Evoque SE R-Dynamic, um sonho de consumo

Desejo de muitos brasileiros, a segunda geração do Evoque entrou em pré-venda por aqui. A novidade foi anunciada pela Jaguar Land Rover que espera vender uma grande quantidade de um de seus melhores produtos no mercado.

Carros
2 meses atrás
Evoque SE R-Dynamic, um sonho de consumo

A versão é equipada com motor P250 de 2.0 litros turbo com tecnologia Flex, que desenvolve até 250 cv de potência e 37,2 Kgfm de torque entre 1.300 e 4.500 rotações. Associado ao câmbio ZF automático de 9 marchas com opção para trocas sequenciais no volante o conjunto permite ao Evoque SE R-Dynamic atingir os 230 km/h de velocidade final e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,5 segundos.

Preço

A versão SE R-Dynamic chega ao mercado brasileiro a partir de outubro com preço de R$ 281.600.

Lista de equipamentos

A versão SE R-Dynamic conta com uma lista de equipamentos que oferece comandos acionados por voz, assistente de fadiga do motorista, assistência de frenagem de emergência, indicador das condições das pastilhas de freios, ar condicionado dual-zone, teto solar panorâmico, sistema de entretenimento Touch ProDuo com som Meridian, câmera de ré, Park Assistant, teto panorâmico, entre outros.

O novo Range Rover Evoque é equipado com uma central multimídia chamada Touch ProDuo, o sistema traz uma combinação de duas telas táteis de LCD de alta definição, com 10 polegadas, além de um painel de instrumentos de 12,3 polegadas colocado atrás do volante, no quadro de instrumentos. O resultado é um interior oculto, até que as telas, totalmente configuráveis, sejam ativadas.

O modelo conta ainda com Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control. Também, pela primeira vez, o Evoque chega de série no mercado brasileiro com o sistema Terrain Response 2.

O novo Evoque também tem uma capacidade maior para a transposição de trechos alagados. Agora o veículo é capaz de atravessar trechos coma até 60 centímetros de profundidade, ante 50 da geração anterior. Para total conforto no asfalto, a linha SE R-Dynamic traz sistema de câmera traseira, sistema de assistência à manutenção da faixa e o monitor de atenção do condutor para manter os passageiros seguros.

Junto as tecnologias presentes no modelo, o Evoque SE R-Dynamic possui cinco modos de condução (eco, asfalto, areia, grama/cascalho/neve e lama/buracos). Há ainda a opção do modo automático, que compreende as condições da via e define a melhor configuração para tração, suspensão e relação de marchas automaticamente.

Linhas inconfundíveis

Ao olhar para o novo Evoque é possível notar que parece ser igual ao da primeira geração, mas nada que possa incomodar, afinal estamos falando de uma modelo bem-sucedido e apreciado, logo funciona bem manter a estratégia. Os faróis são mais finos, há uma nova linha de cintura abaixo dos retrovisores e as lanternas estão com uma máscara escura, agora atravessando a traseira como nos Porsche.

O novo visual foi inspirado no Range Rover Velar e, igual a ele, as maçanetas são retráteis e destacam a carroceria de cinco portas, a única disponível no novo Evoque. O SUV ainda empresta do Velar as linhas transparentes da carroceria, o que torna esta segunda geração ainda mais refinada e luxuosa.

Conjunto mecânico

O novo Evoque também não muda no que diz respeito ao conjunto mecânico. Contudo, ele não é mais de origem Ford, como ocorria com a antiga geração antes dos motores Ingenium. A carroceria foi mantida e continua feita em alumínio e aço, embora o uso de materiais leves não dê grande resultado final na balança.

O SUV conta com motor 2.0 diesel e tração integral, de série, com peso de 1.930 kg, muito para um carro de 4,37 metros, que mesmo nas versões mais leves a gasolina pesa aproximadamente 1.700 kg. Este peso, aliás, é sentido quando se guia mais rápido e particularmente em pisos escorregadios, mesmo que a eletrônica dê uma mão para tornar a direção sempre fácil e pouco exigente.

