beleza para ninguém colocar defeito.

Preços e versões do Spin atual

Sem muitas modificações, a GM optou em não fazer reajustes nos valores das minivans, dessa forma a minivan segue com os mesmos preços em 2018.

Spin LS – R$ 62.350
Spin LT – 66.090
Spin LTZ – 72.890
Spin Advantage – 68.670
Spin Active – 76.950

O que pode pintar na linha 2019

Claro que não tem como apresentar o carro, sem falar do que está na cara do gol. A Chevrolet Spin 2019 está chegando no mercado repleta de renovações no estilo8 e outros itens que prometem deixar o produto mais atraente.

Tudo indica que o estilo estará de acordo com a nova leitura de design da Chevrolet, já está em curso nos EUA. Mais impressionante visualmente, o carro acrescentará um conjunto ótico mais encantador criando um layout bem diferente daquele visto no restante do conjunto.

Os faróis ainda ganharão LEDs diurnos para reforçar a nova identidade, fundamental em alguns estados brasileiros que obrigam a utilização do durante o dia nas rodovias, contudo pode não ser um item de série em todas as versões.

A grade dupla também será atualizada e tudo indica que acompanhará o formato diferenciado dos faróis, tendo acabamento cromado ou escurecido, especialmente na versão Advantage, com o objetivo de alcançar melhor custo-benefício com personalização visual, podendo assim utilizar cinza escuro brilhante nos detalhes.

Embora com novidades, o novo formato da grelha deve manter o fluxo de ar ideal para a grade ativa, que fica logo atrás, abrindo e fechando suas aletas móveis de acordo com a velocidade, aumentando ou reduzindo o arrasto aerodinâmico.

Mais robusto. Assim deve chegar o novo formato do para-choque com mais proeminência das extremidades, quebrando o desenho envolvente que marca a Spin ganhou desde seu lançamento.

Com essa mudança, a tendência que haja menos fluído, porém, a mudança deve ser compensada em outras alterações na aerodinâmica da minivan.

Um flagrante bom foi possível observar que a traseira da Chevrolet Spin 2019 terá mudanças radicais, começando pelas lanternas horizontalizadas que serão cortadas pela tampa, redesenhada para que a placa fique na parte central e para que um defletor de ar sobre a vigia possa ser mais harmônico no conjunto. Possa ser que o para-choque venha mais envolvente que o atual.

Na parte interna, o que todos esperam é o redesenho de algumas peças, novos tecidos e cores, além da multimídia MyLink 2 e cluster atualizados.

Na parte mecânica, as primeiras informações apontam que não haverá mudanças, exceto pelo fato de que o motor SPE/4 Eco 1.8 agora receberá tanto gasolina E27 nacional quanto a E10 argentina, além do etanol (E100), trazendo uma padronização na produção desse motor no âmbito do Mercosul. A Transmissão de seis marchas manual e automática estarão disponíveis também.

Agora as duas configurações disponíveis, a Activ e Activ7 estão maravilhosamente chics. A Active, apresentação inédita vem com sete lugares. As duas vem inovando com a fileira de bancos central deslizante, permitindo assim ampliar o volume de carga ou o espaço para os ocupantes.

Já o Spin Activ aumentou a lista de equipamentos de segurança e comodidade dando mais satisfação. Esses aprimoramentos incluem nova calibração de motor, transmissão e suspensão para melhor o conforto, desempenho e dinâmica veicular.
O bacana é que o Novo Spin Activ começa pelo design, chamando a atenção e somando-se com evoluções incríveis de todos os ângulos que se observa e em sintonia com a nova família de crossovers da Chevrolet pelo mundo.
Na frente, o capô está mais inclinado, privilegiando também a aerodinâmica. Os faróis mais afilados, com máscara negra e luz de condução diurna em LED, elevando a visão e criação de aspectos tecnológicos o que fazem harmonia com os inéditos contornos do para-choque.
Diferentes materiais e acabamentos ajudam a fortalecer a identidade aventureira da versão Activ. Destaque para a moldura em Dark Chrome da nova grade.
Alguns elementos estéticos e funcionais foram dispostos na lateral do Novo Spin. É o que se vê nas portas, soleira, para-lamas e rodas com acabamento exclusivo de 16”. Com todas essas novidades, a percepção é de que o conjunto promove ao veículo uma melhor dimensão, além de parecer mais atlético e encorpado.
Toda remodelada de fio a pavio, a traseira ganhou um aerofólio esculpido na parte superior da tampa. Janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas também estão lá, como na maioria dos utilitários esportivos.
O estepe também veio com modificações. Antes fixado na parte externa da tampa, foi deslocado para a região do assoalho, sob o porta-malas, melhorando o acesso ao compartimento e a visibilidade traseira.
Outra novidade está no teto com um rack exclusivo em forma de “U”, que terá condição de receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas, por exemplo.
“O Chevrolet Spin sempre mesclou características de vários segmentos para atender consumidores com necessidades diversas. O Novo Spin Activ segue este mesmo princípio, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
O Novo Spin Activ estreia em seis opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branca Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel e Azul Old Blue Eyes, além do inédito Amarelo Stone.
Trilhos para a segunda fileira de bancos e opção de sete lugares
Com diferencial de fazer inveja a outros da mesma categoria, inclusive aqueles com faixa de preço, o Spin Activ sai na frente dos concorrentes. O amplo espaço para ocupantes e bagagens continua no novo modelo e vai além quando acrescenta refinamento, conforto, segurança, conectividade e, principalmente, versatilidade à fórmula.
O carro estreia com a segunda fileira de bancos corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.
Além dos trilhos, os bancos receberam espumas de diferentes densidades para melhor acomodação e conforto dos passageiros.
Outro ponto positivo na linha 2019 é que no quesito segurança, houve o acréscimo de pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central.
A novidades continuam com a opção da terceira fileira de bancos para a versão aventureira do Spin, denominada Activ7, em referência ao número máximo de ocupantes que o veículo pode transportar. Os dois assentos extras podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga.
“Não existe outro aventureiro com as características de modularidade, eficiência energética e conteúdo do Novo Spin Activ na sua faixa de preço. Apesar deste forte aspecto racional do modelo da Chevrolet, o aspecto emocional será preponderante como decisor de compra a partir desta nova geração”, projeta Carlos Zarlenga.
A Activ7 conviverá com a tradicional configuração de cinco lugares e porta-malas de 710 litros – pode chegar 756 litros com a fileira central de bancos toda avançada, quase o dobro da capacidade ante alguns rivais.

