Fiat Cronos versão Drive 1.8 AT, mais competitivo que nunca

Considerado um dos mais prazerosos modelos da Fiat para dirigir, o Cronos, o novo sedã compacto feito pela fabricante, e apresentado ao Brasil no início desse ano, ganha novidades na linha 2019.

Carros
2 anos atrás
Fiat Cronos versão Drive 1.8 AT, mais competitivo que nunca

Com interior amplo e um dos maiores porta-malas da categoria, estamos falando de 525 litros de capacidade, o carro ainda se destaca pela tecnologia que oferece, com itens como ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).

Agora, para complementar a gama de versões, a Fiat apresenta ao mercado a nova e extremamente competitiva Cronos Drive 1.8 AT.

Preços e versões de toda a linha

Como é possível incluir opcionais em todas as versões, inclusive a topo de linha, os valores serão divulgados como iniciais e não fixo.

  • Cronos 1.3 – a partir de R$ 54.990
  • Drive 1.3 Manual – a partir de R$ 59.490
  • Drive 1.3 GSR (automatizado) – a partir de R$ 65.190
  • Cronos Drive 1.8 AT por – a partir de R$ 68.790,00.
  • Precision 1.8 Manual – a partir de R$ 66.990
  • Precision 1.8 Automático – a partir de R$ 71.990

A versão Cronos Drive 1.8 AT foi criada para quem procura a performance do motor 1.8 E.torQ Evo VIS com 139cv, essa nova configuração conta ainda com câmbio automático de seis velocidades.

Com funcionamento suave e em perfeita harmonia com o propulsor, traz o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

Mais completa entre as versões Drive, a Drive 1.8 AT oferece de série, por exemplo, Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos de áudio e telefone; segunda porta USB, câmera de ré alarme antifurto, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, Ambient Lights e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.

O sedan conta ainda com espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop para economia de combustível, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, sistema de partida a frio sem tanquinho e display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos.

Além de todos os atributos já existentes no carro, o cliente pode optar ainda por agregar ao Fiat Cronos Drive 1.8 AT três pacotes de opcionais. O Kit Stile 1 traz faróis de neblina, rodas de liga leve 6.0 x 16″, pneus 195/55 R16, faróis com Led Design, além de frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados. Já o Kit Stile 2 vem com faróis de neblina, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 6.5 x 17″ + pneus 205/50 R17, faróis com Led Design e os frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados. Por fim, o Kit Comfort inclui vidros elétricos traseiros, piloto automático, volante revestido em couro, apoio de braço para o motorista e paddle shifters atrás do volante.

Confira detalhes das outras versões

Básico 1.3
O Cronos básico não conta com a central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas e a entrada USB traseira presentes no Drive. Mas vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.

Drive 1.3
Essa versão aparece com apenas uma opção de motor, o reconhecido 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Nele, o consumidor pode escolher entre o câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco velocidades. De série configuram ar-condicionado, direção elétrica ajustável em altura, trio elétrico, central multimídia Uconnect de sete polegadas e monitoramento de pressão dos pneus. Rodas de liga leve aro 15, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, banco bipartido e alarme são oferecidos como opcionais.

Drive 1.3 GSR
A Drive 1.3 GSR traz todos os itens da versão anterior e é uma opção mais em conta do que o Precision 1.8. A evolução do conhecido Dualogic Plus é chamada de GSR, ou Gear Smart Ride, uma promessa de trocas inteligentes de marcha. Ao contrário da caixa automática da Aisin, o automatizado GSR não conta com alavanca de marchas, apenas tem botões para funções da transmissão no console, entre elas, Drive, Ré e Sport.

Mudanças manuais são efetuadas apenas pelas borboletas no volante.
Mais completo do que o 1.3 manual, o carro conta com os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de start-stop, capaz de desligar e religar o motor em paradas de trânsito, controle de velocidade de cruzeiro, luzes de ambiente na cabine, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros e retrovisores com seta e tilt-down.

