Hilux GR Sport, a cara da potência

Quem pensava que seria impossível deixar uma Hilux mais potente, se enganou. O modelo GR Sport feito pela Toyota na Argentina vai ganhar um novo motor que permitirá ser mais forte.Com esse novo propulsor que chega até o final deste ano, a marca japonesa vai corrigir o maior defeito da picape, que é a falta de força.

Carros
2 meses atrás
Hilux GR Sport, a cara da potência

O motor que será destinado a Hilux é um V6 4.0 a gasolina. O anúncio foi feito pela montadora durante uma apresentação informal para revendedores e fornecedores. O propulsor é o 1GR-FE que já equipa o SUV Land Cruiser Prado no país vizinho.

O V6 tem cabeçote de 32V, quatro válvulas por cilindro com distribuição variável dupla. Embora não tenha turbo, o motor de 3.956 cm³ gera 275 cv de potência e 39 mkgf de torque.

Este motor não será novidade na fábrica da Zárate, na Argentina. Importado do Japão, já foi instalado no SW4 fabricado na Argentina e destinado exclusivamente à exportação. Com a novidade, a Toyota Argentina cumprirá a promessa que fez quando lançou a Hilux GR Sport, em 2018. Na época, a empresa informou que essa seria a primeiro de uma série de picapes de apelo esportivo.

Hilux GR Sport

A picape esportiva Hilux GR Sport foi lançada no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A versão esportiva, assinada pela divisão Gazoo Racing, passou a ser a configuração de topo da linha para a América Latina. No lançamento, o modelo tinha preço sugerido de R$ 206.990.

Foram produzidas 420 unidades, todas numeradas e identificadas por uma plaqueta fixada no console central. A Hilux GR Sport foi desenvolvida sobre a versão de topo SRX. Portanto, a lista de itens de série era bem ampla. Entre os diferencias havia o logo GR Sport no botão de partida e nos encostos dos bancos.

A Hilux foi o primeiro veículo com denominação GAZOO Racing da Toyota. Líder incontestável em seu segmento há três anos, a picape incorpora como principal novidade, além de uma estética esportiva, um novo sistema de suspensão especialmente configurado para a condução off-road, especialmente pistas rápidas de terra e cascalho.

Denominação

A Toyota Gazoo Racing, além de englobar as atividades de esportes a motor, é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos “de rua”, derivados de diferentes melhorias que são aplicadas a partir dos aprendizados e experiências provenientes do mundo da competição e alto rendimento.

Dessa forma, utiliza-se, por exemplo, a sigla GRMN para edições limitadas de modelos de carros esportivos que incorporam tecnologia de corrida. Basicamente, são veículos de competição adaptados para circular nas ruas. Em contrapartida, a sigla GR se aplica àqueles modelos sobre os quais são feitas diferentes melhorias de desempenho que os tornam carros esportivos de alto rendimento.

A denominação GR Sport é utilizada para veículos cujo nível de melhoria no desempenho visa torná-los mais divertidos de dirigir, e que também compartilham uma estética vinculada à Toyota Gazoo Racing.

Resumindo, o conceito da Hilux GR Sport é um veículo GR exclusivo, com uma aparência mais robusta e esportiva, e suspensão reconfigurada para melhorar o controle em condições de condução de alta velocidade off-road.

Desempenho, design e exclusividade

A Hilux GR Sport é o primeiro produto da marca, desenvolvido pela Toyota Argentina e Brasil com suporte direto da Toyota Gazoo Racing, concebido para uso majoritariamente off-road e que carrega a marca GR em nível global. A Hilux GR-S tem como foco gerar no motorista a sensação de adrenalina que é vivenciada durante uma corrida de rali: alta velocidade em estradas de baixa aderência.

Para isso, o comportamento da suspensão foi trabalhado mantendo a arquitetura original. Isto se reflete nas molas helicoidais dianteiras endurecidas e na troca dos amortecedores de tubo duplo por monotubos.

Estes, graças à maior superfície do pistão e ao maior volume interior resultante, em conjunto com as válvulas especificamente selecionadas, resultam em uma curva de amortecimento sob medida para aprimorar o controle do motorista sobre o veículo, e aumentar a confiança na pilotagem em condições de alta velocidade em estradas de baixa aderência, mantendo, por sua vez, as capacidades próprias da Hilux de conforto e capacidade de carga.

