Honda Accord, a 10ª geração que vai chegar chegando

É esperado ainda para o segundo semestre desse ano uma nova geração do Accord. A Honda divulgou no final de 2017 os detalhes técnicos da décima geração do veículo, revelada em meados de julho do mesmo ano nos Estados Unidos.

Carros
2 anos atrás
Honda Accord, a 10ª geração que vai chegar chegando

Na ocasião, a fabricante indicou que o sedã médio-grande será inteira-mente novo, desde a plataforma à arquitetura eletrônica, incluindo a mecânica que pela primeira vez terá somente motores turbo nas versões a gasolina, além do câmbio automático de dez marchas, inédito em sedãs de tração dianteira.

Muita gente não sabe, mas o Accord é o carro de passeio mais vendido da história do mercado norte-americano, com mais de 13 milhões de unidades emplacadas em 42 anos de existência.

Novidades previstas para o Accord

As novidades da décima geração poderão ser vistas a partir das medi-das do sedan. Ela está mais encorpada que a atual. A carroceria é cerca de 1 centímetro mais curta no comprimento (4,8 m), porém teve sua altura rebaixada em 1,5 cm, enquanto a largura cresceu 1 cm (1,86 m). Um mudança radical atinge o entre-eixos maior em 5,5 cm, chegando a 2,82 metros.

Para reforçar a esportividade, a Honda também rebaixou em 2,54 cm a posição ao volante do sedã. Os bancos traseiros também sofreram alteração e foram reposicionados 2 cm para baixo. O visual também aletrado para este aspecto mais musculoso e esportivo, faz do novo Accord lembrar bastante o Honda Civic de décima geração, especialmente na dianteira, com a grade grossa que une os faróis, e a traseira, com caimento do teto se prolongando até a tampa.

Mecânica turbinada

Pela primeira vez, o novo Accord será equipado apenas com motores turbinados. A base da família traz o 1.5 16V turbo já usado pelo Civic, com 194 cv de potência e um torque de 26,5 kgfm desde 1.600 aos 5.000 rpm. Para as versões de topo foi instalado o mesmo 2.0 16V turbo do Ci-vic Type R, com até 255 cv e poderosos 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 giros. Este usa o novo câmbio automático de dez marchas, enquanto o 1.5 pode vir acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou à transmissão do tipo CVT.

As evoluções promovidas são equivalentes as vistas na nova cabine do sedã, que muda de forma radical, a começar pela ausência de alavanca do câmbio em algumas versões. Nesse modelo, as marchas são engata-das por teclas, parecidas com os dos compactos da Fiat que usam o câmbio automatizado GSR. Outra novidade é o quadro de instrumentos projetado em uma tela de LCD de alta resolução, que permite diversas configurações de layout.

Tudo indica que a nova geração do Accord terá tecnologias inéditas, que acompanham as evoluções vistas em outros sedãs rivais. Um exemplo é o Head-Up display com gráficos modernos, carregamento sem fio para smartphones e recursos de segurança ativa e semi-autônomos, como frenagem automática de emergência, monitor de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas de sinalização, entre outros.

Na parte de conectividade, o Accord traz uma nova tela multimídia de oito polegadas no alto do painel, em formato wide e sensível ao toque. A central promete operação simples e intuitiva, e oferece as plataformas Apple Carplay e Google Android Auto. O conjunto traz ainda duas portas USB, conexão Bluetooth e oito alto-falantes a partir da versão Sport.

Geração atual do Accord

Enquanto a nova geração não chega por aqui, ainda é possível encontrar nas concessionárias Honda do Brasil a versão EX que está à venda por R$162.500,00.

O modelo é equipado com o consagrado motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, com paddle shift. O consumidor pode optar por suas cores: platinum silver metalic e crystal black pearl.

Por fora, um dos destaques do Accord é a frente, com componentes que deixam o sedã mais requintado e com um toque de esportividade. As linhas são marcantes, o capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED.

O visual dinâmico segue pelas linhas laterais, realçado pelas novas rodas aro 18” com design diferenciado. A traseira também passou por mu-danças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em LED e aerofólio na tampa do porta-malas, transmitindo mais dinamismo ao luxuoso sedã.

No interior, o sedan traz pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40).

Outra tecnologia existente é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.

Tecnologia e requinte em alto nível

O Accord mantém o elevado padrão no acabamento interno, com o re-vestimento dos bancos que combina couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, oferecendo requinte e conforto. O motorista encontra a posição ideal para dirigir, contando com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do piloto automático.

O modelo conta com uma central multimídia com tela de 7” multi touchs-creen, desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente.

O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.

O conjunto multimídia disponibiliza uma entrada HDMI, que permite a re-produção de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O sistema é complementado por áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.

Para auxiliar o motorista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de ori-entação acompanha a rotação do volante.

A função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos, continua sendo atrativo. Do lado direito, o retrovisor tem, ainda, o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem do lado direito do veículo.

Como itens de conveniência, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord traz abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.

Extrema eficiência e conforto

A versão EX do Accord continua equipada com o eficiente motor i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis velocidades, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O motorista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.

O propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu grande destaque é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Esse sistema pode ativar e desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível.

Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é um motor extremamente eficiente, que alia alta performance a baixo consumo de combustível.

Para proporcionar ainda mais conforto e melhor dirigibilidade, o Accord traz diversos recursos que tornam o sedã uma referência no segmento de luxo. Outra exclusividade do modelo é o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias transmitindo a sensação de silêncio.

O conjunto de suspensão teve componentes aperfeiçoados, como os amortecedores de alta performance, e o sistema de direção elétrica EPS recebeu nova programação, transmitindo mais leveza e precisão ao condutor.

Visando a segurança dos ocupantes, o Accord possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movi-mento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.

O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.

Ficha técnica do Accord

  • Motor: 3.5
  • Transmissão: Automática com modo manual de 6 marchas
  • Aceleração (0 à 100km/h): 6,6 s
  • Velocidade Máxima (km/h): 210
  • Cilindrada (cm3): 3471
  • Potência (cv): 280
  • Torque (kgfm): 33,9
  • Freios: Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
  • Comprimento: 4910 mm
  • Largura: 1850 mm
  • Altura: 1475 mm
  • Distância entre eixos: 2775 mm
  • Peso: 1632 Kg
  • Porta – Mala (L): 506
  • Direção: Elétrica
  • Tanque de Combustível: 65 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?