Ford mostra detalhes do Escape, que está chegando ao Brasil
Vem aí um novo SUV de porte da Ford. Estamos falando do Escape que sempre dividiu a mesma plataforma do Focus e deve ser o substituto dele daqui para frente em vários países, incluindo o Brasil. O veículo chega dando continuidade ao novo direcionamento da montadora que aposta em picapes e SUVs no lugar de hatches e sedãs.

Completamente novo, o Escape 2020 é construído sobre uma nova arquitetura modular extremamente versátil, capaz de entregar quatro versões, sendo duas delas com conjunto híbrido, ação cada vez mais comum entre as montadoras em seus lançamentos a partir de 2019.
Novo estilo, novo visual
Na parte visual, nota-se o DNA do Mustang, também presente no novo Focus europeu. O nariz de tubarão foi mantido e pronuncia a dianteira com o padrão shark face. Na lateral, o Escape tem linhas arredondadas e suaves. Na traseira, novas lanternas horizontais bi-partidas invadem a tampa do porta-malas e o resultado final é um SUV com mais jeito de carro, ou seja, mais baixo, mais largo e mais comprido do que a geração atual.
A nomenclatura aplicada com letras bem espaçadas é outra novidade. Dependendo da versão, as rodas ficam entre aros 17 e 19 polegadas. “O novo Escape traz design mais elegante e esportivo, capacidade de acompanhar praticamente todo tipo de aventura e, com os novos motores híbridos, líderes na categoria, os clientes vão gastar menos tempo no posto de combustível e mais tempo na estrada”, falou Kumar Galhotra, presidente da Ford na América do Norte.
Mais leve
Com utilização de aço leve de alta resistência, os engenheiros da Ford conseguiram deixar a nova geração 90 kg mais leve que a anterior. Somado a chegada dos novos motores e transmissão e aprimoramentos na aerodinâmica, o resultado é o seguinte: todas as versões, as duas com motores EcoBoost e os novos híbridos, têm autonomia estimada de pelo menos 643 km. Já a versão híbrida com tração dianteira deve oferecer a maior autonomia da categoria, com range superior a 885 km.
Uma curiosidade sobre o nome do carro e que na Europa, o Escape é vendido como Kuga. A nova geração dele também foi revelada, no entanto com uma estética levemente diferente, mudando o para-choque e mais alguns detalhes.
Motores e transmissões
Inicialmente, a nova geração do Escape será vendida no mercado norte-americano e traz quatro motorizações e níveis de acabamento. São eles: S, SE, SE Sport, SEL, Titanium.
Em meio aos detalhes, as versões equipadas com motores EcoBoost e a versão híbrida terão tração nas quatro rodas. Com os motores 1.5 e 2.0 turbo, a única transmissão disponível será a automática de 8 marchas. Já as versões híbrida e híbrida plug-in trabalharão em conjunto com uma nova transmissão chamada e-CVT.
O novo motor 2.0 EcoBoost Turbo, disponível na Titanium, entrega 253 cv de potência e 38 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é até 10% mais rápida que no Escape 2.0 anterior.
O novo 1.5 EcoBoost que abastece as versões S, SE e SEL, gera 183 cv e 24 kgfm de torque. Para ajudar a economizar combustível, o 1.5 EcoBoost estreia a desativação de cilindro, sistema pioneiro no segmento que identifica quando a força do motor não é totalmente necessária e desliga um cilindro automaticamente.
Já a versão híbrida será oferecida nas configurações SE Sport e Titanium, associados a um motor híbrido de ciclo Atkinson de 2.5 litros e transmissão automática continuamente variável, batizada de e-CVT. Com tração dianteira, entrega potência combinada de 200 cv e velocidade máxima de 137 km/h no modo puramente elétrico.
No caso do modelo híbrido plug-in, disponível em todos os níveis de acabamento, exceto S e SE Sport, entrega autonomia no modo elétrico de pelo menos 48 km. Em uma tomada de 110 volts convencional, o tempo estimado de carga total da bateria é de 10 a 11 horas. Usando uma tomada de 240 volts com recarga rápida, o tempo cai para cerca de 3,5 horas.
As duas versões híbridas possuem seletor de modos de condução. O primeiro é o modo Auto EV, permitindo ao motorista se veículo vai rodar com gasolina ou energia elétrica, dependendo das condições. O segundo é o modo EV Now que utiliza apenas energia elétrica. Terceiro, o modo EV Later usa o motor a gasolina, poupando energia elétrica.
Em todos os modos, o veículo continua a recarregar a bateria, gerando energia elétrica para rodar mais tarde.
Nas versões a gasolina, os modos de condução configuram os parâmetros de uso do carro em normal, eco, esporte, escorregadio e rodagem na areia e neve. São alteradas configurações de resposta do acelerador, direção e controles de tração e estabilidade. Ao alterar o modo, a suspensão não muda.
Equipamentos
Não é só na parte estética que o Escape chega com mudanças. Junto a nova arquitetura, a Ford também amplia a oferta de itens e equipamentos.
Entre as novidades estão o novo mostrador head-up, que projeta informações em uma tela de 6 polegadas, sistema de estacionamento automático 2.0, assistência de manobras evasivas que detecta um veículo parado ou mais lento à frente e dá suporte na direção para ajudar a evitar uma colisão iminente.
Vem com Ford Co-Piloto 360, piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralizador de faixa, conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, FordPass Connect para acesso remoto ao Escape via smartphone que permite bloquear, desbloquear, localizar e dar partida no veículo, carregamento sem fio no console, portas USB, além de três tomadas de 12 volts.
Charme na maioria dos carros atuais, a tela sensível ao toque de 8 polegadas vem de série nas versões SE e acima. Ela compartilha informações com o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o mesmo do Mustang e do novo Explorer. O sistema de infotainment é o SYNC 3, que agora além ser compatível com os sistemas Apple CarPlay, Android Auto, também traz integração direta com o Ford+Alexa e Waze.
Produzido na fábrica da Ford em Louisville, no Kentucky (EUA), o novo Escape chegará ao mercado norte-americano em meados do segundo semestre. A versão híbrida plug-in estará disponível no ano que vem.
O Escape vem para Brasil?
Tudo indica que o Escape vai desembarcar no Brasil. Isso se deve ao fato dos anúncios feitos pela Ford sobre a retirada do Focus de linha e fazer o mesmo com o Fiesta.
Com essas medidas, não resta outra saída a montadora americana, a não ser lançar novos modelos por aqui. De acordo com fontes do mercado, a Ford deverá lançar três novos SUVs no Brasil até 2021. Um deles será o Escape, via México ou Estados Unidos inicialmente. Depois, poderia ocupar a linha do Focus na Argentina que será desativada em maio.
Se de fato surgir no país, o novo Ford Escape deve ser posicionado para ser um concorrente direto ao Jeep Compass, já que possui entre-eixos de 2.710 mm e comprimento de 4.585 mm, tendo tamanho e porte similar. O ponto positivo fica por conta do conjunto de opções mais variado, com direito à versão híbrida. Caso dê as caras por aqui, seu desembarque nas lojas brasileiras deve acontecer somente em 2020.