A altura do modelo em relação ao solo é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 20.8° e 30,6°, respectivamente. O Evoque SE R-Dynamic também tem uma capacidade maior para a transposição de trechos alagados. O veículo é capaz de atravessar trechos coma até 60 centímetros de profundidade, ante 50 da geração anterior.

O modelo, que está mais largo, possui faróis de LED, puxadores de porta retráteis e traços dinâmicos.

Interior com novidades

O interior sim sofreu mudanças significativas. As novidades promovidas na Land Rover foram pensadas em agradar não apenas aos olhos, mas sim no conforto e tecnologia.

O novo SUV ganhou 2 cm de entre-eixos, o suficiente para tornar a área traseira mais acolhedora. Até mesmo o porta-malas cresceu e tem tem 591 litros com os bancos levantados, se tornando mais explorável pelo proprietário. Não muda na profundidade, mas o espaço sob a cobertura aumentou 4 cm e cresceu 2 cm na largura. Porém, ficou faltando um segundo espaço abaixo do piso, ocupado pelo estepe. Em resumo, o Evoque não muda muito, mas se torna um carro mais espaçoso e habitável.

Podemos dizer que a segunda geração do Evoque é completamente inédita no habitáculo, que agora se desenvolve muito de forma horizontal e surge muito mais tecnológico, como foi visto no Velar. Por dentro, são três telas, uma de 12,3″ para os instrumentos e duas de 10″ no console, uma acima da outra, sendo uma para o sistema multimídia e a outra para a climatização.

Das três, apenas a tela de 10″ do sistema multimídia surge como item de série. As outras duas são opcionais. Para quem se importante bastante com o controle da temperatura, ele é feito por dois comandos giratórios para que o motorista possa fazer o ajuste sem tirar os olhos da estrada. Uma forma de garantir mais segurança durante a pilotagem.

O câmbio voltou a usar uma alavanca e agrada bastante. Essa mudança permitiu mais espaço para objetos, como um smartphone, mas que infelizmente não pode ser carregado por indução, uma pena, já que outros modelos mais baratos contam com essa opção.

Ponto de vista

De dentro do carro que tem dimensões compactas, é possível notar que ele ainda continua bastante admirável na cidade, mesmo com a largura generosa e o peso elevado. Nada que atrapalhe, afinal o motor turbodiesel 2.0 de 240 cv tem torque de sobra, e faz esse detalhe passar despercebido.

A linha do Evoque 2020 foi reforçada com os renovados motores a gasolina e diesel, todos 2.0 ligados ao câmbio automático de 9 marchas da ZF, caixa manual está prevista apenas para o diesel de 150 cv. Há também um sistema híbrido leve.

Esse novo propulsor ‘mestiço’ desfruta de uma rede elétrica suplementar de 48 volts, que não alimenta a parte de bordo como instrumentos e multimídia, nesse caso quem atua é uma bateria 12 volts, no entanto coloca em funcionamento um pequeno motor elétrico de 15 cv que está conectado ao virabrequim do trem de força.

Em baixas velocidades, ele é movido pelas rodas e gera corrente que abastece uma bateria de 0,2 kWh, e ajuda o motor 2.0 em acelerações mais fortes. Paralelo a isso, o Evoque consegue se enquadrar como um híbrido e conseguir vantagens fiscais em diversos países, incluindo o Brasil.

Conforto e curiosidade

A vocação do Evoque é percebida pela suspensão de controle eletrônico Adaptive Dynamics, inteiramente voltado ao conforto. O sistema absorve melhor e garante a precisão da direção em curvas.

A título de curiosidade, como alternativa aos bancos em couro tradicionais, é possível pedir o revestimento “alternativo”, que usa tecidos de eucalipto ou semelhantes ao veludo, obtidos com 53 garrafas de plástico recicladas. São medidas que mostram o interesse das montadoras em sustentabilidade.

Pilotando Sonhos

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