Ford Ecosport se reinventa para seguir no topo

Com sete versões disponíveis atualmente sendo comercializadas, o Ford Ecosport se reinventa para manter no topo de vendas dos SUVs no Brasil. Para isso, a linha 2018 está cheia de novidades que variam desde a versão de entrada o SE até Storm top de Linha, as alterações foram realizadas na parte mecânica, no visual e também no estilo.

Carros
2 anos atrás
Ford Ecosport se reinventa para seguir no topo

Desde que foi lançada, a Eco foi sucesso absoluto de vendas e a aparência muito cobiçada, principalmente pelas mulheres. Fino e aventureiro, o Ecosport serviu de inspiração para tantos outros SUVs que vieram na sequência.

Sob o capô, mais inovações. O SUV estreia nas versões intermediarias e básicas, o motor Dragon Aspirado 1.5 com 3 cilindros. O novo motor chega a ter 137 cavalos de potência a 6.500 giros RPM. Já a versão Titanium tem como principal novidade a aplicação de injeção direta no motor 2.0 o que entrega em média 173 cv de potência.

Nessa toada, os modelos mais simples, com câmbio manual chegam a fazer entre 8 a 9 km/l abastecidos com etanol e quando alimentados com gasolina a variação do Ecosport chega a 11,5 a 13,5 km/l, números satisfatórios para que a montadora receba selo A na categoria de economia. Isso inclui ainda a versão de transmissão automatizada que em áreas urbanas faz entre 7,0 a 10,0 km/l.

Preços e versões do SUV

O carro chega com novidades também nos preços. Com o reajuste aplicado pela Ford, o básico SE 1.5 tem valor inicial na concessionária de R$77.490,00 e pode ficar mais caro se equipado com câmbio automatizado. O modelo mais caro passou a ser o Storm que parte de R$ 102.990,00. Confira os valores de cada versão:
Ecosport SE 1.5 – RS 77.490,00
Ecosport SE 1.5 AT – R$ 83.490,00
Ecosport FreeStyle 1.5 – 85.590,00
Ecosport FreeStyle 1.5 AT – R$ 91.590,00
Ecosport FreeStyle Plus 1.5 AT – 94.490,00
Ecosport Titanium 2.0 AT – R$ 98.290,00
Ecosport Storm 2.0 4WD AT – R$ 102.990,00

Evolução do Ecosport

Muitas foram às mudanças desde o seu lançamento em 2003 no mercado nacional. Mas essa última atualização, deixou o Ecosport ainda mais bonito e atraente, tanto por dentro, como por fora.

Externamente, o SUV traz um visual imponente e moderno, com tecnologias atuais como farol de xenon e luzes diurnas em LED ligados a uma nova grade com design que proporciona maior quantidade de ar no compartimento do motor colaborando assim para seu resfriamento.

As rodas são de liga leve com 17″. O carro conta ainda com sistema de monitoramento de Ponto Cego com Alerta de Tráfego Cruzado, garantindo mais segurança na hora de mudar de faixa.

Já internamente, as modificações ficaram ainda admiráveis. Tudo em razão dos acabamentos sofisticados como material macio ao toque, conectividade, conforto e segurança. O novo Ecosporte conta inclusive com teto solar elétrico, presente em algumas versões, com abertura e fechamento acionados com um toque no botão.

Ainda por dentro, o veículo conta com banco traseiro rebatível e um sistema inteligente do assoalho que permite o motorista ajustar o assoalho em 3 posições para aproveitar melhor o espaço e acomodar os objetos. Um diferencial entre os carros dessa categoria.

A terceira geração do sistema multimídia da Ford, o SYNC 3, aparece como item de destaque quando o assunto é conectividade. O visual traz tela flutuante de 8″, sensível ao toque e diversas funcionalidades, inclusive câmera de ré, que facilita muito na hora de manobras mais arriscadas e ríspidas.

O painel de instrumentos conta com conta-giros e velocímetro analógicos, marcador de nível do combustível, temperatura do arrefecimento e uma tela de 4.2″ com computador de bordo com várias funções.

