Harley-Davidson 2020, duas rodas com tecnologia e conforto

Igualmente aos carros, as fabricantes de motos começam a divulgar as novidades que cercam a linha 2020 de seus produtos. Sem mudanças estéticas e priorizando a tecnologia, a Harley-Davidson apresentou o que trouxe de melhoria para suas motocicletas.

Motos
2 meses atrás
Harley-Davidson 2020, duas rodas com tecnologia e conforto

A linha Touring, de topo, destinada a viagens, foi quem recebeu novos atributos da empresa que adicionou mais tecnologia e conectividade para suas motocicletas. Batizado de Reflex Defensive Rider Systems (RDRS), nos Estados Unidos, o pacote de tecnologia é de série para os modelos da divisão CVO (Custom Vehicle Operation) e os preparados para a polícia, além da elétrica Livewire. No restante da linha Touring ele é um opcional.

Funções do RDRS

Dentre as funções, o RDRS inclui cinco itens. Monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa. E mais freios ABS melhorados e combinados com função de curva, controles de tração e de deslizamento.

O sistema de freios combinados para uso em curva (C-ELB) aplica força nas duas rodas sempre que o manete ou o pedal de freio é pressionado. Ele leva em conta a inclinação da motocicleta para aplicar a pressão ideal sem tirar a moto da trajetória. Ele ainda pode desligar ou reduzir a função do sistema combinado em baixas velocidades. O (C-ABS), que é uma adição que faz o ABS também trabalhar conforme a inclinação da moto.

O C-TCS, controle de tração, previne que a roda traseira gire mais rápido que a dianteira em acelerações em linha reta ou em curvas. Ele tem dois modos: o normal, para piso seco e o chuva, para asfalto molhado. Ele também pode ser desligado.

O DSCS, controle de deslizamento limitado, foi projetado para reduzir o travamento da roda traseira em reduções de marchas e desacelerações. Em outras motos ou marcas é chamado de controle de freio motor, pois atua nesse sistema para reduzir a força do torque.

Já o VHC, assistente de partida em rampa, segura o freio depois de aplicado. Ele evita que a moto entre em movimento voltando para trás em uma subida. Ele se mantém acionado até que o acelerado seja aberto e a embreagem liberada, o que significa que o piloto deseja arrancar. Em piso plano, ele também pode atuar quando a motocicleta está parada, para que não seja preciso ficar acionando o pedal ou manete.

O leitor de pressão nos pneus mostra na central multimídia qual a pressão atual e um alerta caso a pressão esteja abaixo do ideal, indicando uma necessidade de conferência dos pneus. Todos esses sistemas funcionam também para o Trike (triciclo) que volta à linha 2020, porém, ao invés de ler a inclinação da moto lê a aceleração lateral para que os sistemas funcionem.

Harley-Davidson Connect Service

O sistema de conexão das motos Touring funciona através de um aplicativo para celular. Ele permite controlar uma série de funções à distância. Item de série para toda a maior parte da linha Touring 2020 (exceto Road King e Electra Glide) e a LiveWire.

Com esse sistema, o piloto pode verificar o status da voltagem da bateria, além do nível de combustível, autonomia, pressão do pneus e estatísticas do computador de bordo, modo de pilotagem e se há atualizações do software da central multimídia. Na versão LiveWire há ainda a função de encontrar pontos de recarga e – enquanto recarrega – acompanhar o processo.

Além disso, o sistema alerta caso a moto seja movida ou alguém a tire do suporte. O sistema de segurança é ativado e envia um alerta para o celular do proprietário. Se ela for colocada em um caminhão, por exemplo, o sistema começa a rastrear a moto mostrando a localização exata. Por fim, o aplicativo mostra alertas sobre a necessidade de revisão ou outras manutenções na moto.

LiveWire, a elétrica da Harley-Davidson

A Harley-Davidson LiveWire é um dos produtos da marca que promete revolucionar o mercado de motocicletas. Nova e totalmente elétrica, a moto foi projetada para oferecer ao piloto uma experiência de motociclismo de alto desempenho com um novo nível de tecnologia, e a aparência e sensação premium de um produto da Harley-Davidson.

Impulsionada pelo torque imediato do motor totalmente elétrico H-D Revelation, a motocicleta LiveWire é capaz de acelerar instantâneamente com apenas um giro do acelerador, sem a necessidade de embreagem ou troca de marchas.

Um centro de gravidade otimizado, estrutura de alumínio rígida e componentes de suspensão ajustáveis premium dão um manuseio dinâmico à motocicleta. Com até 235 quilômetros de alcance, o desempenho é otimizado para o motociclista urbano.

