Honda Biz 2019, prática e agora em multicores

Com 20 anos de história, a Honda Biz é uma motocicleta desenvolvida e produzida pela Honda que veio, inicialmente, com o propósito de ser um meio de transporte prático para a locomoção urbana. No entanto, a moto de motorização leve e com embreagem semiautomática, passou atender de forma prioritária os entregadores de jornal no Japão, em razão de poderem pilotar apenas com uma mão.

Motos
2 anos atrás
Honda Biz 2019, prática e agora em multicores

São décadas mostrando a que veio e nesse período manteve o conceito original, mas, se deixar de lado incorporar aperfeiçoamentos para tornar o que já nasceu excelente. Assim a linha Biz, em versão 2019, recebe novas atualizações e chega com mais cores e grafismos.

Na Biz 125 as cores inéditas são prata e cinza metálicos, além do vermelho perolizado e manutenção do branco perolizado, já presente na versão anterior.

Preços e versões da Biz

As duas versões da Biz estarão disponíveis nos mais de 1.100 pontos de venda Honda partir deste mês de outubro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem além de sete trocas de óleo gratuitas. Confira os valores:

Honda Biz 110i – R$ 7.750,00
Honda Biz 125 – R$ 9.590,00

O preço público sugerido tem como base o Estado de São Paulo e não estão inclusas as despesas com frete/seguro.

Tradição com modernidade

Desde o seu lançamento, as primeiras unidades chegaram às concessionárias em abril de 1998 no País, a Biz conquistou aqueles que buscavam um veículo simples, prático e inteligente, capaz de se deslocar de maneira econômica e segura, atendendo imediatamente à tais anseios e muitos outros.

Herdeira da Super Cub, a Honda mais vendida de todos os tempos (100 milhões de unidades em 60 anos de produção contínua), a Biz compartilha com o lendário modelo elementos que são uma espécie de marca registrada, entre eles o protetivo escudo frontal e o motor robusto com câmbio de embreagem automática. No entanto, a Biz incorpora um equipamento exclusivo que agrada aos usuários que necessitam comodidade no dia-a-dia: o amplo compartimento porta-capacete sob o banco.

Tendo a praticidade como principal atributo, a Cub da Honda incorporou recentemente mais espaço no compartimento sob o assento, cujo comando de abertura é acionado pela chave de ignição.

Outro aperfeiçoamento aplicado, exigência dos novos tempos, é a tomada 12V para recarga de dispositivos como smartphones e tablets, situada sob o assento e posicionada para não interferir na utilização do espaço. E falando em carga, a capacidade da Biz de levar mochilas, bolsas ou mesmo a sacola da compra de supermercado foi aperfeiçoada através de um gancho retrátil na face posterior do escudo frontal.

No aspecto técnico, as duas versões da motocicleta utilizam motores que representam uma unanimidade entre os usuários, seja pela resistência ou capacidade de usar combustível de maneira eficiente. Ambos monocilíndricos arrefecidos a ar e alimentados por injeção eletrônica PGM-FI, compartilham o prático câmbio de quatro velocidades com embreagem automática. A versão 125 dispõe da tecnologia FlexOne, que permite uso de etanol e gasolina.

Frenagem mais segura

A Biz continua sendo uma das primeiras motos daqueles que decidem comprar uma motocicleta para encarar o dia a dia dos grandes centros urbanos. Logo, é a primeira opção dos novos motociclistas.

Essa realidade valoriza ainda mais a presença do sistema de frenagem CBS – Combined Brake System – que faz o pedal do freio atuar tanto na roda traseira como na dianteira, enquanto a alavanca no punho da direita continua acionando exclusivamente o freio dianteiro.

O sistema CBS colabora de maneira fundamental na redução do espaço de frenagem: testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia indicam que a Biz 125, equipada com freio a disco na dianteira e tambor na traseira, percorreu 29,4 metros até a imobilidade p frenagem a 60km/h, espaço 6,7 metros inferior ao percorrido por uma Biz 125 sem o sistema CBS. Já a Biz 110i , equipada com freios a tambor em ambas rodas, percorreu 30,6 metros em teste equivalente, 5,6 metros a menos que a Biz 110i sem CBS.

Segurança também deriva do conjunto chassi-suspensões, plenamente adequado ao uso em pavimentação degradada. Ajuda nesta tarefa crucial a escolha das rodas e pneus, aro 17 à frente e 14 atrás, calçadas com os robustos pneus Pirelli MT 15.

Design continua sendo destaque

Excelência técnica comprovada, versatilidade de referência, economia indiscutível e elevado valor de revenda: com tantas qualidades o design até que poderia ter sido deixado em segundo plano, mas não foi assim. Desde sua primeira geração a Honda Biz se destaca pelas formas harmoniosas e elegantes, que conferem ao modelo um visual moderno, arrojado, típico de scooters de última geração.

O painel totalmente em LCD da Biz 125 é um show à parte. Com tecnologia blackout de fundo escurecido, favorece a visualização das informações entre as quais a luz alerta, que avisa ao condutor quando o estilo de pilotagem contribui para a economia de combustível.

Resultado de um longo e apurado processo de aperfeiçoamento, a Biz 2019 preserva integralmente a grande facilidade de pilotagem derivada não apenas da leveza do conjunto, cujo peso a seco não supera os 100kg, mas também da suavidade do câmbio, progressividade da aceleração e reduzida altura do assento em relação ao solo, apenas 753 mm. A existência da partida elétrica é outro aspecto que descomplica a utilização por novatos e não é exagero afirmar que a Biz é o veículo ideal para os primeiros quilômetros na carreira de todo motociclista.

Novas cores e grafismos

A Honda Biz 125 será oferecida nas novas cores prata metálico, com assento e plástico interno em bege, cinza metálico com assento e plástico interno em preto, vermelho perolizado com assento e plástico interno em preto, além de manter o branco perolizado com assento e plástico interno em bege.

As opções de cores para a Honda Biz 110i são: cinza metálico e vermelho perolizado, ambos com assento e plástico interno em preto, além de manter o branco que tem como destaque os novos grafismos.

Alguns ítens de série

Sistema Honda de proteção: shutter-key (bloqueador de acesso a ignição com chave sextavada e com codificação magnética), comb-lock (trava do guidão associada à ignição) e chave de ignição com mais combinações de segredos.
Sistema tuff-up: maior resistência ao esvaziamento do pneu traseiro.
Farol e piscas dianteiros com refletores multifocais e lentes transparentes.
Farol de acendimento automático ao ligar o motor.
Porta-capacete sob o assento.
Assento amplo, em dois níveis e basculante.
Painel com indicador do nível de combustível.
Escapamento com protetor.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?