Golf Variant 2019, opção e conforto para toda família

Quem tem uma família grande e quer um carro que possa garantir conforto a todos, o Golf Variant é uma ótima opção. Fabricado no México, o carro oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 250 TSI Total Flex de 150 cv, combinado à transmissão automática de 6 marchas.

Carros
2 anos atrás
Golf Variant 2019, opção e conforto para toda família

Na linha 2019, os dois modelos ganharam mais itens de série, além de uma simplificação na estrutura de oferta dos produtos, com redução dos pacotes opcionais, mas sem perda de conteúdo.

Entre os equipamentos disponíveis de série para todos os modelos na linha estão luzes de uso diurno (DRL) de LED, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect, câmera traseira para auxílio ao estacionamento e lanternas traseiras de LED, entre outros.

Preços e versões da Variant

Duas versões do Golf Variant estão disponíveis para compra nas concessionárias VW. Confira o valor e que cada um oferece:

Golf Variant Confortline – R$ 102.990,00
7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)
Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”
“Keyless” – sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete
Motor 1.4l TSI
“Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Golf Variant – Highline – R$ 113.490,00
4 alto-falantes e 4 tweeters
7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)
Alerta de perda de pressão dos pneus
Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”
Direção elétrica

Desenho já conhecido tem novidades

O design do Golf Variant é um ícone para a Volkswagen. Para 2019, a atualização das linhas trouxe ao modelo ainda mais modernidade. Foram adotadas várias soluções em detalhes. Os para-choques foram redesenhados, assim como os faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED para todas as versões; nas versões Highline e GTI o Golf passa a contar com oferta de faróis de LED, em substituição aos de xenônio.

A traseira traz nova linguagem. Também foram alteradas as rodas dos modelos e as lanternas traseiras, que passam a ser de LED para o Golf Variant.

Na parte da frente, a ligação da grade do radiador com os faróis ganhou uma nova faixa cromada. As entradas de ar na parte inferior do para-choque colaboram para enfatizar a largura do veículo.

Outro detalhe conferido a estética é o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque.

O Golf Variant tem como opções as cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).

Um carro para toda a família

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens. Apenas para se ter ideia, seu porta-malas comporta 605 litros, significando amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo.

Esse ambiente pode ser ainda maior quando os bancos traseiros são rebatidos. Assim, a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O porta-malas do Golf Variant tem 1.055 mm de comprimento – até os encostos dos bancos da frente são 1.831 mm.

Por falar em espaço, toda família vai ficar bem confortável dentro do Golf Variant que contam também com novidades em seu interior. Oferecido de série para as versões Comfortline e Highline, o sistema de infotainment Composition Media foi modificado e agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho “envidraçado”, mais limpo e com aparência de um tablet.

O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth.

O sistema Discover Media, que integra navegador, é item de série para o Golf GTI e oferecido como opcional para as versões Highline.

Alterações nos motores e transmissões

O Golf Variant vem equipado exclusivamente com motor TSI, que combina injeção direta de combustível e turbocompressor. Esses recursos são a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

Todos os motores TSI se destacam por seu baixo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

O motor é nada mais, nada menso que o 250 TSI Total Flex que desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

O motor é combinado à transmissão automática de 6 marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic AQ250-6F.

O Golf Variant também entrega desempenho de esportivo, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo a velocidade máxima de 207 km/h (dados com etanol; com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima).

Mais equipamentos de série

O modelo maior do Golf passou a ser equipado com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo).

O carro também ganhou retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED.

Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic.

Como parte do processo de simplificação da oferta, Golf Variant Comfortline oferece como opcionais apenas teto solar e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”.

Já a versão Highline traze os mesmos itens do Comfortline, acrescidos de sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine.

Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros trazem função de aquecimento).

Como opcionais há teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga” e o pacote Premium, que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media.

Segurança eletrônica

A Estratégia Modular MQB permite a adoção de diversos recursos de conveniência e segurança para o Golf Variant. Entre eles, estão:
Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). Golf e Golf Variant são equipados com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS+). O XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do veículo. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.

Além disso, o XDS+ funciona em quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa.
Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).

O Front Assist, sistema de monitoramento frontal, funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente.

Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo trafegando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

O detector de fadiga é capaz de enxergar a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso.

Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido. Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante.

O FLA, Front Light Assist, (Assistente de luz para farol alto) opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.

Para quem tem dificuldade em estacionar, o Park Assist 2.0 oferece assistência ao estacionamento facilitando parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

Completa a lista de segurança, os sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista), além de freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD.

Ficha técnica do Variant

  • Motor: 1.4
  • Transmissão: automática com modo manual de seis marchas
  • Aceleração (0 à 100km/h): 9,1 s
  • Velocidade Máxima (km/h): 207
  • Cilindrada (cm3): 1395
  • Potência (cv): 150
  • Torque (kgfm): 25,5
  • Freios: quatro freios à disco com dois discos ventilados
  • Comprimento: 4562 mm
  • Largura: 1799 mm
  • Altura: 1481 mm
  • Distância entre eixos: 2635 mm
  • Peso: 1327 kg
  • Porta – Mala (L): 605
  • Direção: Elétrica
  • Tanque de Combustível: 50 L

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