Preço

O modelo LiveWire é o primeiro de um amplo portfólio de veículos elétricos de duas rodas projetados para estabelecer a Harley-Davidson como líder na eletrificação de motocicletas. Sua estreia é uma parte significativa do plano “More Roads to Harley-Davidson” para acelerar a formação da próxima geração de motociclistas por meio de novos produtos em novos segmentos de motocicletas, acesso mais amplo à rede e um compromisso de fortalecer os concessionários globalmente.

A motocicleta estará disponível em 2019 nas concessionárias Harley-Davidson nos Estados Unidos, Canadá e na maioria dos países europeus onde a marca está presente. A disponibilidade global está planejada para acontecer até 2021 em outros mercados, ainda sem datas definidas.

O preço sugerido da LiveWire nos Estados Unidos é de US$ 29.799,00.

Experiência de pilotagem

O modelo LiveWire oferece uma nova experiência de motociclismo – acessível a novos motociclistas e emocionante para os experientes. A moto altera radicalmente muitas das sensações que definiram o motociclismo anteriormente; o motor elétrico H-D Revelation™ entrega potência extrema e imediata enquanto a simplicidade de operação permite ao motociclista focar completamente na emoção real do motociclismo – as sensações dinâmicas de aceleração e movimento.

Motor H-D Revelation

A motocicleta LiveWire é equipada com o novo motor elétrico H-D Revelation, com 105 cavalos de potência e produzindo 11,83 kgf·m de torque. Ao contrário de um motor de combustão interna (MCI), o H-D Revelation pode produzir 100% de seu torque nominal no momento em que o acelerador é girado, e 100% desse torque está sempre disponível, resultando em aceleração incrível e perfeita para um passeio emocionante.

A motocicleta pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,0s e de 100 a 130 km/h em 1,9s. E a bateria de alta voltagem oferece um alcance urbano de até 235 km de autonomia ou 152 km de distância combinada cidade e rodovia, conforme medição em testes.

O motor H-D Revelation conta com o líquido de arrefecimento circulando através de um pequeno radiador, e posicionado longitudinalmente e em posição baixa no chassi para abaixar o centro de gravidade da motocicleta e ajudar na manobrabilidade.

Não há transmissão tradicional e nenhuma embreagem, andar na moto LiveWire é uma proposta acessível e emocionante num simples girar do acelerador (“twist-and-go”). Um conjunto de engrenagens é necessário para converter o movimento de rotação do motor em 90 graus para alinhar a correia dentada da transmissão com a roda traseira, o que contribui para o som distinto da LiveWire. O eixo de saída do motor se encaixa em uma caixa de transmissão que contém uma relação de 9,71: 1 banhada à óleo.

Uma correia de transmissão final transfere o torque da polia de saída da caixa de câmbio para a roda traseira, com uma relação de 3: 1 entre a polia de saída e a polia da roda. O conjunto de engrenagens é projetado para produzir um som exclusivo da Harley-Davidson conforme a moto do LiveWire acelera e ganha velocidade, é possível ouvir um novo som que representa a potência elétrica da motocicleta.

Design e estilo

O modelo LiveWire cria uma base de design para os veículos elétricos Harley-Davidson que projetam o estilo autêntico da marca. Veja algumas delas:

• A LiveWire segue um dos principais ditados da Harley-Davidson: o foco está no motor. Assim como o motor é o elemento mais atraente – a jóia da coroa – de todas as motocicletas anteriores da Harley-Davidson, o motor elétrico H-D Revelation causa o primeiro impacto visual na motocicleta LiveWire. Sua carcaça brilhante e sua forma mecânica e muscular servem para transmitir o poder que ele contém.

• A caixa de alumínio para a bateria de alta tensão foi deliberadamente desenhada com aletas de refrigeração funcionais, que sugerem as aletas de refrigeração horizontais atraentes e repetitivas como em um motor refrigerado a ar.

• O pára-choque traseiro abraça e se move com a roda para que ela quase desapareça da vista. Isso permite o contorno alto, semelhante a uma vespa, da rabeta abaixo do assento.

• Um tratamento de pintura foi selecionado para refletir a tecnologia avançada da LiveWire. O tom deste acabamento de pintura dá a aparência de metal anodizado e está disponível em duas cores exclusivas: Yellow Fuse e Orange Fuse. O modelo LiveWire também está disponível na cor Vivid Black.

• Uma seleção de novos acessórios específicos para a LiveWire estará disponível no lançamento, incluindo um assento duplo e acabamento para rabeta e carenagem do farol, manetes e pedaleiras, além de uma capa para a motocicleta com um acesso direto para entrada do cabo de carregamento. Muitos acessórios e peças originais Harley-Davidson®, incluindo manetes e pedaleiras, espelhos e iluminação decorativa Spectra Glo, também podem ser usados para personalizar a LiveWire.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?