Ford Ka FreeStyle, o novo aventureiro da Ford

O Ford Ka que passou por várias mudanças desde o seu surgimento, agora ganhou uma versão aventureira. Apelidada de Fresstyle, o automóvel começa a ser comercializado no segundo semestre pela Ford.

Carros
2 anos atrás
Ford Ka FreeStyle, o novo aventureiro da Ford

Depois de anunciar a criação deste modelo no começo de 2018, a montadora revelou agora mais características e os valores do veículo e promete dar uma remexida no mercado.

De acordo com a fabricante, o carro faz parte de uma nova categoria de veículos, incorporando atributos típicos de um utilitário, como robustez e altura elevada do solo, com uma proposta diferenciada de estilo, desempenho, segurança e conectividade.

O Ka FreeStyle, embora compartilhe a plataforma e várias características responsáveis pelo sucesso da linha, tem uma identidade própria e muitas novidades que deixarão os interessados em sua compra admirados.

O motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros com 136 cv, mais potente do segmento, terá nova transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva flutuante de 6,5 polegadas.

O Ka aventureiro conta ainda com carroceria e suspensão reforçadas e é o primeiro da categoria a oferecer seis airbags. Traz também controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 15 polegadas e interior exclusivo com bancos parcialmente em couro.

Valores e versões do Ka FreeStyle

Segundo a Ford, a versão manual chega com o preço inicial de R$63.490. quem preferir a transmissão automática, disponível pela primeira vez na linha, terá de desembolsar cerca de R$67.990.

Como sempre faz com seus lançamentos, a Ford iniciará a venda do veículo com uma oferta especial. A marca financiará o Ka FreeStyle automático com taxa zero em 24 meses e quem comprar o modelo na pré-venda vai ganhar as três primeiras revisões de graça, além de um bônus de R$2.000 na valorização do carro usado na troca.

Como vale tudo para atrair o cliente, quem pode aproveitar as condições também não deve deixar passar.

“O Ka FreeStyle é um carro versátil que combina o melhor de dois mundos. É um hatch premium inspirado nos SUVs, capaz de atender tanto o lado aspiracional de estilo e aventura como as necessidades racionais de desempenho e economia para enfrentar o trânsito e os obstáculos do dia a dia.

Ele foi desenvolvido com base em pesquisas para oferecer o que os consumidores hoje mais desejam na categoria”, falou Mauricio Greco, diretor de Marketing da Ford, ao revelar detalhes do carro.

Ka FreeStyle, vendido em 125 países

O Novo Ka, cuja plataforma deriva o Ka FreeStyle, é um carro global que será vendido em 125 países, na América do Sul, Ásia e Europa.

Na Europa, o Ka FreeStyle levará o nome Active. Mesmo por lá ele chega sendo desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com a Ásia, com foco nos consumidores que buscam um veículo com posição mais alta de dirigir, robusto, resistente, com melhor visibilidade, potente, seguro, aventureiro, espaçoso, confiável e dinâmico.

Confira o detalhe do Ka FreeStyle

Com estilo esportivo e acabamento espetacular, o Ka FreeStyle chama a atenção por ser alinhado ao DNA global de design da marca.

A dianteira tem grade em formato colmeia pintada em cinza perolizado, faróis com máscara negra e moldura cromada. O para-choque traz um elemento gráfico em formato de C nas laterais, com os faróis de neblina do tipo canhão integrados. Uma moldura preta em torno da carroceria realça a sua posição elevada.

Os retrovisores terão pisca alerta integrados, cada vez mais comuns nos carros atuais, e o rack de teto com design aerodinâmico suporta até 50 kg para transportar equipamentos. As rodas são de liga leve de 15 polegadas, com pintura cinza perolizada.

A aparência não é tudo nesse carro. Suas linhas trazem desenvolvimento de causar inveja. Uma prova são os testes feitos em túnel de vento que reduziu o coeficiente de arrasto aerodinâmico da carroceria para 0,33 Cx. Algo insuperável para sai categoria.

Além da cor de lançamento marrom Trancoso perolizada, o Ka FreeStyle é disponível em outras cinco tonalidades: a sólida branco Ártico, as perolizadas preto Bristol, cinza Copenhagen e cinza Moscou e a metálica prata Dublin.

O interior conta com uma combinação exclusiva de cores, com teto preto e marrom escuro aplicado no painel, moldura do console e frisos das portas. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom. A central multimídia com tela de 6,5 polegadas tem acabamento em preto perolizado que não deixa marcas das mãos.

O console incorpora duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido e bandeja para celular, indispensáveis nos dias atuais.

As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle, um charme a parte e os tapetes de borracha da cabine e do porta-malas são igualmente personalizados e têm um formato que facilita a limpeza. Praticidade é tudo para a correria do dia a dia.

Câmbio automático e motor renovado

O novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros da família global Ford, com potência de 136 cv, também usado no EcoSport, permitem ao Ka FreeStyle o melhor desempenho da categoria.