Dentre elas, uma novidade, o Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) que monitora e indica na tela a pressão de cada pneu, garantindo maior segurança, conforto e tranquilidade ao motorista, em especial, aquele mais desligado para situações como essas.

Segurança presente em todo o carro Ecosport

A nova Ecosport teve a segurança como prioridade por parte da Ford. Não a toa, o SUV vem equipado com 7 airbags, o maior pacote no segmento.

São dois frontais, dois de cortina, dois laterais e um de joelho para o motorista.

Outro diferencial é o Sistema de Monitoramento de Ponto Cego (denominado BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado (CTA), onde um sinal visual é mostrado no espelho retrovisor externo apontando o lado em que o veículo se aproxima.

Estão presentes ainda no SUV, Assistente de Partida em Rampas, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Tração (TCS) com Sistema Anticapotamento (RSC), este por sua vez monitora a inclinação do carro em manobras mais bruscas reduzindo o risco de acidentes e capotamento.

O carro tem também Piloto Automático, que mantém a velocidade determinada sem precisar pisar no acelerador e controle de velocidade de cruzeiro.

Cores disponíveis na Nova Ecosport

Azul Belize
Branco Ártico
Vermelho Arpoador
Prata Dublin
Preto Bristol

Venda para PCD do Ecosport

Para não ficar fora do foco desse público-alvo, o novo Ford EcoSport vai passar a dispor de uma versão exclusiva para pessoas com deficiência (PCD). O novo modelo, batizado de SE Direct, e vai se colocar como a configuração mais em conta da linha.

Embora não tenha valores divulgados, tudo leva a crer que o SUV para PcD terá preço tabelado em R$ 68.990; podendo chegar em torno de R$ 53 mil com a isenção de IPI e ICMS.

Em comparação com o modelo SE atual, o Direct vai deixar de ofertar uma série de equipamentos. Porém, vai manter recursos como controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; faróis com follow me home; Isofix; computador de bordo; controle ativo da grade frontal; sistema multimídia SYNC 3 com tela colorida de 4,2 polegadas, entre outros.

O propulsor será o mesmo 1.5 litro, que consegue gerar 130 cavalos de potência com gasolina e 137 cv com etanol; e 15,6 e 16,2 kgfm de torque, respectivamente, conexo a transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque e paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha.

Veja o que está presente em cada versão do Ecosport

7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar-condicionado
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Interatividade com aplicativos como Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Entrada USB 2
Roda Liga Leve 15¨
Sensor de estacionamento traseiro e monitoramento individual de pressão dos pneus
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport FreeStyle 1.5 e FreeStyle 1.5 AT
7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar-condicionado
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Bancos com revestimento em couro e tecido
Interatividade com aplicativos como Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Câmera de ré
Entrada USB 2
Roda Liga Leve 16¨
Sensor de estacionamento traseiro e monitoramento individual de pressão dos pneus
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport Titanium 2.0 AT
7 airbags (Cortina, Joelho, Laterais e Frontais)
Sistema Advance Trac com Controle de Tração e Estabilidade
Ar condicionado digital E automático
Sistema HLA – Assistente de Partida em Rampas
Bancos com revestimento em couro.
Conectividade com Car Play e Android Auto
Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
Câmera de ré
Entrada USB 2
Faróis de xenon
Roda Liga Leve 17¨
Sensor de estacionamento traseiro e de ponto cego com alerta de tráfego cruzado (BLIS)
Sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus
Sistema de monitoramento
Sistema de navegação
Sync ®
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 2,3¨ touchscreen no painel central 6,5¨
Teto solar elétrico
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema de abertura e fechamento
Volante com revestimento em couro

