FCA bate o martelo e vai vender a RAM 1500 no Brasil

Quem esperava pela chegada da picape RAM 1500 ainda para 2019 no Brasil, pode comemorar. A FCA, Fiat Chrysler Automóveis, anunciou seus planos para o país e o presidente da marca para América Latina, Antonio Filosa, confirmou a chegada da ‘picapona’ ainda esse ano.

Carros
2 anos atrás
FCA bate o martelo e vai vender a RAM 1500 no Brasil

Importada dos EUA, a irmã ‘menor’ da RAM 2500 ocupará segmento superior a Hilux e cia. Outra boa notícia é que permitirá uso de CNH, Carteira Nacional de Habilitação, categoria ‘B’. O anúncio foi feito durante o Salão do Automóvel de Detroit.

Tudo indica que a estreia acontecerá no Salão do Automóvel de São Paulo, evento esse que acontece entre 10 e 20 de novembro de 2019. Atualmente, a picape grande encontra-se e processo de homologação, para que possa finalmente ser importada para o Brasil.

Expectativa de preço

Com um produto que reúne toda força de uma autêntica RAM, os executivos da FCA nutrem boas expectativas quanto a picape, embora não revelem quanto esperam vender.

Os preço devem ficar na faixa de R$ 200.000 a R$ 250.000, logo abaixo dos R$ 264.990 cobrados pela RAM 2500.

Detalhes da RAM 1500

Com capacidade de carregar 750 kg de carga, a RAM 1500 perde feio para a sua “irmã”, a 2500, que consegue suportar até 1.030 kg. Para atender a lei brasileira, a Chrysler terá de promover alterações na suspensão da sua picape, já que as normas exigem marcha reduzida para a aplicação de motor a diesel ou capacidade de carga maior do que uma tonelada.

O motor também já foi definido: será o V6 3.0 turbo diesel – já conhecido de outros modelos da FCA, incluindo o Jeep Grand Cherokee e a própria RAM 1500 geração 4, atrelado sempre a câmbio automático de oito marchas.

Maior do que Toyota Hilux, Chevrolet S10 e afins, a RAM 1500 é grandalhona para os padrões brasileiros. Ela chega com 5,91 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Com isso, ficará isolada no segmento de picapes médias-grandes.

Apenas a título de comparação e se ter noção do absurdo dessas dimensões, o Renault Kwid possui em comprimento total apenas 1 cm a mais do que sua distância entre eixos, logo haja cuidado na hora de manobrá-la.

Ainda assim, a RAM 1500 tem uma grande vantagem sobre a prima 2500, já oferecida em nosso país por ser considerada um “comercial leve”, portanto, pode ser dirigida por quem tem CNH tipo ‘B’ e não tem restrições de circulação em ambientes urbanos. A RAM 2500 exige carteira da categoria ‘C’.

Única pendência é que a RAM V6 3.0 EcoDiesel ainda não está disponível nem nos EUA. O propulsor, o de menor capacidade cúbica de toda a gama da 1500, está recebendo atualizações para ficar um pouco mais forte uma vez que atualmente rende 240 cv de potência e 58 mkgf de torque, e se mostra muito eficiente.

Com as mudanças pretendidas, a picape tem a oportunidade de ficar mais potente que a VW Amarok V6 (até 245 cv) e a Mercedes Classe X (258 cv), que podem ser consideradas concorrentes em potencial, apesar do tamanho menor.

Tecnologias

Entre as tecnologias que devem ser aplicadas ao V6 turbo diesel, pois foram aplicadas às demais usinas, está o sistema híbrido leve conhecido como eTorque. Mas fiquem tranquilos porque não tem nada a ver com o motor 1.8 E.torQ, da própria FCA, criticado por aqui, que inclui start-stop e um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 48 volts, a fim de economizar combustível nas arrancadas.

Lá para as bandas dos EUA, a nova geração da 1500 é dotada de uma série de novas tecnologias. Entre elas, o sistema de entretenimento Uconnect com tela sensível ao toque de até 12 polegadas, além de recursos de segurança como controle de cruzeiro adaptativo com Stop, Go e Hold, faróis com facho alto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de saída de faixa, sistema de frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento (Park Assist), câmeras com visão 360º e bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e resfriamento.

A lista inclui também alguns recursos como sistema de som Harman Kardon com até 19 alto-falantes e subwoofer de 10 polegadas, carregador wireless para smartphones, cinco entradas USB, duas tomadas de 115V, teto solar panorâmico, entre outros.

As capacidades de carga ainda são desconhecidas nessa configuração, mas a RAM 1500 certamente terá tração 4×4 e poderá carregar mais de 1 tonelada na caçamba, até para estar legalmente apta a usar o diesel como combustível.

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