Connect e Xtreme, conheça os novos Volkswagen Fox

Em busca de inovar o mercado, o começo dos anos 2000, a Volkswagen do Brasil desenvolvia vários trabalhos como potenciais produtos futuros e um deles chamou a atenção da direção da empresa, um hatch compacto com altura incomum. Assim teve início o sucesso do Fox.

Carros
2 anos atrás
Connect e Xtreme, conheça os novos Volkswagen Fox

No início, o modelo destinava-se a substituir o Gol, porém, a montadora alemã não conseguiu fazer com que o Fox tivesse um custo baixo. Assim, ele seguiu para uma fatia de mercado superior à do Gol e inferior à do Polo.

Ainda nos dias atuais, o Fox é o segundo carro da Volks mais vendido no Brasil, perdendo apenas para as vendas do Gol. Ele também deu origem a uma pequena “família”, que no País já conta com a versão denominada CrossFox e SpaceFox.

Preços e versões atuais

Com novidades e apelo jovial, atualmente o Fox é comercializado em duas versões.

Fox Connect – R$ 49.990 com câmbio manual
Fox Connect – R$ 53.390 com câmbio automatizado I-MOTION – função Tiptronic
Fox Xtreme – R$ 54.990 com câmbio manual

As duas versões do Connect tem como destaque “Easy drive” – direção elétrica, “Park pilot” – sensores de estacionamento traseiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, “I-System com Eco-comfort” – computador de bordo, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito.

Entre os itens de série aparecem:
“ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
“Aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
“Cluster welcome” – acendimento automático do cluster ao abrir a porta do motorista
“Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
“Piloto automático” – controle automático de velocidade
“Sit & Adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
“Smart seat” – banco traseiro rebatível (encosto e assento)
2 airbags (passageiro e motorista)
2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
4 alto-falantes e 2 tweeters
4 portas
Alças de segurança dianteira e traseiras no teto
Antena no teto
Chave tipo “canivete” com comando remoto
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos com retorno automático
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Colunas centrais externas com aplique preto
Desembaçador traseiro
Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo
Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
Faróis de neblina com função adicional “Cornering Light” (luz de conversão estática)
Faróis duplos com máscara escurecida
Frisos laterais na cor do veículo
Grade dianteira em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”
Lanternas traseiras escurecidas
Lavador e limpador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador
Luz de leitura dianteira
Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível
Para-choque na cor do veículo com detalhe pintado em “Siberian”
Para-sóis com espelho para motorista e passageiro
Rodas de liga leve aro 15″ “Rock” com pneus de baixa resistência a rolagem 195/55 R15
Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-Connect
Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
Tomada 12V no console central
Transmissão manual de 5 velocidades
Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
Vidros elétricos
Volante multifuncional com comandos do sistema de som e “I-System”

Já o Fox Xtreme tem como destaques: aerofólio traseiro em preto brilhante, faróis auxiliares com tripla função: neblina, longo alcance e “Cornering Light”, moldura nas caixas de roda, câmera traseira, faróis duplos com máscara escurecida e racks de teto longitudinais.

De série o carro traz:
“Park pilot” – sensores de estacionamento traseiros
“ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem
“Aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
“Cluster welcome” – acendimento automático do cluster ao abrir a porta do motorista
“Easy drive” – direção elétrica
“I-System com Eco-comfort” – computador de bordo
“Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
“Piloto automático” – controle automático de velocidade
“Sit & Adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
“Smart seat” – banco traseiro rebatível (encosto e assento)
2 airbags (passageiro e motorista)
2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
4 alto-falantes e 2 tweeters
4 portas
Alças de segurança dianteira e traseiras no teto
Antena no teto
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Chave tipo “canivete” com comando remoto
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos com retorno automático
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Colunas centrais externas com aplique preto
Desembaçador traseiro
Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
Lanternas traseiras escurecidas
Lavador e limpador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador
Luz de leitura dianteira
Moldura na lateral do veículo
Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível
Para-choques na cor do veículo com detalhes em “Chrome effect”
Para-sol com espelho para motorista
Para-sol com espelho para passageiro
Rodas de liga leve aro 16″ “Modena” com pneus 195/50 R16
Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-Connect
Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
Tomada 12V no console central
Transmissão manual de 5 velocidades
Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
Vidros elétricos
Volante multifuncional revestido de couro com apliques e comandos do sistema de som e do “I-System”

Verões históricas

Na história de versões e motores, o Fox teve pelo menos 12 modelos. São eles:
1.0
1.0 BlackFox
1.0 SilverFox
1.0 BlueMotion
1.6 plus
1.6 I-Motion (com cambio automatizado)
1.6 Highline
1.6 Highline I-Motion (com cambio automatizado)
1.6 BlueMotion
1.6 Prime (versão produzida entre 2010 e 2012, atual Highline)
1.6 Pepper
1.6 Rock in Rio (Edição Especial Limitada)

Estratégia e novidades

Para dar um up no carro, o Fox, reconhecido por sua versatilidade, conforto e sensação de bem-estar aos ocupantes, robustez e inovação, passou a ser oferecido no mercado nacional nessas duas versões inéditas.

