Detalhes do Chevrolet Prisma 2020, expectativa total

É grande a expectativa pela chegada da nova geração do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil, e o sedã Prisma, desenvolvido a parti do hatch. Para os entusiastas, as notícias que trazemos são boas. O desenvolvimento dos veículos está na reta final.

Carros
1 ano atrás
Detalhes do Chevrolet Prisma 2020, expectativa total

Essa semana, novas imagens da configuração três-volumes, incluindo fotos do interior, foram divulgadas pela General Motors/Saic, chinesa, responsável pelo desenvolvimento do novo modelo, em conjunto com a GM do Brasil.

No país asiático, o automóvel será conhecido como Onix Sedan e será o primeiro da nova linha, que terá cinco variantes de carroceria. Por aqui, ainda existem muitos segredos por parte da montadora. Um deles, é sobre seguir ou não com o nome Chevrolet Prisma para o sedã. O que se sabe é que a nova geração do compacto também será iniciada pelo três-volumes.

Produção e vendas

Informações não oficiais dão conta de apontar que a produção dos modelos da linha Onix 2020 começa em Gravataí (RS) no final deste ano. O sedã entre em linha de montagem em setembro e o hatch em novembro.

As vendas no Brasil do Chevrolet Onix 2020 e do sedã, ainda sem denominação definida, começam um mês depois. Se a programação for seguida à risca, será possível ver o novo compacto nas ruas, de fato, entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.

Novidades

As notícias envolvendo a nova geração do Onix vem acompanhado de novidades. Além de sedã e hatch compactos, esta nova família terá uma picape para substituir a tradicional Montana. Um novo produto para substituir o monovolume Spin, também é esperado.

O sedã compacto premium Cobalt também pode ser substituído pelo próprio Onix Sedan/Prisma, que terá entre-eixos de 2,60 m, sendo maior que o modelo atual. Tudo depende ainda da confirmação para nosso mercado onde o Cobalt tem forte participação entre frotistas.
Na China, as vendas começam em breve, já que a GM prepara uma invasão por lá, com 20 novidades ainda este ano. No Brasil, serão 30 modelos até 2022, já incluindo aí meras atualizações de outras linhas, não apenas os modelos inéditos.

Revelações

Em meio as revelações, destaque para o design, já que a GM chinesa prima pela esportivada Redline. Assim, podemos esperar um visual muito invocado com: grade lembrando aquela do Cruze SS, com direito a detalhes em vermelho; rodas pintadas de preto; spoilers e saias laterais; uso de LED no conjunto óptico frontal e nas lanternas; bem como o interior bicolor.

Mesmo com muitas mudanças, existe a possibilidade das atualizações seguirem a geração atual, sucesso de vendas no Brasil. O certo é que a família Onix deixa de ter um visual inspirado em outros compactos do mercado. O carro cresce e aparece, com detalhes inspirados por modelos mais caros da linha global da Chevrolet.

Internamente, nota-se um novo visual de painel central e console central que evoluíram. O cluster remete ao usado no Cruze, na S10 e em modelos mais caros da linha; qualidade de texturas do revestimento e mesmo a tela de entretenimento, com estilo flutuante, também avançam em relação ao carro atual.

Lá na China, o acabamento terá, além dos dois tons, “texturas 3D”, além de bancos integrais, de perfil mais esportivo; sistema de entretenimento terá tela de 8 polegadas com apenas 720p de resolução, mas com integração total para Android Auto e Apple Carplay, além de dupla de entradas USB para os bancos dianteiros. Também há opção de teto solar, um acessório interessante que se chegar por aqui, fará sucesso, em razão do clima tropical.

Apesar do espaço interno ampliado, com 2,60 m de entre-eixos, o modelo sedã brasileiro atual tem 2,52 m, o porta-malas ficou menor, com 470 litros. Antes tinha 500 litros. Não espera por mudanças radicais em detalhes como tipo e qualidade de botões e mesmo de puxadores de porta.

A nova plataforma modular (a GEM) trará ainda nova família de motores pequenos, leves e eficientes (três cilindros e quatro cilindros, com uso de turbo em algumas aplicações) de 1 litro, 1,2 litro, 1,4 litro e 1,5 litro como um todo. Para a linha compacta, aguardamos uso de 3-cilindros de 1 ou 1,2 litro. Câmbio deve seguir o padrão atual, inclusive com o automático de seis velocidades.

Onix é global

O sucesso do Chevrolet Onix na América do Sul levou o compacto brasileiro ao posto de carro mais vendido do continente.
A ascendente trajetória regional do Chevrolet despertou a atenção da alta cúpula da GM nos Estados Unidos, que decidiu promover o Onix a nome global.

Isto significa que o produto passará a ser comercializado em mercados adicionais, entre eles o chinês, o maior do mundo na atualidade, com mais de 27 milhões de veículos emplacados apenas em 2018.

“O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado. Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente”, considera Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

O Onix é o compacto de maior projeção comercial da Chevrolet na atualidade, com quase 250 mil unidades emplacadas no acumulado do ano passado, o que o posiciona no ranking dos 10 mais vendidos da categoria no mundo.

Nova família de veículos

Os primeiros modelos da nova família global de veículos de alto volume da GM estreiam neste ano, começando pela China, para otimizar o portfólio atual e contribuir para que a empresa expanda seus negócios em mercados estratégicos.

Serão lançadas oito variantes regionais com cinco diferentes tipos de carroceria.

Modelos desta nova família de veículos vão ser vendidos em 40 diferentes países, entre eles da América do Sul e México, regiões onde a marca Chevrolet é líder de vendas há anos.

Em sintonia com a estratégia da GM em manter alinhada sua linha de veículos às novas demandas do consumidor, esta nova família global de veículos foi desenvolvida e validada por um time internacional de especialistas, representantes dos clientes de suas respectivas regiões.

Mentor da primeira geração do Onix, o time da GM na América do Sul exerceu importante protagonismo na concepção desta nova família de veículos em função principalmente da larga experiência no desenvolvimento de veículos compactos.

Além de visual atrativo, elevada eficiência energética e excelente dirigibilidade, estes novos modelos vão oferecer as mais avançadas tecnologias de conectividade e segurança, muitas delas inéditas em seus respectivos segmentos.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?