Além disso, as exigências decorrentes destas condições de condução demandam uma maior dureza nas molas dianteiras, o que se traduz em um veículo mais firme, com menor grau de balanço e muito sólido para as condições de condução mencionadas anteriormente. O resultado final é um veículo único na região, que combina todas as emoções da condução competitiva, o apelo aspiracional de um veículo de design especial.

O conceito de design da Hilux GR Sport une o melhor dos estilos das diferentes equipes de corrida da Toyota Gazoo Racing, tanto on road como off-road, percebidos no interior e no exterior.

Por fora, o veículo evoca o estilo dos produtos que carregam a marca Gazoo Racing, combinando as cores branca, preta e vermelha da marca sobre componentes específicos e distintivos GR, enfatizando seu caráter fora de estrada. Com base nisso, complementam-se elementos exclusivos, desenvolvidos especificamente para este veículo, como a grade com o logotipo escrito “Toyota”, e a barra em preto com um novo design de placa lateral.

A grade dianteira apresenta o logotipo escrito “Toyota” sobre um fundo preto brilhante estilo colmeia, alinhado aos veículos off-road de alto rendimento da marca. O design dinâmico do novo para-choque, realçado pelos fundos preto brilhante, as letras cromadas e os faróis de LED, conferem um detalhe distinto à já robusta e esportiva imagem frontal.

Este caráter esportivo da parte frontal é acompanhado pelos detalhes em vermelho ou branco (segundo a cor da carroceria) dos faróis de neblina de LED. Essas cores são combinadas nas diferentes carrocerias para compor o jogo cromático da Toyota Gazoo Racing.

Para realçar, o modelo na cor branca apresenta uma combinação dual-tone com capô e teto pretos. Além do jogo de cores, isso facilita a visibilidade do condutor em condições extremas, como ao cruzar um deserto.

A imagem lateral foi projetada para relembrar o espírito dinâmico de seus veículos de competição, tanto de pista como off-road. Os padrões de cor carregam um esquema único que gera um efeito de opacidade em contraste com tons brilhantes, formando uma imagem distinta com forte caráter esportivo.

Para cada uma das cores de carroceria oferecidas, há uma combinação específica de design exterior, reforçando o valor único do primeiro veículo off-road com a marca da fabricante.

Por outro lado, os protetores de para-lamas em cor fosca, juntamente com o estribo lateral também preto e de design tubular, criam uma presença alinhada, típica de veículos off-road.

O referido estribo lateral apresenta um design único e ao mesmo tempo funcional, combinando o padrão de pisada com decorações funcionais de alumínio antiderrapagem. Os espelhos e maçanetas exteriores em cor preta metálica complementam o conjunto.

As rodas são acessórios que se destacam em uma picape. Para isso, a montadora priorizou a funcionalidade ligada ao conceito do veículo, com aros de 17” de liga de alumínio e pneus 265/65 AT (All Terrain). A proposta do conjunto apresenta uma combinação de baixo peso e robustez necessária para se ter um desempenho off-road ideal, visualmente representada pelos acabamentos de pintura preta e de contornos de diamante.

Em relação ao nome do modelo Hilux, o emblema em cor cinza escuro fica sobre a lateral da barra tubular preta que equipa o veículo.

O primeiro impacto da vista traseira realça ainda mais a identidade Toyota Gazoo Racing, identificando claramente o modelo com um emblema GR Sport em caixa cromada.

Além disso, os componentes escurecidos como para-choques, a maçaneta do porta-malas e a máscara dos faróis traseiros ajudam a criar a distinção do modelo original. Soma-se a isso a incorporação do protetor de caçamba, voltado à proteção da mesma, considerando que o modo de uso majoritariamente off-road envolve o transporte de carga, acessórios recreativos ou de suporte para emergências.

Por dentro, a Hilux GR Sport apresenta um formato baseado na combinação de tons escuros e detalhes acentuados em vermelho, de modo a criar uma atmosfera esportiva, mas que por sua vez permita concentrar a atenção do motorista na estrada.

A aplicação de estofado com couro genuíno perfurado realça a percepção de esportividade dentro da cabine. Destacam-se aqui as costuras em contrastes vermelhos, contribuindo para a sensação interior de um verdadeiro esportivo.

Complementam essa imagem os detalhes e características próprias da marca GR, como o Push Start Button, as capas de carpete de PVC com tecido inserido e logotipo GR, a placa interior numerada e o reluzente logo GR sobre os apoios de cabeça dianteiros, tudo especialmente desenhado para esta versão.

As cores disponíveis para a nova Hilux GR S são: Branco Perolizado, Preto Mica e Vermelho Metálico.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?