Ford Ka Freestyle com motor 1.0, leve e ligeiro
O mês de junho começa com novidades para a Ford. É que a montadora inicia a venda do Ka FreeStyle 1.0, hatch aventureiro com atributos típicos de utilitário que amplia a linha com uma opção inédita no segmento. O modelo traz tudo o que o consumidor hoje mais deseja em um veículo. Ele combina suspensão e posição de dirigir elevadas, visual moderno e esportivo, potência, robustez, segurança, bom espaço interno e conectividade com uma proposta de preço mais acessível na categoria.

A versão é mais um exemplo da evolução da linha Ka, que desde o lançamento da nova geração global, desenvolvida no Brasil, mantém-se entre as mais vendidas do mercado. No ano passado, ela introduziu a versão FreeStyle equipada com motor 1.5, que foi muito bem aceita e abriu caminho para a chegada, agora, da opção com motor 1.0 e câmbio manual.
Preço
O Ka FreeStyle 1.0 chega como modelo 2020, com preço de R$56.690, para inaugurar uma nova faixa no segmento. A linha continua a oferecer também o Ka FreeStyle 1.5, somente com transmissão automática.
Atributos de peso
O premiado motor 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, com 85 cv, o mais potente da categoria, e a nova transmissão manual MX65 de cinco marchas dão um desempenho robusto e eficiente ao modelo.
Ele tem também direção elétrica e suspensão com calibração especial, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, molduras nos para-lamas, soleiras nas portas e rack com capacidade de 50 kg.
O interior é igualmente diferenciado, com teto em preto, painel marrom escuro e bancos parcialmente em couro, de estilo esportivo. No centro, destaca-se a tela flutuante de 7 polegadas da central multimídia SYNC 2.5, com funcionamento intuitivo e excelente visibilidade. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos completam a lista.
Ligeiro e econômico
Mesmo se tratando de um motor 1.0, o desempenho do Ka é ágil, sem deixar de ser econômico. Isso é possível em razão da combinação do propulsor TiVCT Flex e o acerto dinâmico do chassi. Com potência de 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol/gasolina, ele entrega a melhor aceleração e o menor consumo da categoria. Vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e tem um rendimento médio de 13,9 km/l com gasolina.
A nova transmissão manual MX65, leve e avançada, proporciona trocas precisas e silenciosas e também contribui para a economia de combustível. Além de dupla sincronização nas três primeiras marchas e ré sincronizada, conta com um acabamento especial de retífica que torna os engates mais suaves.
O desenvolvimento especial de engenharia feito no Ka FreeStyle 1.0 acentua o seu caráter de utilitário. As mudanças incluem altura livre do solo aumentada para 188 mm, bitola 30 mm maior e barra estabilizadora e eixo traseiro reforçados. Os pneus maiores, medida 185/60 R15, a suspensão com amortecedores e molas recalibrados e os coxins do motor com amortecimento hidráulico são outros itens que aprimoram o desempenho em terrenos ásperos.
O seu controle eletrônico de estabilidade e tração é complementado por um sistema de proteção anticapotamento que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria para garantir a segurança.
A direção elétrica conta com uma calibração especial de assistência que reduz o esforço em manobras de estacionamento e aumenta o controle e precisão em alta velocidade, além de sistemas inteligentes para filtrar vibrações e compensar variações na pista.
Robusto e atraente
Visual atraente
Nada muda no Ka FreeStyle 1.0 quando o assunto é visual. O veículo adota o mesmo estilo da versão FreeStyle 1.5. Seus itens diferenciados incluem grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, aplique inferior em prata nos para-choques e moldura em preto fosco no contorno da carroceria.
O rack de teto, de design aerodinâmico, suporta até 50 kg para transportar equipamentos como bicicleta, prancha ou caiaque. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm pintura cinza perolizada. A carroceria é disponível em seis cores: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin.
Por dentro, está mantida a combinação exclusiva de cores, com teto preto e painel marrom escuro. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom.
A central multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas e acabamento em preto perolizado é acompanhada por uma entrada USB iluminada e bandeja para celular no console. As portas têm soleiras personalizadas FreeStyle e os tapetes de borracha em formato de bandeja facilitam a limpeza.
Entre os mais de 50 acessórios disponíveis para o modelo, incluem-se suportes para o transporte de equipamentos como bicicleta, prancha ou caiaque, cargo box e descansa-braço. Traz ainda direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15.
Manutenção econômica
O baixo custo de posse, uma conhecida vantagem de toda a linha Ka, também está presente na nova versão FreeStyle 1.0. Somados os valores das revisões, seguro e peças, ele é o veículo que tem a manutenção mais econômica do segmento.
As três revisões anuais do Ka FreeStyle 1.0 somam R$1.380, pelo sistema de preço fixo da Ford. O cliente também tem a opção de contratar um dos planos de manutenção Ford Protect, que permitem pré-adquirir as revisões e incluir o seu valor no financiamento.
As três revisões anuais durante o período de garantia, de 36 meses, somam R$1.380 pelo sistema de preço fixo da Ford. Os valores são: 1ª revisão aos 12 meses ou 10.000 km, R$359; 2ª revisão aos 24 meses ou 20.000 km, R$447; e 3ª revisão aos 36 meses ou 30.000 km, R$574.
De olho nesse cenário a Ford criou o Ka FreeStyle 1.0, um hatch aventureiro com visual arrojado, boa oferta de equipamentos e etiqueta de R$56.690, que chega para ocupar uma nova faixa dentro do segmento.
O modelo foi desenvolvido com foco nos dez itens mais desejados pelos consumidores ao escolher um veículo: posição mais alta de dirigir, robustez, resistência, melhor visibilidade, potência, segurança, perfil aventureiro, espaço interno, confiabilidade e dinamismo.
“Percebemos que havia espaço no mercado para um hatch aventureiro com preço mais acessível e resolvemos ampliar a oferta do Ka FreeStyle com uma opção 1.0”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
O primeiro Ka FreeStyle foi lançado no ano passado com motor 1.5 TiVCT e opção de transmissão automática ou manual. Bem recebido pelo mercado, o modelo tem hoje uma participação de 10% nas vendas da linha, superando a versão Titanium.
Além dos modelos FreeStyle 1.0 e 1.5, com características de utilitário, a linha Ka 2020 é formada pelas versões S/SE, de entrada; SE Plus, que acrescenta conectividade; e Titanium, focada em segurança e sofisticação.