HD 80, o novo caminhão leve da Hyundai

O novo caminhão leve da Hyundai, o HD 80 desde seu lançamento este ano vem fazendo sucesso no mercado brasileiro. O utilitário foi desenvolvido para ampliar os já reconhecidos e consagrados atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente relação custo-benefício, do seu antecessor, o HD 78.

Carros
2 anos atrás
HD 80, o novo caminhão leve da Hyundai

O lançamento do veículo reafirma a importância da montadora, que já faz sucesso por aqui com seus carros, que o segmento de caminhões leves tem para a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro, disponibilizando um modelo projetado para atender plenamente os anseios e necessidades dos clientes dos mais variados ramos de atuação, desde autônomos e frotistas até órgãos do governo e grandes empresas.

Preço e utilidade do HD 80

Em maio a tanto desemprego, o HD 80 surge como uma opção de investimento para uso profissional. O preço competitivo e versatilidade serão alguns dos diferenciais do HD caminhão, se comparado com os principais concorrentes do seu segmento.

Hyundai HD 80 – R$ R$ 117.880,00

Disponível em versão única de acabamento, este novo caminhão leve foi desenvolvido sobre um chassi bastante resistente e que possibilita ao comprador configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

O caminhão Hyundai HD 80 é produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). Atualmente, nas instalações da CAOA Montadora são produzidos, além dos veículos comerciais HD 80 e HR, os modelos utilitários-esportivos Tucson Flex, iX35 e New Tucson.

Para a fabricação do HD 80, a montadora passou por algumas evoluções. Foram instaladas novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse modelo. Além disso, para assegurar os elevados padrões de qualidade e proporcionar ainda mais ergonomia para os colaboradores, foram adquiridos novos equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como, por exemplo, aperto de rodas e dos eixos.

Já no local onde a carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento, vários processos foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria.

Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design funcional já consagrado pelo seu antecessor. No interior, o modelo traz mais evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.

Dirigir o Hyundai HD 80 no dia a dia dos grandes centros urbanos ou em trajetos que incluem estradas e rodovias ficou ainda mais confortável, prazeroso e seguro. O modelo sai de fábrica equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR – que dispensa o uso do ARLA -, fornecido pela FPT Industrial.

O propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e 2.200 rpm que garantem a ele potência e desenvoltura a partir das faixas de rotações mais baixas, o deixando com força e agilidade para encarar o anda e para das cidades.

O Hyundai HD 80 vem equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais seguras, independentemente da situação.

A primeira melhora percebida é o aumento do PBT, Peso Bruto Total, que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que o pequeno caminhão da Hyundai tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras), que normalmente pesa 800 kg, ou seja, ele é capaz de transportar como carga líquida – considerando o peso do implemento – em torno de 4.463 kg.

Novo motor diesel biturbo 3.0 litros

O Hyundai HD 80 está equipado com o motor diesel 3.0 litros FPT F1C 2ST, fornecido pela FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema EGR, dois turbos, intercooler e injeção eletrônica de combustível Commom Rail.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m (400 N.m), sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm. Isso se traduz, por exemplo, em força e agilidade no momento de tirar o veículo da inércia, tornando o HD 80 o veículo ideal para o anda e para dos grandes centros urbanos.

O funcionamento do motor que equipa o compacto caminhão ocorre em uma faixa de rotação bastante elástica devido à utilização de dois turbos de dimensões diferentes e que trabalham em série, assegurando que o seu torque permaneça na faixa máxima de rotação, garantindo elevado desempenho, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

Entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape), que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Outra vantagem do motor do HD 80, quando comparado aos motores utilizados pela maioria de seus concorrentes no segmento, é o fato do sistema EGR eliminar a necessidade de utilização de ARLA 32, que é uma solução de ureia usada para reduzir a emissão de gases poluentes NOx. Com isso, há uma diminuição nos custos de operação do veículo para condutor ou frotista, além da simplificação da manutenção que deve ser realizada pelo motorista.

O HD 80 conta com um moderno sistema de escapamento. Os gases oriundos da exaustão do motor são tratados por um pré-catalisador, um catalizador DOC (Diesel Oxidation Catalyst), que reduz a quantidade de fuligem presente nele, para, em seguida passar pelo filtro DPF (Diesel Particulate Filter), responsável por filtrar os gases e remover as partículas de diesel que ainda estão presentes.

Outra novidade do HD 80 que facilitará a realização das manutenções rotineiras é o novo sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Totalmente redesenhado para atender às especificações de transferência de calor do propulsor FPT F1C 2ST, o reservatório de expansão do liquido de resfriamento passou a ser instalado externamente, logo atrás da cabine do modelo, o que torna a verificação do nível simples e rápida.

Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma moderna transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.

Para quem busca economia de combustível, ele aparece como uma ótima opção tanto para motoristas, como para frotistas. Afinal, percorrer uma grande quantidade de trajetos sem a necessidade de reabastecimento é uma grande vantagem e o HD 80 vai ao encontro dessa necessidade.

O conjunto motor/câmbio foi desenvolvido com as mais modernas tecnologias, que ampliaram os já reduzidos níveis de consumo de combustível e emissões de poluentes. Para aumentar a autonomia do caminhão nas operações do dia-a-dia, o novo modelo passou a ser equipado com um tanque de combustível, confeccionado em material plástico, com capacidade para 150 litros de diesel.

Freios pneumáticos também são novidades

Após uma reformulação e experiências vivenciadas com o antecessor, o sistema de freios do HD 80 é inteiramente novo. Todas as unidades desse lançamento serão equipadas com sistema de freios pneumáticos, em substituição ao hidráulico utilizado até então, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais confiáveis, independentemente da situação, além de aumentar a robustez do conjunto e contribuir para a redução nos custos de manutenção.

O HD 80 também contará com sistema de ajuste automático da folga das lonas de freios, o que elimina a realização manual dessa regulagem. Outra novidade está no acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser realizado por uma alavanca situada no console central, entre os bancos do motorista e passageiros.

Com essa nova configuração, o HD 80 oferece um sistema de frenagem seguro e durável, tanto em rodagem em ruas asfaltadas quanto em estradas de terra, assim, como, também, em condições de intensa presença de poeira e cascalho.

Chassi: robustez e confiabilidade

O chassi do novo utilitário é produzido em aço e conta com um sistema de travessas parafusadas e rebitadas, o que confere excelente resistência às forças de flexão e torção, de modo a assegurar um baixo nível de deformação durante toda a vida útil do veículo.

O quadro do chassi do HD 80 foi desenvolvido para oferecer elevada flexibilidade para a instalação de uma ampla gama de implementos. Além disso, ele proporciona um ótimo desempenho dinâmico nas mais variadas e exigentes condições de operações do dia-a-dia.

Com o objetivo de proporcionar ainda mais conforto aos ocupantes do habitáculo, além de adequar o conjunto para receber os sistemas de freios pneumáticos e de antitravamento das rodas, o modelo está equipado com novos eixos e suspensões dianteira e traseira.

Entre os itens que passaram por evoluções nas suspensões estão, por exemplo, os novos feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteira e traseira, redimensionados para garantir conforto e estabilidade em qualquer condição de operação. Já, nos eixos dianteiro e traseiro, os destaques das mudanças são: ponta de eixo, braço de direção, carcaça do diferencial traseiro, entre outros.

Conforto para motorista e dois passageiros

Não por se tratar de um caminhão que não pode ter conforto para os ocupantes. Por isso, a cabine do HD 80 conta com design consagrado no mercado nacional por transmitir força e versatilidade, mas com algumas evoluções. Na sua parte frontal, o HD 80 traz uma nova grade central de entrada de ar, que forma um conjunto harmônico com os grandes conjuntos ópticos, confeccionados em plástico translúcido. O para-choque dianteiro, no tom cinza e que incorpora os faróis de neblina, protege o modelo contribui para a criação de um amplo ângulo de entrada.

Nas portas, o modelo recebeu adesivos laterais, com o logotipo “HD 80’, na cor azul e detalhes em verde, em uma referência ao fato desse modelo ser produzido no Brasil.

A cabine do HD 80 está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, proporcionando, desta forma, uma melhor absorção dos impactos e torções provenientes das irregularidades do solo, aumentando, consequentemente, o conforto para os ocupantes do habitáculo. Os serviços de manutenção e verificações de rotina são realizados facilmente, graça ao basculamento da cabine com inclinação de 45°, o que garante acesso rápido ao motor e demais itens mecânicos.

Também merece destaque a facilidade que o motorista tem para encontrar a melhor posição para dirigir. O assento é reclinável e corrediço, e em conjunto com a coluna de direção com ajuste de inclinação, permitem ao condutor um ajuste ideal conforme a sua estatura física.

O motorista tem a sua disposição um novo quadro de instrumentos. Com layout funcional, ele traz velocímetro, tacômetro e medidores de temperatura do liquido de arrefecimento do motor e do nível de combustível. Possui ainda um computador de bordo digital, que apresenta informações importantes ao motorista sobre o veículo e a sua condução, tais como: pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível (médio e instantâneo), autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro (parcial e total) e relógio.

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