Design e visual dos modelos atuais

Voltando a falar dos modelos vendidos atualmente, na parte interior do Chevrolet Spin, um dos porta-objeto saiu e deu lugar para os novos botões da multimídia My Link com tela de 7 polegadas sensível ao toque. Já na parte externa, seguindo o novo padrão da GM, o emblema passou para o lado esquerdo.

A versão LTZ é equipada com rodas de liga leve com aro de 15 polegadas, com o mesmo desenho do sedan Cobalt Elite. Em 2018, o modelo passou a ser comercializado também na cor Cinza Satin Steel, antes o Spin da GM só possuía o branco sólido, preto, azul, prata e cinza metalizados.

A minivan já vem equipado com a central multimídia da nova geração Chevrolet MyLink e tecnologia Bluetooth® que, além de trazer mais praticidade através do acesso aos comandos de rádio e telefone no volante com Android Auto e Apple CarPlay, também conta com uma tela touchscreen de 7 polegadas.

Sem contar Onstar, uma tecnologia exclusiva que oferece serviços de segurança, emergência, concierge, diagnóstico e também toda a comodidade da navegação por setas com comando de voz (Turn-by-Turn).

Tudo podendo ser acionado seja através do botão Onstar no interior do veículo, do portal web do cliente ou do aplicativo para smartphone.

Motores e potência do Spin

O carro segue com a mesma motorização. Sob o capô, o Spin possui um motor 1.8 de 8 válvulas que entrega 111 cavalos de potência.

O propulsor garante uma ótima média de consumo fazendo 9,5 na estrada e até 8,0 em vias urbanas. Mas isso é possível graças a ajuda da grade do radiador.

Denominada Grade Ativa, o sistema além de reduzir o arrasto aerodinâmico e o ruído no compartimento do motor, também ajuda a diminuir as emissões de CO2 e o consumo de combustível, melhorando o desempenho do veículo no que diz respeito à velocidade máxima e a aceleração.

Melhor desempenho
O Novo Spin Activ está equipado com motor Flex 1.8 ECO de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque e transmissão automática de seis marchas. O conjunto motriz também foi refinado na linha 2019 para o funcionamento suave.
A nova calibração fez com que as trocas de marcha fiquem mais lineares e silenciosas, deixando quase que imperceptíveis, aproveitando ao máximo o alto torque do motor. O resultado se reflete também no desempenho do carro no dia a dia, com melhora de aproximadamente 1 segundo nas provas de arrancada e retomada de velocidade.
O Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l (G) e 7,0 km/l (E) e o consumo rodoviário é de 12,0 km/l (G) e 8,3 km/l (E), de acordo com dados do Inmetro.
O bom resultado tem a ver também com a sexta marcha e grade ativa do radiador, tecnologia exclusiva da Chevrolet na categoria. O sistema abre e fecha automaticamente a grade posterior frontal de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhora da aerodinâmica. A garantia é de três anos.

Pontos fortes e pontos fracos

Primeiro vamos revelar o que o carro tem de bom:

• Amplo espaço interno, com opção de cinco ou sete lugares, devido ao grande espaço entre eixos de 2,62
• Porta-Malas que acomoda até 524 litros
• Transmissão automática com opção de realizar as trocas manualmente

Agora o que o carro ainda deixa a desejar:
• O design do modelo não é agradável sendo pouco aceito por muitos consumidores
• Aceleração de 0 a 100 de 12,9 s, rendimento muito baixo para o motor 1.8
• A terceira fileira de bancos é destina para crianças, devido ao curto espaço para as pernas.