O desempenho é tão elogiável, que com apenas 1.500 rpm ele já fornece 85% do torque máximo, de 158 Nm. É o motor com a maior potência e torque específicos do segmento – 90 cv/l e 105 Nm/l – e também tem baixo consumo, deixando os concorrentes para trás.

Além de baixo peso e volume, suas inovações incluem quatro válvulas por cilindro com controle independente na admissão e escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo com controle variável de pressão e sistema de partida a frio Ford Easy Start, sem tanque auxiliar de gasolina.

A nova transmissão automática de seis velocidades (6F15), com conversor de torque integrado, é outro destaque do habitáculo. Sem contar que tem funcionamento suave e silencioso, com a opção de trocas manuais na alavanca. Seu sistema eletrônico avançado de controle hidráulico conta com sete solenóides.

Quem optar pela versão manual também terá novidades. A transmissão manual MX65 também é nova, com vários avanços para oferecer precisão, economia e baixo nível de ruído, incluindo peso reduzido e primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização.

Se procura um carro silencioso, o Ka FreeStyle é uma ótima opção. Segundo a Ford, o carro é o mais silencioso da categoria. Para isso, ele recebeu um pacote acústico com reforços estruturais na carroceria, para-brisa acústico e nova calibração das buchas da suspensão para redução dos ruídos de rodagem.

Quem já viu o veículo pessoalmente, não dispensa elogios. “Tem tudo para chegar e arrasar. Aliás, a linha Ka depois que passou por mudanças tem cada vez mais conquistado o gosto dos brasileiros”, disse Fábio Mota.

Engenharia exclusiva

Com uma engenharia exclusiva, a montadora consegue reforçar o caráter de utilitário do Ka FreeStyle. Além de maior altura livre do solo, de 188 mm, tem bitola ampliada em 30 mm que favorece a estabilidade. Conta também com eixo traseiro 30% mais rígido e barra estabilizadora de diâmetro maior (23 mm).

Para o público feminino, a altura do solo tem feito a diferença na hora de fechar negócio. “Elas adoram uma carro alto. Dizem que é melhor para enxergar a pista e garantir uma visão mais segura.

O Ka FreeStyle vai oferecer isso”, disse o vendedor de uma concessionária que revelou já receber contato sobre a chegada deste novo modelo da Ford.

Embora o carro esteja mais alto do solo, o que pode causar certa instabilidade, a suspensão com amortecedores e molas recalibrados e os pneus maiores, medida 185/60 R15, contribuem para a robustez e o comportamento suave em superfícies ásperas.

A direção elétrica também tem uma calibração única, com maior progressividade de acordo com a velocidade e sistemas inteligentes que compensam vibrações e variações causadas pela inclinação da pista, vento e suspensão.

O modelo vem equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração e um sistema de proteção anticapotamento (ARP – Active Rollover Protection) com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir o controle.

A estrutura da carroceria do Ka FreeStyle é reforçada com a aplicação de aços especiais e reforços adicionais nos pilares, no teto e no assoalho. Algumas peças tiveram sua espessura ampliada em até 1,2 mm. Também é o único da categoria com seis airbags – frontais, laterais e de cortina.

Assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento, setas nos retrovisores, alarme volumétrico e ganchos Isofix para cadeiras infantis são outros itens de segurança presentes no carro e que são levados em conta pelo consumidor na hora de decidir pela compra.

Conectividade de última geração

Em meio a tantas novidades, o Ka FreeStyle contará ainda com SYNC 3, a central multimídia de última geração da Ford, com tela flutuante sensível ao toque de 6,5 polegadas e recursos avançados de conectividade.

Compatível com Android Auto, Apple CarPlay e com acesso a vários aplicativos, além de entre outras funções, é o único que permite a sincronização do Waze com aparelhos iPhone, além de Android, pela interface SYNC AppLink.

Completam a lista de tecnologia, a interface gráfica de alta velocidade, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, atualização via USB e duas portas USB no painel para carga rápida de celulares.

“A versão FreeStyle é mais um marco na história de sucesso do Ka, que é um dos líderes do mercado e já vendeu 440.000 unidades da nova geração global no Brasil”, completa Mauricio Greco. “Hoje, só 5% dos hatches compactos oferecem as características de utilitário desejadas pelos consumidores. Acreditamos que, com uma oferta adequada, esses modelos podem chegar a 22% das vendas do segmento.”

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.5, 12V, comando duplo variável, injeção eletrônica, flex
Potência: 136/128 cv a 6.500 rpm
Torque: 16,1/15,3 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 185/60 R15

Dimensões:
Compr.: 3,95 m
Largura: 1,91 m
Altura: 1,57 m
Entre-eixos: 2,49 m
Tanque: 51,6 litros
Porta-malas: 257 litros /216 litros (fabricante/AE)
Peso: 1.135 kg
Central multimídia: 6,5 polegadas, sensível ao toque
Garantia: 3 anos

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?