Conversível e elegante, o BMW Z4 estreia no Brasil

O novíssimo BMW Z4 que estreia no Brasil já pode ser reservado em uma ação de pré-venda da montadora. Essa é a terceira geração do roadster emblemático da marca que desembarca por aqui e deve atrair uma grande quantidade de compradores.

Carros
1 ano atrás
Conversível e elegante, o BMW Z4 estreia no Brasil

Destaque nos Salões de Paris e São Paulo, o conversível traz motor de quatro cilindros, 1.998 cm³ e 258cv de potência. Os primeiros exemplares importados do modelo com previsão de entrega no próximo trimestre já podem ser adquiridos em regime de pré-venda diretamente nas concessionárias autorizadas BMW.

Preço

O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro.

A ação de pré-venda do novíssimo BMW Z4 teve início em 8 de abril e compreende a versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, que custa R$ 309.950,00.

Tradição em roadsters

A BMW é dona de uma notável tradição de roadsters. O BMW Z4, último integrante da família, estreou sua primeira geração em 2009, sendo renovada 4 anos depois. A versão atual acrescenta a um rico legado, uma autêntica representação moderna do conceito consagrado do genuíno roadster BMW evidenciado por suas proporções harmoniosas, pelo design excitante e pela capacidade de proporcionar um prazer inigualável ao volante.

Design exterior

Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre elas a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novíssimo BMW Z4 se distingue facilmente de seu antecessor.

Isso foi possível, devido às proporções diferenciadas, como a distância de entre eixos mais compacta, e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.

O emprego apurado das formas e uma variedade de detalhes exclusivos representam as características que definem o design exterior do novo BMW Z4. O para-choques dianteiro imponentemente esculpido e dotado grandes entradas de ar, a grade de duplo rim, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente.

Os faróis também chegam com novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED de série.

O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo “concha”, outra característica dos carros esportivos clássicos. Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.

Um difusor de ar harmoniosamente integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em ‘L’, ajudam a dar à traseira do novo BMW Z4 uma aparência mais ampla e rente ao piso. O visual poderoso do spoiler traseiro é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente.

O teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h.

O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m). A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,609 m), e com 54 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

Interior foca o motorista

O BMW Z4 foi feito com design centrado no motorista. Assim, traz linhas que avançam como um impulso dinâmico e acabamentos exclusivos em determinadas áreas. O cockpit do roadster é a imagem do prazer de dirigir pura e intocada.

Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 sDrive30i exibe painel revestido em Sensatec com acabamentos em Alumínio Tetragon e assentos estofados com couro Vernasca em quatro diferentes combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto. Internamente, o pacote M Sport se faz presente com cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.

Olá BMW” ao ar livre

Além de ser um ícone de esportividade, o novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à mobilidade premium inteligente, principalmente devido à presença do Assistente Pessoal Inteligente BMW, que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário.

A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Por meio do código de identificação do usuário, o sistema aprende as preferências dele e as armazena no sistema acionando-os para ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura, por exemplo.

Em meio a vasta diversidade de elementos inovadores e de alta qualidade, o Z4 traz além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência.
O novo roadster também oferece o Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.

Outra tecnologia de destaque no Z4 é o BMW Live Cockpit Professional que engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz.

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos.

Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia agregada, o conversível é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Z4 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio.

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.

Novo motor de quatro cilindros

O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm).

O conjunto motriz do roadster está apto a leva-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 5,4 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates.

Transmissão Steptronic Sport

A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?