Grand Siena GNV, de volta com todo gás

Os fãs do Grand Siena têm mais um motivo comemorar. A Fiat vai voltar a produzir em Betim, Minas Gerais, o modelo equipado com kit de GNV de fábrica. O sedã, de muito sucesso quando foi lançado, era montado por lá até 2017 com a denominação Tetrafuel. Porém, esse apelido não deve ser adotado no retorno do carro às lojas. A notícia, em primeira mão, foi revelada pelo jornal mineiro O Tempo.

Carros
1 ano atrás
Grand Siena GNV, de volta com todo gás

O codinome era usado para mostrar que o carro poderia rodar com gasolina, etanol, GNV e gasolina pura, sem etanol na mistura. A Fiat ofereceu o sistema de GNV instalado de fábrica desde 2006, ainda na geração anterior do Siena. Inicialmente o modelo era voltado para frotistas, contudo podia ser comprado por pessoas físicas. A versão a gás, aliás, deverá ser a do Siena a ser relançada.

Descontos para GNV

Ter um veículo movido a gás natural veicular tem vantagens, além da economia de combustível. Em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, carros movidos a GNV têm desconto no IPVA, fazendo mais proprietários de grandes carros buscarem pela instalação dos kits. Por lá também, os veículos com o sistema também foram isentados da vistoria anual para retirada do CRLV. A isenção vale já para esse ano.

Ainda de acordo como reportagem do “O Tempo”, outras marcas poderão seguir a Fiat e criar versões com o sistema de fábrica. A Ford chegou a oferecer uma versão da Ranger com o sistema. Ainda na geração antiga, o modelo era equipado com motor de 2,3 litros e tanques de GNV na caçamba.

O Grand Siena era especialmente preparado para receber o kit. Com gerenciamento eletrônico, o sistema podia alternar entre os combustíveis sem intervenção do motorista. Caso o motorista precisasse de mais força, por exemplo, o próprio carro passaria a usar gasolina ou etanol, que produzem mais força do que o GNV.

Grand Siena não é grande só no nome

Mesmo com o lançamento do Cronos, o Grand Siena continua entre os produtos a venda em concessionárias da Fiat. O veterano sedã seguirá vivo no portfólio da marca e ainda tem tudo para ganhar sobrevida dependendo das vendas. De acordo com a fabricante, a ideia inicial é mantê-lo em produção até o final de 2019.

O sedã continua com um estilo próprio e moderno, unindo a esportividade com sua beleza e modernidade. Os faróis alongados e o logotipo Fiat cromado na grade central dão um toque especial que se completa com o para-choque robusto e uma grade inferior esportiva onde estão os faróis de neblina.

Os traços finos e precisos da lateral trazem elegância na medida, e as formas geométricas das lanternas traseiras saltam aos olhos. Já as luzes de freio e posição têm uma iluminação especial quando acesas.

Atualmente, o veículo é oferecido em única opção de compra: a versão Attractive equipada com motor 1.0 ou 1.4 e câmbio manual de 5 marchas. A nova estratégia da marca é de manter o Grand Siena como o sedã de menor custo da gama.

O carro vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e Antena), computador de bordo e rodas de aço de 14”.

O motor 1.0 flex desenvolve 73 cv (6.250 rpm) e 9,5 kgfm de torque (3.850 rpm) quando abastecido com gasolina e 75 cv (6.250 rpm) e 9,9 kgfm de torque (3.850 rpm) quando alimentado por etanol.

Preços e versões

A marca eliminou várias versões e agora o modelo dispõe apenas da Attractive, alterando apenas a motorização, com opção de 1.0 e 1.4 litro.

Grand Siena Attractive 1.0 Flex – Manual – R$ 49.990,00
Grand Siena Attractive 1.4 Flex – Manual – R$ 54.990,00

Em ambas as versões é possível acrescentar opcionais com os dois kits oferecidos no momento da venda. Confira o que cada um deles oferece e quanto custa, segundo consta no site da fabricante:

O que não falta nele é espaço

O carro mede 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos e tem como grande destaque o porta-malas com capacidade para 520 litros, um dos maiores da categoria, além de contar com sistema de iluminação e trava com abertura elétrica. Para ampliar este espaço, é possível rebater os bancos, aumentando a capacidade de carga do veículo. Para organizar as malas, o Fiat Grand Siena conta com um sistema de iluminação diferenciado que facilita vida do proprietário.

Internamente, somado ao conforto, adquirido por um vasto espaço, o Grand Siena se sobressai pelos detalhes como bancos com texturas estilizadas em tecido, os cromos no painel, alto-falantes, quadro de instrumentos e acabamento altamente sofisticado.

Ainda na parte de dentro, o veículo traz acabamento superior que se destaca, dos detalhes cromados do painel aos tecidos estilizados dos estofados. O sedan conta ainda com a faixa Insert Molding, que divide o painel horizontalmente, deixando-o mais moderno e valorizando seus espaços. Por fim, o Grand Siena tem inúmeros porta-objetos e de acordo com os opcionais, pode oferecer mais funcionalidade ao proprietário.

O carro pode ser adquirido com quatro opções de cores. São elas: Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Prata Bari.

Tecnologia e facilidades do modelo

Quando o assunto é tecnologia, o Grand Siena sai de fábrica com muitos atrativos. Através do computador de bordo o motorista consegue definir uma velocidade e manter o veículo constantemente naquele limite. Caso seja necessários frear ou acelerar, a função é desativada automaticamente ao encostar no pedal.

As manobras, sempre um problema em grandes metrópoles, são facilitadas com o Tilt Down. Ao engatar a ré no veículo, o sistema ajusta o retrovisor direito automaticamente, melhorando a visibilidade.

Você no controle. Assim se sente o condutor do Fiat Grand Siena com o volante permite controlar funções de som, como faixas e volume, e a navegação no seu celular, tudo de maneira prática e segura. Além das funcionalidades de áudio, o Rádio Connect do veículo possibilita a integração com celulares compatíveis com tecnologia Bluetooth.

Outras tecnologias englobam o carro da Fiat. Se começar a chover, por exemplo, os limpadores de para-brisa são acionados de forma instantânea, auxiliando na limpeza e secagem do vidro; ao entrar em um túnel ou no anoitecer, os faróis do Grand Siena se acendem sozinhos.

Já o retrovisor interno também compensa automaticamente a falta ou excesso de luminosidade para que a visão seja sempre perfeita, evitando ofuscações.

Boa opção para transporte de passageiros

O Grand Siena pode ser uma opção interessante para frotistas e taxistas. Não a toa é comum vê-lo em grandes centros como São Paulo, Rio e Minas transportando passageiros.

O espaço interno, capacidade de legar bagagens e opção de transformá-lo em GNV são atrativos que fazem deles ser bem visto por quem presta esse tipo de serviço.

Portanto, se você busca um veículo grande para entrar nesse mercado, tenha em mente que sedã da Fiat configura entre os melhores modelos existentes a venda no Brasil.

Itens de série

  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Ar-condicionado
  • Bancos com assento anti-submarining
  • Brake light
  • Calotas integrais
  • Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção hidráulica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • Follow me home
  • HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Luzes de leitura dianteira com on/off (redução/aumento gradual de intensidade)
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
  • Retrovisores externos com comando interno mecânico
  • Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante EAS – Energy Absorbing System
  • Válvula antirrefluxo de combustível

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?