Honda CG 2020, o sucesso continua

Ela é famosa e, não por acaso, muito desejada entre os brasileiros. Estamos falando de uma motocicleta histórica e sucesso de vendas no Brasil: a Honda CG que continua entre os modelos 2020 da fabricante.

Motos
3 semanas atrás
Honda CG 2020, o sucesso continua

A história da moto teve início em 1976, quando a primeira CG 125 saiu da linha de montagem de Manaus, AM, para a conquista dos motociclistas de todo o Brasil.

Nestas quatro décadas, o modelo best-seller da Honda no Brasil recebeu inúmeros aperfeiçoamentos, porém jamais perdeu de vista sua principal característica: a tremenda eficiência.

Em suas 8 gerações, a linha CG ainda hoje é uma das preferidas por motociclistas e profissionais da área. Inovação, tecnologia, alta qualidade com produção nacional e baixo custo de manutenção fazem das motos CG líderes em participação no mercado e a preferida dos amantes por moto. Seja para o trabalho, seja para o lazer, ela sempre está na frente das concorrentes.

Preços e versões

A versão 2020 a Honda CG 160 Start preserva as cores vermelho e preto, e ganha uma terceira opção cinza. Para a Honda CG 160 Fan a nova cor é prata, que se junta às tradicionais vermelho e preto.

A Honda CG 160 Titan além de novos grafismos recebe uma nova tonalidade, o azul escuro perolizado, que se soma às já existentes vermelho perolizado e azul perolizado.

Com 3 anos de garantia, além de 7 trocas de óleo gratuitas, os novos modelos chegarão ao mercado em setembro, com preço público sugerido de: CG 160 Start – R$ 8.990,00, CG 160 Fan – R$ 9.990,00 e CG 160 Titan – R$ 11.090,00.

Trio de ferro

O trio formado pelas atuais CG 160 Start, CG 160 Fan e CG 160 Titan incorpora a melhor tecnologia disponível na atualidade, mas preserva integralmente as qualidades originais da CG “ano zero”: confiabilidade associada à economia no duplo sentido, tanto em consumo de combustível como na manutenção, além de grande durabilidade.

Estas virtudes são o principal fundamento do sucesso das Honda CG, todavia, é importante lembrar que outros aspectos contribuem para a incontestável liderança do modelo, tais como a assistência técnica pós-venda pulverizada em todo território nacional, a baixa depreciação e a facilidade de revenda.

Nestes mais de quarenta anos de existência as CG foram usadas para o lazer, esporte, aventura e trabalho, comprovando sua versatilidade.

Encontrar um motociclista brasileiro que jamais tenha pilotado uma ou outra versão da CG é uma tarefa quase impossível.
Novas cores, tecnologia atual

Motor moderno e potente

O “coração” das Honda CG continua sendo o mais moderno e potente motor de sua categoria, o monocilindro flex de 4 tempos de exatos 162,7 cm3, que gera 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima a 8.000 rpm. A cifra do torque máximo também é recorde no segmento, 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.

Tanto a CG Start, modelo de entrada, como a Fan e a Titan compartilham do mesmo chassi tipo Diamond, realizado em chapa de aço estampado no qual o motor cumpre papel estrutural.

Suspensões e sistema de freios adequados às mais variadas condições de uso resultam em um conjunto ciclístico que proporciona maneabilidade, estabilidade e segurança superiores. Todos os modelos da família CG são dotados do sistema CBS (Combined Brake System) ou sistema de freios combinados que garantem maior segurança para o dia a dia.

Cores e grafismos: atualidade e dinamismo

A linha 2020 da CG 160 Titan é oferecida ao consumidor em três novas cores: vermelho e azul perolizados, e prata metálico.

Os grafismos inéditos elaborados pela montadora e empregados na motocicleta, exaltam o dinamismo do modelo e também sua esportividade, incorporando uma faixa de tanque na parte superior central, ao melhor estilo das esportivas CBR.

A CG 160 Fan terá também três opções de cores: o tradicional preto, um novo vermelho e a nova opção cinza metálico, todas complementadas por grafismos atualizados e pelas novas rodas de liga-leve, com o mesmo design da Titan.

Já a CG 160 Start também recebe a nova tonalidade de vermelho e mantém a opção em preto no modelo 2019. A CG 160 Cargo permanece disponível em opção única no novo modelo, branco.

As versões CG 125i Cargo e CG 125i Fan não sofrem alterações e continuam sendo comercializas nas cores branco, na primeira, e vermelho e preto, na segunda. Nem por isso, deixam de ser desejadas pelos compradores por serem excelentes opções no mercado.

Evolução em destaque

Com atributos apenas encontrados nas motos Honda, ela continua duplamente econômica – no consumo de combustível e manutenção acessível – e com incomparável versatilidade e robustez que deixam em patamar de unanimidade no mercado.

