Conheça o Onix Sedan, confiante na tradição

Lançado no final de abril na China, o novo Chevrolet Onix Sedan teve novas imagens reveladas pelo site GM Authority. A General Motors introduziu o novo sedan subcompacto da Chevy para os mercados em desenvolvimento na gama Redline, decidindo mais tarde deixar modelos mais básicos para um momento posterior. Essa hora é agora.

Carros
1 ano atrás
Conheça o Onix Sedan, confiante na tradição

Os detalhes revelados mostram como ficou o Chevrolet Onix Sedan 2020 em sua configuração padrão. O modelo descrito aqui é o LT, que se tornará o nível de acabamento básico para o pequeno sedã novo na China.

O três volumes da GM apresenta uma aparência simples e mais tradicional, com várias diferenças notáveis do Onix Redline apresentado inicialmente. A começar pelos detalhes em preto e vermelho na grade, rodas, espelhos e molduras vistos na linha vermelha que são substituídos por acabamentos em cromo e em cor da carroçaria.

Como se tornou habitual para a Chevrolet, o modelo básico apresenta o logotipo da gravata Chevy na cor dourada original, enquanto o restante dos emblemas, como a placa de identificação e a placa de acabamento, são destacados em cromo.

Além disso, os faróis de feixe de projetor do Onix Redline são substituídos por faróis de halogéneo, enquanto que as luzes de acentuação inferiores baseadas em LED e o spoiler traseiro são totalmente apagados.

Por que Onix sedan?

O sucessor do Chevrolet Prisma será chamado de Onix Sedan e isso tem uma explicação. A informação foi confirmada por Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM, durante o Salão de Xangai, na China.

“Tanto o nome Onix quanto Prisma são muito fortes para nós”, explicou o executivo durante a primeira aparição ao público do três-volumes. Mahnke também afirmou que o Onix Sedan irá conviver com o Prisma.

O modelo será responsável por ser a porta de entrada entre os sedãs da GM, enquanto o Onix Sedan ficará posicionado entre o Prisma e o Cruze.

Preços

O Novo Chevrolet Onix Sedan 2020 já tem preço no mercado chinês. O sedã compacto da General Motors entre 96.900 e 99.900 yuans ou entre R$ 57,6 mil e R$ 58,5 mil. No Brasil, os valores devem ficar acima de R$ 70 mil. Estes são os preços da versão Redline 325T, que tem motor 1.0 Turbo com três cilindros, que entrega 125 cavalos a 5.800 rpm e 18,4 kgfm entre 1.350 e 4.000 rpm.

Interior diferenciado

Por dentro, novo Chevrolet Onix sedan LT dispensa o acabamento de cabine bicolor, volante multifuncional e estofamento de couro visto no Onix RS. Além disso, a tela colorida flutuante de 8 polegadas é substituída por um monocromático muito menor.

Como é por fora

O novo Onix mede 4,474 m de comprimento, 1,730 m de largura, 1,471 m de altura e 2,600 m de ente eixos. O novo carro da GM tem apenas 36 litros no tanque, mas tudo indica que aqui deva ser bem maior, e 469 litros no porta-malas. Este deve ganhar um arranjo diferente no Brasil, a fim de acomodar mais bagagem.

O Novo Chevrolet Onix Sedan 325T vem ainda com suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção, bem como freios a tambor atrás. Lá, assim como visto no protótipo apresentado pela GM em Indaiatuba, as rodas de liga leve são de aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16.

No país asiático, o Novo Chevrolet Onix Sedan 2020 chega com quatro airbags, faltando os de cortina. Além disso, tem também controle de tração, controle de estabilidade, Isofix, sensor de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa. Há sensor de estacionamento traseiro.

Na versão Redline, o compacto vem com direção elétrica, ar condicionado, multimídia com OnStar, Baidu CarLife e Car Play, teto solar elétrico, trio elétrico completo, chave canivete com controle, Bluetooth, câmera de ré, 2 USB e entrada auxiliar. Entretanto, não tem controle de cruzeiro.

Mecânica com mesma combinação

Quanto a parte mecânica, o novo Onix LT mantém a mesma combinação de powertrain que o Onix Redline. O propulsor é o novo motor turbo 1.0L de três cilindros da GM, com 123 cavalos de potência e 132 libras-pés de torque.

Por lá, assim como se espera aqui, o Novo Chevrolet Onix Sedan 2020 tem somente transmissão automática de seis marchas e com mudanças manuais através de botão na própria alavanca. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e tem máxima de 180 km/h.

Mais tarde, no ciclo de vida do modelo, o novo Chevrolet Onix também será oferecido com uma transmissão manual de 6 velocidades.

Por aqui, o modelo deverá ser mais ágil. Lá será oferecida uma versão 1.3 de três cilindros e aspiração natural, com menos cavalos, bem como transmissão manual de cinco velocidades. Aqui, o motor Turbo foi confirmado para estreia do modelo no fim do ano. O consumo médio dessa versão 325T é de 20,4 km/litro.

Em meio ao que já sabemos do modelo chinês e o que será lançado no Brasil, destaque também a para a segurança do veíclo. O novo Onix vai atrás da nota cinco no Latin NCAP tanto para adultos quanto para crianças, no que vai ajudar o Isofix.

O modelo atual tem três estrelas no teste do instituto nos dois quesitos, notas que evoluíram após os reforços estruturais. A mesma tecnologia de aços estampados a quente usados nos carros reforçados será aplicada em maior intensidade na estrutura da plataforma GEM (Global Emerging Markets).

Um detalhe a se observar é quanto ao uso de tambores nos freios traseiros. O Prisma automático freia de 80 km/h até a imobilidade em 29,1 metros, um número que não chega a ser elogiável. Mas os discos ventilados dianteiros são maiores e os tambores devem seguir o mesmo caminho.

Vale lembrar que o Onix e Prisma ainda não têm controle de estabilidade e de tração. Tanto eles quanto o Cobalt não vão receber os atributos eletrônicos nesta geração. Isso limita o tempo de vida útil deles, uma vez que todos os projetos antigos vão ser forçados a ter ambos itens de segurança até 2022.

Conectividade, um fator decisivo

A conectividade continua sendo uma fator decisivo. Na nova geração, ela virá com sistema 4G com wi-fi e os já conhecidos MyLink e OnStar. A conexão será lançada antes no Cruze renovado.

Na China, o pacote de dados é de dar inveja e inclui uma franquia de 12 GB. Esperamos que a conta suba mais um pouco do que o pedido pelo OnStar, mas há chances que o serviço seja oferecido de graça por um tempo. O GPS em tempo real oferecido lá fora seria um sonho.

Onix na China

O Chevrolet Onix LT 2020 está agora disponível nos concessionários Chevrolet em toda a China. Para esse mercado, o carro é fabricado na empresa da SAIC- GM Dong Yue, localizada na cidade de Yantai.

A segunda geração do Onix será lançada na América Latina nos próximos meses, tanto em versões sedan body e hatchback. A planta da GM Gravataí no Brasil será responsável pela produção do modelo para a os países daqui.

O modelo tem como base a plataforma GM GEM, também conhecida como arquitetura Global Emerging Markets, e foi desenvolvida especificamente para sustentar veículos de baixo custo para mercados em desenvolvimento.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?