Hilux e SW4, o que era bom vai ficar ainda melhor com os novos equipamentos

As novidades são pequenas, mas se tratando de dois grandes carros, elas se tornam gigantes. Estamos falando da picape Hilux e o SUV SW4 da Toyota que irão vão ganhar pequenas melhorias no segundo semestre. Isso se deve ao fato da picape média ter recebido uma reestilização em 2018.

Carros
2 anos atrás
Hilux e SW4, o que era bom vai ficar ainda melhor com os novos equipamentos

A principal atualização, aliás, resolve um dos pontos mais fracos da lista de equipamentos da dupla: a central multimídia. Podem acreditar. Mesmo se tratando de dois grandes veículos da marca, o sistema atual tem respostas lentas aos comandos na tela, interface confusa e não é nada intuitiva. Assim, ela será substituída por uma central que traz, entre outras funções, integração a smartphones.

SW4 - Divulgação
SW4 – Divulgação

Paralelo a isso, a picape e o SUV receberão novos acabamentos e materiais nessa mudança de ano modelo. Não custa lembrar que a atualização de visual na dianteira e em alguns itens de conforto e conveniência que a Hilux ganhou na linha 2019 não foram adotados para o SW4, que manteve o visual lançado em 2016.

Motor diesel mais potente

Para quem gosta de potência, outra boa novidade, porém apenas para 2020, é a chegada de uma nova versão do motor 2.8 turbodiesel mais potente. Isso se deve ao fato do propulsor atual, de quatro-cilindros, render 177 cv, e estar abaixo dos motores das picapes rivais.

A título de comparação, a Chevrolet S10 e Ford Ranger entregam 200 cv. A Nissan Frontier rende 190 cv na versão mais potente, mesmo número que a Mitsubishi L200 Triton rende com seu 2.4. A Volkswagen Amarok entrega 180 cv no 2.0 turbo. Mas a picape alemã tem uma variante com um V6 3.0 de 225 cv.

Preços e versões da Hilux e SW4

  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) SRV AT – R$ 179,990
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) SR AT – R$ 160,490
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) STD Power Pack MT – R$ 140,490
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) STD Narrow MT – R$ 138,010
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) Cabine Simples MT – R$ 125,560
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) Chassi e Cabine – R$ 121,530
  • Toyota Hilux 2019 Flexfuel SRV 4×4 AT – R$ 140,990
  • Toyota Hilux 2019 Flexfuel SRV 4X2 AT – R$ 129,990
  • Toyota Hilux 2019 Flexfuel SR 4X2 AT – R$ 117,990
  • Toyota Hilux 2019 Flexfuel SR 4X2 MT – R$ 111,990
  • Toyota Hilux 2019 Diesel (4×4) SRX 50th Anniversary AT – R$ 196,990

  • SW4 SR 4×2 A/T flex de 5 assentos – R$ 169.190,00
  • SW4 SRV 4×2 A/T flex de 7 assentos – R$ 182.370,00
  • SW4 SRX 4×4 A/T diesel de 5 assentos – R$ 250.990,00
  • SW4 SRX 4×4 A/T diesel de 7 assentos – R$ 256.990,00
  • SW4 SRX Diamond Aut. Diesel – R$ 267.690,00

Detalhes da linha 2019 da Hilux

As novidades direcionadas a linha 2019 da Hilux 2019 reafirmam a proposta de um produto multiuso. Sua principal atribuição, enraizada por um DNA essencialmente dotado de robustez, tem como diferencial para a linha 2019 novo desenho frontal nas versões SRX, SRV e SR.

O modelo incorpora desenho de grade hexagonal, traçada por três sólidas barras horizontais contornadas por um acabamento cromado. As alterações implicaram na remodelação do para-choque dianteiro, onde foram incorporados faróis de neblina, importante equipamento presente desde a versão SR.

Em meio as alterações, está o design que ficou mais enxuto e aerodinâmico. Agora são 5.315 mm de comprimento, 15 mm menor em relação ao modelo 2018. Na altura, permanecem os 1.815 mm e os mesmos 1.855 mm de largura, assim como a distância entre eixos, de 3.085 mm.

Topo de linha, a SRX terá badge alusivo ao 50º aniversário da picape, como homenagem à tradicional história de uma das picapes mais icônicas do mundo. As modificações externas são complementadas pela introdução de novas rodas 18”, o que destaca ainda mais sua robustez. Outra novidade de série na versão SRX 50th anniversary, de olho no uso e conveniência aos clientes, é a inclusão de capota marítima.

