Fiat Doblò 2020, a minivan de sucesso

Mais um modelo da Fiat chega à linha 2020. A minivan Doblò, na estrada há 18 anos, aparece sem a tão popular versão Adventure e mais cara.

Carros
1 ano atrás
Fiat Doblò 2020, a minivan de sucesso

Carro indicado para grandes famílias, o veículo faz sucesso também entre os que a utilizam para trabalho. Esse é o primeiro modelo multivan da montadora lançado no Brasil. Produzido em Betim, MG, desde 2001, o Doblò vendido por aqui ainda era o da 1ª geração, mas recebeu uma reformulação em 2018.

Preços e versões

Como toda novidade vem acompanhada de reajuste, não foi diferente com o modelo. A partir de agora, a Fiat Doblò está disponível em versão única, Essence, com sete lugares.

Fiat Doblò Essence 7L 1.8 – R$ 92.390,00

Há o pacote opcional “Pack Evolution”, de R$ 3.690, que acrescenta rádio Connect com função viva-voz Bluetooth e entrada USB, retrovisores externos elétricos, faróis de neblina, volante multifuncional em couro e sensor de estacionamento traseiro.

Motor mantido

O motor continua sendo o conhecido 1.8 E.torQ flex de 132 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual, de cinco velocidades.

De acordo com o Inmetro, o modelo pode aferir 6,4 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números vão para 9,2 km/l e 9,8 km/l, respectivamente. Seu porta-malas garante 665 litros de capacidade, com carga útil de 490 kg.

Resistindo ao tempo

Em 2016, a fabricante deixou de oferecer a versão com motores 1.4. As duas versões contam agora com motores 1.8 flex. A Adventure recebeu rodas de liga leve, estepe aro 16, volante revestido em couro com comandos de áudio e outros itens de conforto. A Essence, além destes itens, também vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e mais elementos de segurança.

Referência no mercado desde o seu lançamento, a Fiat Doblò tem características diversas de um carro de família. Por essa razão, mesmo tendo sido de ser fabricada, continua sendo procurada por grandes famílias, pais de gêmeos, entre outras situações.

Com amplo espaço interno, muito conforto e versatilidade, ela é ideal para transportar de até sete pessoas. Serve também para os negócios na movimentação de cargas. Não à toa, continua reconhecido por sua robustez, pela grande área envidraçada que permite excelente visibilidade, pela ótima posição de dirigir, seu grande porta malas e suas portas laterais corrediças, que facilitam o acesso ao interior do veículo.

Detalhes da Doblò

A Fiat Doblò tem como concorrentes o Renault Kangoo, Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Como já dito, o visual da primeira geração, que surgiu no Brasil em 2001, já está bem cansado após alguns facelifts, tendo grandes faróis duplos, grade cromada, para-choque reforçada com até quatro faróis circulares, rodas de liga leve aros 15 ou 16 polegadas, grandes retrovisores com ajustes elétricos e repetidores de direção, barras longitudinais no teto, estepe traseiro com suporte e trava de segurança, estribos laterais, portas e vidros deslizantes, teto alto, suspensão elevada, lanternas verticais, limpadores dianteiros e traseiro, entre outros.

Por dentro, a versão atual tem painel amplo e completo, bem como rádio ou multimídia em posição elevada, assim como a alavanca de câmbio. Há difusores de ar de bom tamanho, assim como dois porta-luvas e porta-objetos no teto.

Há um bom espaço com altura bem elevada, além de ajustes milimétricos da segunda fileira para dar acesso aos dois bancos articulados na traseira, que podem ter acesso pela porta assimétrica ao lado do estepe externo.

O ambiente é bem volumoso e o motorista conta com direção hidráulica, vidros elétricos apenas nas portas dianteiras e ar-condicionado. A área envidraçada é enorme e o habitáculo fica bem iluminado.

Para quem se preocupa com o porta-malas, ele chega a ter 665 litros de espaço sem os dois assentos dobráveis.

A Doblò conta com cintos de segurança e apoios de cabeça em todos os assentos, incluindo os adaptáveis. Há airbag duplo e freios ABS com EDB.

Na versão Adventure, o monovolume acrescenta ainda faróis de profundidade aos de neblina, bem como pneus de uso misto e o sistema Locker, de bloqueio eletrônico do diferencial, que ajuda a sair de atoleiros e ter melhor desempenho no fora de estrada.

Versão completa

Confira a lista de itens da versão atual:

Motor 1.8 com até 132 cv e transmissão manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15 polegadas calotas integrais, pára-choques na cor do veículo, pneus 185/60 R 15, vidros elétricos dianteiros com one-touch (descida) lado motorista e passageiro, vidros climatizados verdes, travas elétricas, volante com regulagem de altura, apoia-braço central no banco do motorista, banco traseiro bipartido (inclui cinto traseiro central retrátil de 3 pontos), airbag duplo, freios ABS com EBD.

Os cintos de segurança dianteiros são retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, o banco traseiro rebatível, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos, grade frontal na cor do veículo, luzes de leitura dianteira e traseira, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura, portas laterais traseiras deslizantes lados motorista e passageiro, portas traseiras assimétricas.

Vem com computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado, porta-garrafas nas portas traseiras, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, follow me home, console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro), limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência.

Não faltaram porta-objetos sob o teto, frisos laterais, predisposição para rádio (2 alto-falantes no painel, 2 alto-falantes nas portas dianteiras, 2 alto-falantes traseiros e antena), retrovisores externos com comando interno, retrovisores externos na cor do veículo, protetor de cárter e chave canivete com telecomando para abertura, barras longitudinais no teto e fechamento das portas.

A minivam traz ainda mais dois assentos na parte traseira com articulação lateral, cintos de segurança de três pontos para a terceira fileira.

Cores e acessórios

A multivan pode ser adquirida nas cores Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine. Tem ainda a metálica Prata Bari.

Também é possível incluir acessórios como: alarme antifurto, capa para banco, rodas de liga leve aro 15 polegadas, multimídia Mopar, rádio Mopar, protetor de cárter, protetor de soleira, capa para banco, ecobag, rede para objetos, rede para separação do bagageiro, rádio Mopar Conexão, tapetes de borracha, DVD Mopar, cobertura do bagageiro, capa estepe personalizada Adventure, capa estepe personalizada Estrada Real, banco suplementar, friso lateral, porta-objetos e barras longitudinais no teto.

Ficha técnica

  • Motor: 1.8
  • Transmissão: Manual de 5 marchas
  • Aceleração (0 à 100km/h): 12,7 s
  • Velocidade Máxima (km/h): 167
  • Cilindrada (cm3): 1747
  • Potência (cv): 132
  • Torque (kgfm): 18,9
  • Freios: Dois freios à disco com dois discos ventilados
  • Comprimento: 4252 mm
  • Largura: 1722 mm
  • Altura: 1834 mm
  • Distância entre eixos: 2566 mm
  • Peso: 1330 kg
  • Porta – Mala (L): 665
  • Direção: Hidráulica
  • Tanque de Combustível: 60.0 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?