Corsa retorna em versão elétrica

Ele pode não estar mais entre os carros novos vendidos atualmente por aqui, mas lá fora o Corsa faz tanto sucesso que acaba de ganhar uma nova geração. Com inéditas imagens vazadas na rede, revelando todas as suas formas e até detalhes do interior do compacto, a Opel revelou a nova prole do carro, agora com a mesma plataforma do Peugeot 208.

Carros
1 ano atrás
Corsa retorna em versão elétrica

Assim como o modelo francês, a sexta geração do Corsa foi lançada primeiro em sua versão elétrica, a Corsa-e. O modelo chega com autonomia de 330 quilômetros. Posteriormente, virão as opções com motor a gasolina ou a diesel com os já conhecidos tricilíndricos da família PureTech 1.2 turbo com potências que variam entre 75 cv e 100 cv. O carro será lançado oficialmente em setembro, no Salão de Frankfurt. Fruto da nova fase da Opel, adquirida pelo Grupo PSA há pouco mais de dois anos.

O Corsa-e usa o mesmo conjunto do 208 elétrico, com bateria de 50 kWh capaz de recuperar 80% da carga em apenas 30 minutos, de acordo com a fabricante. O feito é conseguido com carregadores rápidos. O hatch ainda pode ser plugado numa tomada comum e a recarga pode ser acompanhada por um aplicativo para smartphones.

A nova geração tem autonomia 10 quilômetros inferior à do Peugeot 208. O motor entrega o equivalente a 136 cv e 26,5 mkgf instantaneamente. Segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 50 km/h em 2,8 segundos. O 0 a 100 km/h é exercido em 8,1 segundos.

Com o novíssimo veículo, a montadora alemã está oferecendo pela primeira vez uma versão de bateria elétrica com um alcance de 330 quilômetros. A Opel escolheu o modelo mais popular da marca para finalmente trazer a mobilidade elétrica para fora do seu nicho de existência. O carro é um best-seller absoluto, tanto que mais de 13,6 milhões de unidades foram produzidas desde a estreia mundial em 1982.

O Corsa fez milhões de pessoas felizes, incluindo o Brasil. Agora, está oferecendo a eles acesso à condução livre de emissões. A encomenda da sexta geração do Corsa será divulgada em algumas semanas, começando com o Corsa-e, seguido pelas versões diesel e a gasolina. Não há indícios dele desembarcar no Brasil. Mas aguardemos por notícias.

Explorando o Corsa-e

O Corsa-e permite ao motorista escolher três modos de condução: Normal, Eco e Sport. Eles ajustam a resposta do acelerador de acordo com as preferências do motorista. O modo Eco aumenta a autonomia, permitindo ao motorista percorrer uma longa distância, aumentando significativamente o alcance, dificilmente afetando o conforto. Já o Sport deixa o Corsa mais ágil, aumentando a capacidade de resposta e a dinâmica de direção, com uma perda moderada do driving range.

A carroceria mantém dimensões próximas das da geração anterior. O modelo tem 4,06 metros de comprimento, mas o teto está quase cinco centímetros mais baixo. A altura do hatch agora é de 1,43 metro. Por dentro, o assento do motorista ficou 2,8 centímetros mais baixo, para uma posição de dirigir mais esportiva.

Novo e mais tecnológico

Tudo indica que a cabine vai receber uma nova central multimídia com tela de 7 polegadas. Um monitor de 10″ é vendido como opcional e o sistema tem recursos como tráfego em tempo real no GPS e assistência remota.

A nova geração também tem mais tecnologia. O Corsa é o primeiro modelo do segmento a trazer faróis de LEDs inteligentes. Uma câmera de alta resolução ajusta continuamente o feixe de luz de acordo com as condições de tráfego e os veículos em volta.

Outros equipamentos como reconhecimento de placas de trânsito e controle de cruzeiro adaptativo também podem equipar o compacto. O modelo ainda pode ter um sistema chamado Flank Guard, que avisa sobre possíveis colisões em manobras de baixa velocidade.

Dados impressionantes

A Opel produz automóveis há 120 anos e sempre disponibilizou tecnologia a um vasto público de compradores de automóveis. O novo Corsa-e oferece mobilidade elétrica de última geração. Com um alcance de 330 km de acordo com o WLTP 1. O carro elétrico da Opel será com cinco lugares e é adequado para uma utilização diária sem restrições.

O Corsa-e está preparado para todas as opções de carregamento – via cabo, caixa de parede ou carregamento de alta velocidade – e a bateria é coberta por uma garantia de oito anos. O estado de carga pode ser verificado com o aplicativo “myOpel”, para que os tempos e custos de carregamento possam ser otimizados em todos os momentos.

O sistema de propulsão do Corsa-e combina uma condução livre de emissões com um fator máximo “divertido de dirigir”. Graças à potência de 100kW (136cv) e ao máximo de 260Nm de torque instantâneo, os destaques incluem capacidade de resposta, agilidade e desempenho dinâmico.

O modelo elétrico também parece dinâmico graças ao seu design esportivo, enquanto as dimensões externas compactas das gerações anteriores são mantidas. Com um comprimento de 4,06 metros, o Corsa continua a ser um ágil, prático e bem organizado de cinco lugares.

A linha do teto é semelhante a um coupé, 48 mm mais baixa que a do seu antecessor, sem detrimento do headroom. O motorista senta 28 milímetros mais baixo. A dinâmica de manuseio e condução se beneficia do centro de gravidade mais baixo. O manuseio é ágil e dinâmico, para mais diversão atrás do volante. O interior moderno com cockpit totalmente digitalizado pode até ser atualizado com assentos de couro.

Segurança em primeiro lugar

Tecnologias e sistemas de assistência que são mais frequentemente encontrados em segmentos de mercado mais elevados também estão presentes nas estreia do Corsa-e.

Os principais recursos incluem a luz matricial IntelliLux Led adaptativa e sem reflexo que a Opel oferece pela primeira vez no segmento de carros pequenos. Os oito elementos de LED, controlados por uma câmera frontal de alta resolução de última geração, adaptam continuamente o feixe de luz à situação de tráfego predominante e ao ambiente.

Sistemas avançados de assistência ao motorista fornecem segurança adicional tangível. Graças ao novo reconhecimento do sinal de trânsito da câmera frontal, agora detecta informações adicionais, como sinais de LED. Os limites de velocidade salvos no sistema também são mostrados no visor.

O controle de velocidade adaptável com suporte de radar e a proteção lateral baseada em sensores celebram sua estreia no novo Corsa. Auxiliar de ponto cego lateral e uma variedade de assistentes de estacionamento também estão disponíveis.

Sistemas multimídia com serviço telemático “Opel Connect” com novos sistemas de infoentretenimento mantêm os novos condutores e passageiros do Corsa totalmente conectados.

O Multimídia Navi com tela tátil colorida de 7,0 polegadas, bem como o multimídia Navi Pro topo de gama com tela de 10,0 polegadas, também oferecem o novo serviço de telemática “Opel Connect”.

Com funções úteis, como o Live Navigation com informações de trânsito em tempo real, bem como conexão direta com assistência na estrada e chamada de emergência, motoristas e passageiros podem trafegar com segurança e tranquilidade a bordo do hatch elétrico da Opel.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?