Fiat Uno continua agradando e vai bem nas vendas

Quem gosta não abre mão. E os que não conhecem, quando andam em um se apaixonam. Esse é o Fiat Uno com anos de história no Brasil, mas que continua em constante crescimento de venda mesmo em meio a tantos concorrentes que surgiram ao longo do tempo.

Carros
1 ano atrás
Fiat Uno continua agradando e vai bem nas vendas

O motivo para essa marca está ligado a ser um dos carros mais versáteis em sua categoria, além de oferecer excelente dirigibilidade, robustez, confiabilidade e conforto a bordo.

Acompanhando a evolução, o veículo ganhou novas e importantes tecnologias como ESC, controle de tração e Hill Holder, que podem ser escolhidos dependendo da versão.

Assim, segue com ótima atuação no mercado e foi o veículo compacto com maior crescimento de vendas no Brasil no primeiro semestre de 2019: 101,3% a mais em relação ao mesmo período de 2018 (9.573 unidades comercializadas de janeiro a junho de 2019 em relação a 4.755 no mesmo período do ano anterior).

Preços e versões

O modelo, que foi o escolhido para estrear a família de motores FireFly em 2017, conta atualmente em sua gama com quatro versões:

Uno Attractive 1.0 – R$ 45.290
Uno Drive 1.0 – R$ 47.290
Uno Way 1.0 – R$ 48.690
Uno Way 1.3 – R$ 53.690

Desde a versão de entrada o modelo já traz de série com itens como direção hidráulica, ar-condicionado, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Follow me Home, HSD (High Safety Drive) – kit com airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), faróis com máscara negra e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento. O foco do portfólio reposicionado na linha Fiat é atender às necessidades dos clientes e privilegiar um ótimo custo benefício com versões bastante competitivas.

Way retornou recentemente

A decisão de Fiat em trazer de volta o Fiat Uno Mille Way, como modelo 2019, surpreendeu positivamente. O hatch tinha saído de cena em virtude de estratégias de mercado voltou com toda força.

Como todos sabem, o mundo automobilístico é feito de momentos e estratégias. Com o objetivo de fazer uma ‘limpeza’ na sua categoria hatch e incrementar as vendas na linha Sedan que mostra-se mais atraente nos últimos, anos, a Fiat resolveu tirar de sua linha de montagem a versão Sport do Mille, com os respectivos motores do tipo 1.0 e 1.3 Firefly.

Num primeiro momento, a estratégia deu certo, porém com o acirramento do mercado dos veículos mais alongados, a marca percebeu uma redução do comércio da sua linha hatch e resolveu trazer de volta a versão Way.

Apesar do anúncio de lançamento do seu modelo Argo, na categoria hatch, os resultados não estão apontando para o esperado e, sem alarde, ressuscitou o seu modelo de sucesso apostando no espírito aventureiro dos seus consumidores.

Para reconquistar a confiança e a preferência, a montadora italiana resolveu equipar o modelo com seus famosos motores 1.3 e 1.0.
Quem ganha com isso é o consumidor que vai ter mais uma alternativa de compra de um veículo capaz de encarar alguns terrenos mais difíceis, porém, com um estilo mais popular.

Motor retomado

Além de retornar com as versões mais caras do Uno, a Fiat também trouxe de volta o 1.3 de 4 cilindros Firefly e ampliou o uso do 1.0 Firefly de 3 cilindros.

Antes, a opção de 3 cilindros estava presente apenas no Drive 1.0. O Attractive segue com motor 1.0 Fire de 4 cilindros.

Enquanto o antigo 1.0 de 4 cilindros Fire entrega 75 cavalos e 9,9 kgfm de torque, o Firefly 1.0 chega a 77 cv e 10,9 kgfm. Já o 1.3 tem 109 cv de potência máxima e 14,2 kgfm de torque. Em ambas opções, o câmbio é manual de 5 marchas.

Espírito Aventureiro

O Uno Way é considerado como uma variante “aventureira” do hatch, com suspensão mais alta e apliques plásticos nas caixas de rodas e laterais.

No aspecto interno, o novo modelo deverá retomar os itens que fazem parte da linha anterior como o ar condicionado, direção elétrica, travas elétricas, rodas de 14 polegadas, calotas de fábrica, vidros das portas dianteiras na função one-touch e volante com regulagem de altura.

Itens do Attractive e Drive 1.0

O novo Uno Attractive 1.0 é equipado com o reconhecido e tradicional motor Fire 1.0 8V Flex. Econômico sem perder a agilidade e o prazer ao dirigir, o Fire 1.0 de quatro cilindros ainda oferece valores de manutenção reduzidos.

De série, o modelo traz itens como ar-condicionado, direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESS (Sinalização de Frenagem de Emergência), Follow me Home, HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro), ABS com EBD, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), faróis com máscara negra, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.

A versão Attractive ainda possui duas opções de pacotes de opcionais: Kit Visibilidade, com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizado, e Pack Connect, com os mesmos itens do anterior e pré-disposição para som (alto falantes, Tweeters e antena), rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming.

Já o novo Uno Drive 1.0 vem equipado com motor 1.0 Firefly 6V Flex e tem como novidades itens de série como maçanetas e retrovisores na cor do veículo, revestimento externo preto da coluna lateral e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção.

O modelo conta ainda de fábrica com direção elétrica e a exclusiva função CITY que adapta a direção elétrica durante manobras em baixas velocidades a um nível de esforço ainda menor, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), palhetas do limpador do para brisa com tecnologia Flat Blade, grade dianteira texturizada com detalhes em cinza, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizado.

Como opcionais, é possível que o cliente escolha entre três opções de pacotes. O Kit Comfort Plus vem com vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, faróis de neblina, apoia braço dianteiro, banco traseiro bi partido, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos, Hill Holder, ESC, ASR, banco do motorista com regulagem de altura, revestimento dos bancos extra série; terceiro apoio de cabeça do banco traseiro;

Vem com revestimento interno da soleira das portas, espelho no para-sol lado motorista, porta óculos, alças de segurança traseiras retráteis, console porta objetos no teto, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, apoia pé para o motorista e sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

Já o Kit Connect Plus traz chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, alarme antifurto, rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth®, função Audio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone, display em TFT de alta resolução com computador de bordo e My Car Fiat Kit.

Há ainda o Kit Live On Plus com chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, alarme antifurto, display em TFT de alta resolução com computador de bordo, My Car Fiat e o exclusivo sistema Fiat Live On de entretenimento a bordo.

Recursos de segurança

Com tanta inovação e reformulação, o quesito segurança não poderia ficar para trás. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer várias novas importantes funções para aumentar a segurança dos ocupantes. Confira:

– ESC (Electronic Stability Control – Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.

– TC (Traction Control – Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.

– Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.

– ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.

– HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.

– ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.

Faz parte desse pacote, os pneus superverdes desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

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