FXDR 114, a muito poderosa da Harley-Davidson

Carregada de desempenho e atitude inigualáveis, rápida nas retas e ágil nas curvas, a Harley-Davidson FXDR 114 2019 chega com a expectativa de surpreender em todos os sentidos.

Motos
2 anos atrás
FXDR 114, a muito poderosa da Harley-Davidson

Aliás, só de olhar de perto para a nova motocicleta, a ideia de força bruta surge na mente. Essa é a intenção. Fazendo parte do conceito Power Cruise da marca, o mesmo que definia a H-D V-Rod, a FXDR é a única Harley a não adotar um nome próprio, ficando conhecida apenas pelas quatro letras.

Seu design foi inspirado nas motos de competições de arrancada e nos aviões caça. Já o motor escolhido para dar vida a essa power cruiser foi o Milwaukee-Eight de 114 polegadas cúbicas (daí seu nome), que tem dois cilindros em “V”, 1.868 cm³ de capacidade para produzir 16,5 kgf.m de torque máximo já a 3.500 giros.

Preço

A Harley-Davidson FXDR é a mais caras das motocicletas de família Softail.

Harley-Davidson FXDR – R$ 82.200,00

As cores são: preta brilhante, branca, vermelha, preta, cinza e cobre, todas elas de acabamento fosco.

Conheça mais sobre a FXDR

O décimo da FXDR 114 foi construído sobre a plataforma Softail, completamente reformulada. Para aproveitar a “força” do V2, a Harley apostou em componentes mais leves no modelo.

Com as mudanças promovidas, a motocicleta passou a ser equipada com balança em alumínio e uma nova posição para o monoamortecedor traseiro. A FXDR tem um visual “longo e baixo”, mas curiosamente oferece o maior ângulo de inclinação entre as Softail.

O pneu traseiro de 240 mm de largura é montado em uma roda de 18 polegadas em forma de disco feita de liga de alumínio. O ar de moto de arrancada é reforçado pelo tanque alongado de 16,7 litros, posicionado logo atrás de um pequeno para-brisa, que esconde o painel digital, e emoldura um belo farol de LED.

A roda dianteira aro 19 de liga-leve e com cinco raios finos é sustentada por uma suspensão invertida e a tomada de ar externa completam o visual de drag-bike (moto de arrancada) da FXDR 114.

Posição

A FXDR tem uma posição de destaque no mercado nacional. Assim, ela traz sobre a mesa superior da suspensão dianteira, uma pequena placa que mostra essas mesmas letras com o “R” destacado em vermelho, sugerindo alguma coisa como “racing”.

Classificada pela montadora como uma Power Cruiser, o modelo tem uma esportividade que chega a lembrar modelos antigos da H-D, como a V-Rod e XR 1200. Tudo indica que ela será uma futura rival para a Ducati Diavel ou Triumph Bobber.

Embora as mudanças sejam bem aparentes, ainda não dá para dizer que a Harley-Davidson realizou a revolução que é esperada com os futuros modelos, que vão ser lançados até 2022, mas foi um começo bem interessante. A montadora passa por quedas nas vendas globais e busca se reinventar com produtos mais modernos para recuperar o prestigio no mercado.

Para não deixar de lado a identidade da marca, algumas coisas foram mantidas na FXDR que sem mostra uma autêntica Harley-Davidson, mas agora mais moderna deixando de lado os cromados característicos da marca.

É possível ver influência em seu desenho do projeto LiveWire, que será a futura moto elétrica da empresa, com os piscas dianteiros pontiagudos.

Sua traseira ficou bem curtinha e arrebitada, algo não comum para as Harley-Davidson. Na dianteira, a pequena bolha também deve dar alguma ajuda aerodinâmica. Com ABS de série, os freios são compostos por dois discos de 300 mm, na dianteira, e um disco na traseira.

Ficha Técnica

  • Harley-Davidson FXDR 114 2019
  • Motor: Milwaukee-Eight 114, dois cilindros em “V”, oito válvulas
  • Capacidade cúbica: 1.868 cm³
  • Diâmetro x curso: 102 x 114 mm
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Potência máxima: não declarada
  • Torque máximo: 16,5 kgf.m a 3.500 rpm
  • Câmbio: Seis velocidades
  • Transmissão final: Correia dentada
  • Alimentação: Injeção eletrônica
  • Partida: Elétrica
  • Suspensão dianteira: Garfo telescópio invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso sem ajustes
  • Suspensão traseira: Monoamortecedor com 112 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
  • Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm com pinça de quatro pistões e sistema ABS
  • Freio traseiro: Disco simples de 292 mm com pinça de dois pistões e sistema ABS
  • Pneus: 120/70-ZR19 (Diant.) e 240/40-18 (Tras.)
  • Comprimento: 2.425 mm
  • Largura: Não disponível
  • Altura do assento: 720 mm
  • Distância do solo: 140 mm
  • Distância entre-eixos: 1.735 mm
  • Peso a seco: 289 kg
  • Peso em ordem de marcha: 303 kg
  • Tanque de combustível: 16,7 litros
  • Cores: Vivid Black, Black Denim, Industrial Gray Denim, Wicked Red Denim, Bonneville Salt Denim e Rawhide Denim

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