Ecosport Storm
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura e profundidade do volante
Ajuste lombar do banco do motorista
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
Aquecedor
Aviso de portas abertas
Aviso dos faróis acesos
Ar condicionado automático e digital
Banco traseiro bipartido
Banco traseiro rebatível
Bolso porta-revistas atrás dos bancos dianteiros Passageiro
Bancos revestidos em couro
Console central com porta objetos
Console de teto com porta óculos
Descansa braço integrado ao console central
Desembaçador do vidro traseiro
Ganchos para sacolas no porta-malas
Iluminação do porta-luvas
Iluminação do porta-malas
Luz de cortesia
Luz de leitura
Pára-sol do motorista com espelho de cortesia
Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia
Ponto de Força 12V
Porta luvas Climatizado
Porta-malas com abertura elétrica
Tapetes de borracha
Vidros elétricos
Vidros elétricos Dianteiros / Traseiros com sistema de abertura / fechamento com um toque para cima / baixo
Volante revestido em couro
Acendimento automático dos faróis
AppLink
Assistência de Emergência
Alto falantes: 9 alto falantes
Câmera de ré
Computador de bordo
Controle ativo da grade frontal
Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power
Conexão bluetooth
Controles de áudio no volante
Conectividade com Car Play e Android Auto
Comandos de voz com funções de áudio, telefone e navegador
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Entrada USB: 2
Limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável
Leitura e envio de mensagens SMS
Piloto automático
Radio AM, FM
Sensor de chuva
Sistema de navegação
Sony Premium Sound
Sync ® 3
Tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central 8¨
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos 4,2¨

Confira a ficha técnica de cada modelo

Ecosport SE 1.5 2018 2019
Motor: 1.5 – 3 Cilindros
Potência: 137 cv (e) / 130 cv (g) – 6.500 rpm
Economia: Nota A
Altura: 1.693 mm
Carga Útil: 433 kg
Alimentação: Flex – Gasolina e Etanol
Comprimento: 4.269 mm
Direção: Elétrica
Distância entre eixos: 2.519 mm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Largura: 2.057 mm
Peso: 1.660 kg
Pneus; 205/65 R15 – Liga Leve Aro 15”
Portas: 4 Portas
Porta – Mala: 362 l
Sistema de Partida a frio: Ford Easy- Start
Suspensão: Independente Tipo Macpherson na dianteira e Eixo auto-estabilizate na traseira
Tanque de Combustivel; 52L
Torque: 159 Nm (e) / 153 Nm
Transmissão: Câmbio Manual de 5 marchas

Ecosport Titanium 2.0
Motor: 2.0 – 4 Cilindros
Potência: 176 cv (e) / 170 cv (g) – 6.500 rpm
Economia: Nota B
Altura: 1.693 mm
Carga Útil: 394 kg
Alimentação: Flex – Gasolina e Etanol
Comprimento: 4.269 mm
Direção: Elétrica
Distância entre eixos: 2.519 mm
Freios Dianteiros: Disco Ventilado
Freios Traseiros: Tambor
Largura: 2.057 mm
Peso: 1.750 kg
Pneus; 205/50 R17 – Liga Leve Aro 17”
Portas: 4 Portas
Porta – Mala: 356 l
Sistema de Partida a frio: Ford Easy- Start
Suspensão: Independente Tipo Macpherson na dianteira e Eixo auto-estabilizate na traseira
Tanque de Combustivel; 52L
Torque: 221 Nm (e) / 202 Nm
Transmissão: Câmbio Automático de 6 marchas

Storm
Altura do veículo (mm): 1693
Altura livre do solo (mm): 200
Combustível : Gasolina / Etanol
Comprimento do veículo (mm): 4269
Capacidade de carga (Kg): 376
Direção: Elétrica
Distância entre-eixos (mm): 2521
Freios dianteiros: A Disco
Freios traseiros: A Tambor
Largura do veículo com espelhos (mm): 2057
Largura do veículo sem espelhos (mm): 1765
Motor: 2.0
Número de cilindros: 4
Potência (cv): 170 (G) / 176 (E)
Pneu: 205/50 R17
Porta-malas (L): 356
Peso do veículo em ordem de marcha (Kg): 1469
Peso bruto total (Kg): 1845
Roda: Liga Leve 17¨
Sistema de partida a frio Ford Easy-Start
Suspensão dianteira: Independente tipo Macpherson
Suspensão traseira: Independente, tipo “Trailing Arm” com duplo braço e barra estabilizadora
Torque (Nm): 202 (G) / 221 (E)
Tanque de combustível (L): 52
Tração: Dianteira e Traseira
Transmissão: Automática 6 velocidades com trocas de marchas manuais no volante.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?