Na base do sucesso da CG está a reconhecida excelência da engenharia Honda, com a incessante busca por aperfeiçoamento, além da maior rede de concessionárias, com mais de mil pontos de venda, facilitando chegar ao topo de vendas.

O sucesso é resultado do esforço promovido pela fabricante nas últimas quatro décadas com novas tecnologias ciclicamente incorporadas ao modelo visando a melhoria do desempenho, economia, segurança e confiabilidade.

Alexandre Cury, Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia, destaca que a CG produzida em Manaus é uma das melhores motocicletas fabricadas pela empresa em todo o mundo: “É um produto considerado mundialmente de qualidade superior pela excelência do projeto e precisão na fabricação. É ideal para atender as condições de utilização no Brasil, que exige motocicletas resistentes e de excelente desempenho”, concluiu o executivo.

Exemplos do incessante aperfeiçoamento técnico não faltam para a moto que em 2019 recebeu atualização do design das rodas de liga-leve na best-seller da família, a CG 160 Fan, e da “máquina de trabalhar”, a CG 160 Cargo.

No modelo 2018, a novidade foi a introdução da moderna suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), derivada das máquinas usadas nas competições off-road – motocross, enduro e rally –, que fez as CG ficarem ainda mais resistentes e com melhor dirigibilidade.

Em 2014 foi a vez dos freios CBS (Combined Braking System), tecnologia que elevou o patamar de segurança com redução dos espaços de frenagem à níveis inéditos.

Voltando ainda mais no tempo, em 2009, o consagrado sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI foi introduzido, melhorando a relação de consumo, reduzindo emissões de poluentes e a necessidade de regulagens periódicas, frequentes quando a alimentação era feita por carburador.

História da Honda CG no Brasil

A primeira geração da CG em solo nacional se deu entre 1976 a 1982. Com otor 125 cilindradas, produzida na Zona Franca de Manaus, foi feita a CG 125, a primeira motocicleta nacional da Honda e que celebrou, em grande estilo, a chegada das motos japonesas ao Brasil. Ainda em 1981, foi lançada a primeira motocicleta do mundo com motor a álcool, uma inovação fruto da escassez de gasolina no país e de incentivos do governo, como o Proálcool.

A segunda geração surgiu em1983 e perdurou até 1988. Nesse período, a nova CG 125 ganhou linhas mais retas e um novo tanque de combustível, agora com capacidade de 12 litros.

Pouco depois, em 1985, vieram os faróis retangulares e o câmbio de 5 marchas. A última inovadora mudança nessa geração foi o lançamento da versão cargo, com bagageiro, em 1988, que fez o modelo cair nas graças de motoboys e de motociclistas profissionais.

Entre 1989 e 1994 o mercado conheceu a terceira geração da linha CG. Ela foi marcada pelo lançamento do modelo “today”. Com mudanças perceptíveis no painel e no banco, foi uma das maiores mudanças já realizadas até hoje.

Ela ocorreu em 1991, quando essa geração recebeu mais de 140 alterações em componentes, como motor e chassi.

A quarta geração foi conhecida entre os anos de 1994 e 1999. O modelo “titan” virou um sobrenome da CG 125 e não mais abandonou a marca.

Com design renovado, freios, embreagem e comandos elétricos melhorados, a moto recebeu mais de 90 modificações técnicas nessa geração que marcou a época.

Seguindo a tendência mundial de segmentação do mercado, entre 2003 e 2005, a Honda lançou novas versões da CG 125 Titan. A modernização aplicada na motocicleta permitiu ao comprador optar entre partida elétrica ou a pedal e freio a disco ou a tambor, com combinações entre os itens identificados nos modelos KS, ES e KSE.

Entre 2004 e 2009 surgiu a sexta geração. Dando continuidade com a segmentação do mercado, a Honda dividiu a linha CG em dois grupos: 125 cilindradas e 150 cilindradas.

Nesse período, surgiram os modelos Job, sucessor do modelo cargo, CG 125 Fan, de apelo popular, CG 150 Sport e CG 150 Edição Especial. A CG 150 Titan ganhou bastante espaço no mercado e consolidou a participação quase hegemônica da Honda no Brasil.

A sétima geração da CG se deu entre 2009 e 2013. Com injeção eletrônica, tanque de 16 L e chassi com novo ajuste de rigidez, a Honda aproveitou o momento e lançou uma nova versão denominada mix inaugurando os motores Flex para motocicletas.

A CG 150 Titan foi a 1ª motocicleta do mundo com motor que podia ser abastecido tanto álcool, quanto gasolina. Fabricada no Brasil, a medida adotada pela marca foi mais uma prova de inovação da marca japonesa.

Em 2013, foi lançada a oitava geração que perdura até os dias atuais. A moto passou por uma mudança radical no visual e se modernizou.

Um novo chassi, mais leve, melhorou a resposta em curvas e em ladeiras, sem dizer do toque de modernidade na já consagrada marca de preferência no Brasil.

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