A versão SRV adota rodas 18” e maçanetas externas cromadas, características que impulsionam o aspecto visual da picape.
Já os modelos focados para o trabalho mantêm o design externo da linha anterior.

Todas essas versões, no entanto, receberam novos itens e alterações internas. Dentre eles, estão: Standard Power Pack – nova denominação a partir das novidades implementadas na versão básica -, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi. Essas configurações são majoritariamente comercializadas pelo canal de Vendas Diretas da Toyota.

Internamente, a Hilux 2019 traz mudanças essenciais para versão SRX e posiciona a configuração como referência. Entre as principais modificações está a tonalidade escura, a fim de contrastar com os detalhes cromados. Os assentos de couro perfurado e painel de instrumentos de iluminação na cor branca realçam o perfil sofisticado dentro da cabine.

O pacote e o nível de sofisticação desse modelo são complementados por: assentos perfurados, interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico, luz de condução diurna em LED.

Na versão intermediária SRV, o nível de equipamentos torna a configuração ainda mais competitiva e robusta, ao adicionar: estepe em liga leve, airbags laterais e de cortina (totalizando sete), Smart Entry e Push Start, assistente eletrônico de subida (DAC), apenas nas versões a diesel, módulo para subida automática dos quatro vidros, luz de condução diurna e retrovisor eletrocrômico.

A versão SR, focada no canal de produtor rural da marca, também ganhou mais equipamentos de série como o ar-condicionado digital e luz de condução diurna. Baseada no clamor dos clientes, a linha voltada para o trabalho teve seu portfólio de itens e equipamentos elevado.

A começar pela versão Standard Power Pack, foram incluídos: luzes de condução diurna, faróis com função follow me home, revestimento dos assentos em material sintético, travamento automático das portas, chave canivete, vidros elétricos, retrovisores externos elétricos, rádio AM/FM com CD player, Bluetooth® e entrada USB auxiliar, comandos de áudio no volante.

Já as versões Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi mantêm o vasto nível de equipamentos e ganham luzes de condução diurna, faróis com função follow me home e revestimento dos bancos em material sintético.

50 anos de história

Um dos mais famosos nomes do segmento de picapes é, também, um dos mais tradicionais da história. Com meio século de vida completado em 2018, a Hilux chega a um novo patamar de seu ciclo de existência e atuação global. Trajetória marcada, inclusive, por sucessivas evoluções, moldadas pelas transformações em uma sociedade cada vez mais moderna, dinâmica e urbanizada.

Quando nasceu, em março de 1968, a picape da Toyota era equipada por um propulsor de 70 cv de 1.5 litro. O chassi era separado por uma suspensão dianteira de molas triangulares, enquanto a traseira era rígida de eixo/mola. Sua transmissão acompanhava caixa manual de quatro velocidades. Comportava até três passageiros e carga de até 1.000 kg.

Quatro gerações depois, em 1988, a Hilux conciliou, de forma aprimorada, o conceito de uso misto, tomando por base três pilares: potência, robustez e conforto.

Exatamente esta quinta geração, lançada no fim dos anos 1980 e que durou até 1997, foi protagonista da história da Toyota em um dos mais importantes segmentos no território nacional. As primeiras unidades da Hilux desembarcaram no País em 1992, oriundas do Japão, ano marcado pela abertura a produtos importados no mercado doméstico.

Naquele mesmo ano, a Toyota encerrou o período com cerca de 400 unidades comercializadas.

A Hilux também participou do processo de desenvolvimento econômico e social no Brasil e no território latino-americano. A picape média da Toyota conquistou, ao longo desses 26 anos, notoriedade e ainda mais relevância. Tanto é que no Brasil, por exemplo, em um intervalo de três anos, saltou de 400 unidades vendidas em 1992 para 920 em 1993, depois para 1.279, em 1994, e chegou a 2.804, em 1995. Por este potencial, a Toyota decidiu pela produção regional, com início em 1998, na Argentina.

Com a chegada da oitava geração, em 2015, a Hilux vem ampliando tradição e renome ao superar barreiras continentais. Segundo a consultoria especializada no setor automotivo Focus2Move, na América Latina, o modelo já atingiu, nos primeiros sete meses de 2018, o terceiro lugar entre os veículos mais vendidos na região. Da Argentina, o modelo é exportado, além do Brasil, para outros 21 destinos.

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