Os modelos fazem parte da nova estratégia de hatches que a Volkswagen passa a ter no Brasil por conta do lançamento do Novo Polo. Para isso, tanto o Connect, quando Xtreme são oferecidos com o consagrado motor 1.6 MSI de até 104 cv.

A versão Connect pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou com transmissão I-Motion, de trocas de forma automática.

O Fox Xtreme tem apelo mais aventureiro e está disponível apenas com o câmbio manual de cinco marchas.

Com todos os itens de série já expostos acima, opcionalmente, tanto o Fox Connect como o Fox Xtreme podem ser equipados com o sistema de infotainment Composition Media, com recurso de comando de voz que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando ainda mais uma condução mais segura e confortável.

Tecnologia e conectividade

Com um moderno sistema de conectividade, os principais comandos podem ser executados no volante, diminuindo a necessidade do motorista tirar as mãos dele. Além disso, é possível selecionar as mídias, operar o telefone e o sistema de navegação só com a voz.

Com a excelente câmera de ré e o assistente de manobras, o motorista tem mais segurança e praticidade ao estacionar ou realizar balizas.

O Fox conta ainda com a função Tilt-Down ajuda na hora de fazer baliza. Ela rebate o espelho retrovisor direito automaticamente quando o motorista engata a marcha a ré, facilitando a visualização da guia poupando o ajuste manual dos espelhos a todo momento.

“Posso afirmar que o item é indispensável e facilita muito na hora de manobrar ou estacionar o carro. A Volkswagen acertou em cheio nessa tecnologia. Não bastasse o motor que dispensa comentários, agora essa opção oferecida pelo assistente de manobras”, citou Eduardo Alencar.

Outra novidade tecnologia remete ao Easy Trunk que abre o porta-malas. Seu sistema é acionado pelo logotipo do carro.

Presente a tempos em outros veículos da montadora, o I-System concentra informações de rádio, status do telefone e computador de bordo com dados de consumo de combustível, distância percorrida e muito mais.

Motor e consumo

Motor 1.6 flex tem potência de 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool.

De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível das versões do Volkswagen Fox rodando na cidade e na estrada com álcool e gasolina no tanque é o seguinte:

Consumo cidade (Km/L) – 7.6 com álcool e 10.8 com gasolina.
Consumo estrada (Km/L) – 8.4 com álcool e 12.0 com gasolina.

Quando assunto é economia de combustível, a cada lançamento, a Volkswagen procura reduzir ainda mais o gasto do mesmo, para que, assim, o consumidor cada vez mais opte em colocar um carro da linha Fox em sua garagem.

“Apesar de ser um projeto antigo, o Fox ainda é um carro bem construído, resistente, tem um câmbio manual macio e preciso, e com o motor 1.6 16V anda bem e gasta pouco. O que falta é a montadora definir em que patamar ele vai ficar com a nova geração do Gol, encarecendo o Up!. Isso afasta um pouco os consumidores desse carro”, disse Marcos Camargo.

Ficha Técnica

Motor: 1.6
Portas: 4 Portas
Transmissão: Câmbio Manual de 6 marchas e automatizada I-Motion
Aceleração: 9,7s (e) / 10,1(g)
Velocidade Máxima: 190 km/h (e) / 184 km/h (g)
Cilindrada: 1.598 cm3
Potência: 120 cv (e) / 110 cv (g) – 5.750 rpm
Torque: 16,8 kgfm (e) / 15,8 kgfm – 4.000 rpm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Comprimento: 3.867 mm
Largura: 1.904 mm
Altura: 1.551 mm
Distância entre eixos: 2,467 mm
Peso: 1.109 kg
Carga Útil: 411 kg
Porta – Mala: 270 l
Direção: Elétrica
Pneus; 195/55 R14 – Roda 6J X 15
Tanque de Combustível: 50 l

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?