Precision 1.8 Manual
Tendo como diferencial o motor 1.8 E.torQ VIS, o carro alcança 139 cv e 19,3 kgfm com etanol. O câmbio manual tem cinco marchas, mas vale apena investir na caixa automática bem mais sofisticada e com seis velocidades. Entre os itens de série, o Precision 1.8 traz a mais que o 1.3 os faróis com leds diurnos, controle de cruzeiro, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de saída em ladeiras (Hill Holder), vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, computador de bordo em tela de 3,5 polegadas, volante revestido em couro e uma segunda entrada USB para os passageiros do banco de trás.

Nessa versão ainda aparece como opcionais bancos forrados em couro ecológico, rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos em tela TFT de sete polegadas, sensores de chuva e luz, chave presencial com partida do motor por botão e airbags laterais.

Precision 1.8 Automático
Com câmbio automático Aisin de seis marchas, com opções de trocas sequenciais na alavanca e também por meio de borboletas no volante, a versão Precision tem um preço justo se comparado ao que o carro traz. Porém, se o comprador optar por mais opcionais, o carro completão pode ultrapassar os R$ 84 mil. Nesse caso, vale a pena uma comparação com outros concorrentes.

Desempenho aprovado

De acordo com a Fiat, o Cronos 1.3 manual equipado com motor 109 cv vai de zero a 100 km/h entre 11,5 e 12,3 segundos, respectivamente com etanol e gasolina. A velocidade máxima vai de 178 km/h a 183 km/h.

O consumo varia entre 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada abastecido com álcool e 12,4/14,8 km/l com gasolina.

Quando equipado com câmbio GSR, a velocidade máxima em ambos combustíveis e a aceleração com etanol são as mesmas. Quanto ao consumo, o automático faz 8,8 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na rodovia, enquanto as médias com gasolina sobem para 12,7 km/l e 14,8 km/l, respectivamente.

O motor 1.8 tem 139 cv e é ótimo para aqueles que desejam desempenho mais afiado. Segundo a Fiat, o Cronos Precision 1.8 arranca de 0 a 100 km/h em 9,2 s com etanol e 9,6 s com gasolina, além de chegar perto dos 200 km/h de velocidade máxima. Já o consumo ficou entre 8 km/l e 9,6 km/l com etanol e 11,6/13,8 km/l de gasolina.

Por fim, o propulsor 1.8 automático leva um pouco mais de tempo para acelerar, entre 9,9 s e 10,8 s. A média de consumo ficou entre 7,2 km/l e 9,6 km/l com etanol e 10,3 km/l e 13,3 km/l com gasolina, considerando entre cidade e estrada.

Cores

  • Vermelho Alpine (sólida)
  • Branco Banchisa (sólida)
  • Preto Vulcano (sólida)
  • Branco Alaska (perolizada)
  • Vermelho Marsala (perolizada)
  • Cinza Scandium (metálica)
  • Preto Vesúvio (metálica)
  • Prata Bari (metálica)

Itens de série

  • 2ª porta USB para passageiros traseiros
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Apoia-pé para o motorista
  • Ar condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Brake light
  • Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Adroid Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz
  • Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
  • Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
  • Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Rodas de aço estampado 6.0 x 15” com calotas integrais + Pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com comandos de rádio e telefone
  • Volante com regulagem de altura

Ficha Técnica

  • Altura do solo (mm): 158
  • Capacidade do porta-malas (litros): 525
  • Potência máxima (cv): 101,0 (g) a 6000 rpm / 109,0 (e) 6250 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 13,7 (g) / 14,2 (e) a 3500 rpm
  • Tanque de combustível (litros): 48
  • Cilindrada total (cc): 1332
  • Entre-eixos (mm): 2521
  • Altura do veículo (mm): 1508
  • Comprimento do veículo (mm): 4364
  • Largura do veículo (mm): 1962

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?