Ford Ka 2020, um carro de conteúdo

No mercado brasileiro desde 1997, o Ford Ka passou por muitas renovações e continua sendo atraente por vários motivos. A linha 2020 teve suas qualidades aprimoradas para que se mantenha como um dos líderes de vendas do mercado brasileiro.

Carros
1 ano atrás
Ford Ka 2020, um carro de conteúdo

Essa aceitação dos consumidores é confirmada pelos especialistas, que em diferentes comparativos elegeram o hatch da Ford como melhor compra da categoria.

“Cada consumidor tende a valorizar mais determinados aspectos do veículo, de acordo com as suas necessidades. Já os especialistas buscam fazer uma análise mais abrangente, balizada pela média. Mas todos concordam que o Ka é uma excelente escolha para quem procura um carro econômico, conectado, espaçoso e ágil para todo tipo de uso”, diz Daniel Sinzato, gerente de Marketing do Produto da Ford.

Preços e versões

Com preço de R$45.590 a R$68.990 em suas nove versões – 1.0 com câmbio manual (S, SE, SE Plus e FreeStyle); 1.5 com câmbio manual (SE Plus); e 1.5 com câmbio automático (SE, SE Plus, FreeStyle e Titanium) –, o Ka 2020 oferece mais conteúdo que os concorrentes da mesma faixa de preço.

Outro destaque remete ao valor de manutenção, com baixo custo de revisões, peças e seguro.

Ka S 1.0 – R$ 45.990,00
Ka SE 1.0 – R$ 46.290,00
Ka SE Plus 1.0 – R$ 49.790,00
Ka SE Plus 1.5 MT – R$ 55.790,00
Ka SE 1.5 AT – R$ 57.890,00
Ka SE Plus 1.5 AT – R$ 60.390,00
Ka FreeStyle 1.0 MT – R$ 56.690,00
Ka FreeStyle 1.0 AT – R$ 68.390,00
Ka Titanium 1.5 AT – 68.990,00

Motores econômicos

Apontados com uma das principais vantagens do Ka, os novos motores 1.0 e 1.5 Ti-VCT de três cilindros são uma prova de que “menos é mais”. O 1.0, com 85 cv, é para muitos o melhor três cilindros aspirado do mercado brasileiro, tanto pela força em baixas rotações e reduzido nível de vibração como pelo baixo consumo de combustível. Já o 1.5, com 136 cv, “sobra” tanto no uso urbano quanto rodoviário, combinando respostas imediatas em baixas rotações com um ronquinho grave e gostoso, sem nunca precisar acelerar muito.

Mesmo se tratando de um motor 1.0, o desempenho do Ka é ágil, sem deixar de ser econômico. Isso é possível em razão da combinação do propulsor TiVCT Flex e o acerto dinâmico do chassi.

Com potência de 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol/gasolina, ele entrega a melhor aceleração e o menor consumo da categoria. Vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e tem um rendimento médio de 13,9 km/l com gasolina.

A nova transmissão manual MX65, leve e avançada, proporciona trocas precisas e silenciosas e também contribui para a economia de combustível. Além de dupla sincronização nas três primeiras marchas e ré sincronizada, conta com um acabamento especial de retífica que torna os engates mais suaves.

O desenvolvimento especial de engenharia feito no Ka FreeStyle 1.0 acentua o seu caráter de utilitário. As mudanças incluem altura livre do solo aumentada para 188 mm, bitola 30 mm maior e barra estabilizadora e eixo traseiro reforçados. Os pneus maiores, medida 185/60 R15, a suspensão com amortecedores e molas recalibrados e os coxins do motor com amortecimento hidráulico são outros itens que aprimoram o desempenho em terrenos ásperos.

Dirigibilidade

O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque é outro fator que leva a dirigibilidade do Ka a um novo patamar. Com funcionamento eficiente e silencioso, ele tem as três primeiras marchas curtas para privilegiar a agilidade. A direção elétrica e o ajuste da suspensão contribuem para a sensação de controle e segurança tanto na cidade como na estrada.

O seu controle eletrônico de estabilidade e tração é complementado por um sistema de proteção anticapotamento que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria para garantir a segurança.

A direção elétrica conta com uma calibração especial de assistência que reduz o esforço em manobras de estacionamento e aumenta o controle e precisão em alta velocidade, além de sistemas inteligentes para filtrar vibrações e compensar variações na pista.
Robusto e atraente

Equipamentos

Ser bem equipado desde a versão de entrada é um diferencial do Ka. Ele vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, Isofix, banco traseiro bipartido e abertura elétrica do porta-malas.

A versão Titanium traz controle de estabilidade, câmera de ré e equipamentos que os concorrentes não oferecem – como airbags laterais, bancos premium e partida sem chave.

A conectividade também é destaque. O Ka SE 1.0 traz o My Connection, com conexão Bluetooth e comandos de voz. A partir da versão SE Plus, há a central multimídia SYNC 2.5 com tela flutuante de 6,5 polegadas, que tem a melhor integração com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos.

Design

Tanto no aspecto visual como de funcionalidade, o Ka revela a força do seu projeto moderno. A distância entre-eixos de 2,49 m permite acomodar com conforto cinco passageiros, item importante num carro de uso familiar. Ao mesmo tempo em que chama a atenção pelas linhas equilibradas o seu estilo mostra muita personalidade, conectado à identidade da marca pela ampla grade dianteira.

Cheio de personalidade, o Ka tem ampla grade trapezoidal dianteira em formato de colmeia, para-choques com design integrado ao capô e faróis dianteiros escurecidos transmitem força, robustez e imponência ao conjunto.

O espaço interno é privilegiado e com acabamento superior em algumas versões, valorizando o conforto. Atualmente, as versões a partir de Ka SE trazem o ajuste de altura do banco, proporcionando maior visibilidade e conforto para o motorista.

No caso Ka FreeStyle 1.0, o veículo adota o mesmo estilo da versão FreeStyle 1.5. Seus itens diferenciados incluem grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, aplique inferior em prata nos para-choques e moldura em preto fosco no contorno da carroceria.

O rack de teto, de design aerodinâmico, suporta até 50 kg para transportar equipamentos como bicicleta, prancha ou caiaque. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm pintura cinza perolizada. A carroceria é disponível em seis cores: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin.

Por dentro, está mantida a combinação exclusiva de cores, com teto preto e painel marrom escuro. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom.

A central multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas e acabamento em preto perolizado é acompanhada por uma entrada USB iluminada e bandeja para celular no console. As portas têm soleiras personalizadas FreeStyle e os tapetes de borracha em formato de bandeja facilitam a limpeza.

Entre os mais de 50 acessórios disponíveis para o modelo, incluem-se suportes para o transporte de equipamentos como bicicleta, prancha ou caiaque, cargo box e descansa-braço. Traz ainda direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?