O que dizem os proprietários

Por conta do espaço, que busca esse carro não se arrepende. Mas ele também surpreende quando é adquirido sem que tenha sido a primeira opção.

“Comprei um modelo Advantage zero km e estou gostando muito. O câmbio de 6 velocidades casa muito bem com o motor, além das trocas de marcha serem suaves e imperceptíveis. Somado a isso, anda bem na cidade entre 1500 e 2000 rpm por conta do bom torque do motor 1.8 que não parece tem apenas 106 cv de potência”, disse Lupércio Vasques.

Adriano Almeida confessou que foi a concessionária para comprar um sedã e acabou levando o Spin. “Fui à loja para adquirir outro veículo. Estava atrás de um carro espaçoso. Ouvindo a opinião da minha esposa acabei comprando um Spin já que a família aumentou e precisávamos de mais espaço no porta-malas. Nunca havia considerado como opção de compra, mas não me arrependo”, declarou.

“É um ótimo carro. Com 710 litros de porta-malas é muito bom. Um veículo que peca em alguns detalhes, mas compensa em outros”, revelou Luciana Ramos.

Confira o que cada versão oferece de série

Spin LS
5 Lugares
Maior porta-malas da categoria
Direção EPS
Indicador de Troca de Marchas
Alerta de Pressão dos Pneus
Sistema de Grade Ativa

Spin LT
5 Lugares
Maior porta-malas da categoria (1668 litros com bancos rebatidos)
Motor 1.8 econoflex
106/108 cavalos de potência
Freios ABS
Duplo Airbag
30 porta-objetos.

Spin LTZ
7 passageiros
Volante com comandos de som e Bluetooth
Rodas de alumínio aro de 15 polegadas
Sensor de estacionamento
Rack de Teto
Sistema multimídia Chevrolet MylinK

Spin Advantage
A série Advantage do Chevrolet Spin tem tudo que você pode esperar de uma minivan e mais: faróis de neblina, espelhos retrovisores externos elétricos, cobertura do porta-malas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, roda de alumínio aro 15″ com acabamento escurecido, transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select” e controlador de velocidade de cruzeiro.
Motor 1.8L com 108 cavalos de potência.
Faróis de neblina
Rodas de alumínio aro com 15 polegadas
Acabamento escurecido
Transmissão automática de 6 velocidades com possível troca manual
Controlador de velocidade de Cruzeiro

Spin Active
Conforto é a palavra de ordem da Active. Com câmbio automático que deixa qualquer caminho dentro ou fora da cidade, ela oferece um passeio tranquilo.

Equipado com rodas de alumínio 16’, estepe externo, faróis de neblina e central multimídia MyLink, o Chevrolet Spin Activ está pronto para levar a sua família para qualquer aventura.

Diferente das outras versões, o carro vem apenas com configuração de cinco lugares. Em contrapartida, os 26,4 centímetros a mais de comprimento asseguram ótimo espaço para os passageiros do banco traseiro, mesmo com 710 litros de porta-malas.

O estepe na traseira também é um grande diferencial da configuração Activ. Só não é igual aos modelos como a Ford Ecosport, quando o pneu sobressalente não “sobe” junto com a porta quando se abre o bagageiro. Ao invés disso, a Chevrolet apostou em um sistema de duas etapas.

Além disso, essa versão acompanha:
Faróis de Neblina
Trava interna anti-furto do estepe traseiro
Adesivo lateral decorativo
Espelhos retrovisores externos elétricos
Antena no Teto
Conjunto de alto falantes
Navegação por setas com comando de voz
Sensor de Estacionamento Traseiro
Controlador de velocidade de Cruzeiro
Computador de bordo com amostragem no painel de instrumentos de funcionalidades de consumo, autonomia e vida útil

Ficha técnica do Spin

Motor: 1.8 SPE/4 ECO LS e – 4 Cilindros em linha
Taxa de Compressão: 12,3
Potência: 111 cv (e) / 106 cv (g) – 5.200 rpm
Torque: 174 Nm (e) – 2.600 rpm / 168 Nm – 2.600 rpm
Transmissão: Câmbio Manual de 6 marchas e automática de 6 marchas
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Direção: EPS – Elétrica Progressiva
Suspensão: Independente Tipo Macpherson na dianteira e Semi independente com eixo torsão e barra estabilizante na traseira
Porta – Mala: 710 Litros
Lugares: 5 e 7 Pessoas
Pneus; 195/65 R15 – Roda 6J X 15 – Liga Leve Aro 15”
Comprimento: 4.360 mm
Largura: 1.665 mm
Altura: 2.005 mm
Distância entre eixos: 2.620 mm
Tanque de Combustivel; 53l
Peso: 1.167 LS / 1.186 LT / 1.207 LTZ / 1.212 Advantage / 1.275 Active
Carga Útil: 385 kg
Alimentação: Flex – Gasolina e Etanol
Sistema de Partida a frio: GM Chevrolet Easy- Start

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?