Geely GC2, o panda das ruas
A produção foi interrompida, mas ainda é possível encontrar o GC2 da Geely Motors, grupo automotivo proprietário da Volvo Cars, nas ruas do Brasil. O ‘Panda’ das ruas, apelido que recebeu por ter sido um dos cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de 2008 na China, tem design arrojado e ótima relação custo-benefício.

O GC2, um carro econômico e completo, tem motor de 1.0 litro – 3 cilindros, 12 válvulas, 68 cavalos, duplo air bag frontal, ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de ré e trio elétrico. Com design inspirado no urso panda, o GC2 em 3,6 metros de comprimento, 1,63 metro de largura e 1,46 metro de altura.
Preço
Encontrar um GC2 zero quilometro é quase impossível em razão de ter sua produção interrompida em 2016. Porém, seminovo do modelo ainda é vendido por aqui com valor aproximado em R$ 23.000, de acordo com busca feita em sites como Webmotors e ICarros.
Amarelo, branco, preto e vermelho sólidos e prata metálico são as cores disponíveis no Geely GC2.
Compacto, leve e muito atrativo
Por ter sido um dos cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de 2008 na China e, por extensão, ter popularizado o urso panda no mundo inteiro, designers e engenheiros da Geely Auto ainda orgulham-se de ter projetado o hatch compacto GC2 a partir da correlação visual com animal herbívoro que vive em seis regiões montanhosas daquele país.
Por essa semelhante, o hatch desperta a atenção dos consumidores por seu design leve e muito atrativo. No Brasil, o desafio de conquistar o consumidor também passou pelo desenho do automóvel, além de sua relação custo-benefício que contempla um pacote completo, com ar condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
O Geely GC2 foi o segundo modelo a ser montado em Montevidéu, Uruguai, e o segundo a ser comercializado no mercado brasileiro, depois do sedã EC7.
O hatch compacto GC2 traz sob seu capô um motor de 3 cilindros em linha, 1.0 litro, 12 válvulas, que entrega 68 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 8,9 kgm a 3.600 rpm, alimentado somente por gasolina. Quanto à suspensão, na dianteira tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás e na traseira eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores a gás.
A direção do GC2 é hidráulica, cujo raio de giro é de 4,75 m. A transmissão é manual de 5 marchas. A primeira versão desse modelo virá com rodas de liga-leve aro 14”, com pneus 175/65. E os freios dianteiros em discos ventilados e os traseiros a tambor.
“Como na China e nos países do sudeste asiático, no mercado brasileiro a proposta do GC2 continua sendo de ser um eficiente carro urbano, com visual atraente e alegre e um conjunto de powertrain capaz de atender ao tráfego pesado dos grandes centros.
Geely Motors
A Geely Motors começou a operar no Brasil em 2014, por meio do Grupo Gandini, que também representa a Kia no país, com o lançamento do sedã EC7, vendido em versão única por R$ 49.990. Tentava brigar com Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, equipado com motor 1.8 16V de 130 cv e 172 kgfm que bebe apenas gasolina.
Poucos meses depois, trouxe o compacto GC2 para ser um dos carros mais baratos do Brasil, por R$ 29.990. O hatch, que tem um design inspirado em um panda, mostrava a morosidade de um, com seu motor 1.0 três cilindros de 68 cv e 8,9 kgfm de torque.
Quando decidiu encerrar as atividades por aqui culpando a crise econômica por fraco desempenho nas vendas, a Marca prometeu voltar quando a situação melhorasse. Em pouco mais de dois anos, foram vendidas cerca de mil unidades.
Existe essa expectativa, já que a marca chinesa é a que mais cresce no mundo atualmente, com avanço de 84% nos emplacamentos no 1º semestre do ano, segundo dados da consultoria focus2move.
No ano passado, as vendas subiram quase 50%, impulsionada por novos modelos e pelo prestígio de ser a atual dona da Lotus e da sueca Volvo, com quem deve compartilhar tecnologias cada vez mais.
EM caso de volta ao mercado brasileiro, a Geely deve retornar apostando em novos SUVs, em vez do compacto GC2 e do sedã EC7 vendidos em sua primeira passagem pelo Brasil.
Os veículos podem vir do Uruguai, onde a Geely tem uma parceria para montar veículos no esquema CKD, em que o carro chega completo, mas desmontado, ou então diretamente da China.
Ficha técnica e itens de série
- Motor 1.0 L CVVT, gasolina, 3 cilindros, 12 V, 68 cv
- Transmissão manual de 5 velocidades
- Abertura interna da tampa de combustível
- Ar-condicionado
- Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40)
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Controle remoto para travamento e abertura das portas e porta-malas a distância
- Encostos de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Encostos de cabeça traseiros (2)
- Maçanetas internas com detalhes cromados
- Odômetro digital com medições parciais A e B
- Para-sóis com porta-ticket para o motorista e espelho para o passageiro
- Porta-objetos nas portas dianteiras
- Rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar USB
- Relógio digital no rádio
- Revestimento acústico no capô dianteiro
- Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
- Tampa no compartimento de bagagem
- Tomada auxiliar de energia 12 V (console central)
- Travamento elétrico central das portas e porta-malas
- Vidros com comando elétrico nas 4 portas
- Volante de direção com regulagem de altura
- Antena eletrônica externa no teto
- Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica e rebatimento manual
- Faróis com lâmpadas halógenas e lentes de policarbonato
- Faróis de neblina com lentes de policarbonato
- Grade dianteira com detalhes cromados
- Lanternas traseiras de neblina
- Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável
- Limpador do vidro traseiro
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Painel central, saídas de ar e puxadores das portas com textura simulando fibra de carbono
- Para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Rodas de liga leve aro 14” com pneus 175/65 S Setas nas laterais Air bag frontal duplo
- Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas
- Cintos de segurança de 3 pontos (central traseiro tipo subabdominal)
- Cintos dianteiros com pré-tensionadores
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção com assistência hidráulica
- Faróis com regulagem elétrica de altura
- Freios a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira com ABS/EBD
- Luz de freio – brake light
- Sensores de aproximação no para-choque traseiro
- Sistema Isofix (ancoragem para cadeirinhas de crianças)